Hoje
no âmbito das tecnologias da informação e comunicação surgiram os ambientes
hipermidiáticos, propiciando avanços em uma sociedade em mudanças. Atualmente a
utilização da hipermídia vem se tornando cada vez mais acessível e popular ao
público nas diversas áreas, principalmente na educação.
Esses
avanços envolve promover um modelo de aprendizagem flexível e inteligente. Os
especialistas em hipermídia desenvolvem um sistema capaz de complementar a
mediação do computador que é denominado Hipermídia Adaptativa. Que tem sido
pesquisado por Bugay (2006) e Obregon (2009), no âmbito das Inteligências
Múltiplas. Esses sistemas visam promover a adaptação de conteúdos e recursos
hipermídia, através de respostas vindas de fontes como banco de dados, internet
e outros meios que ficam armazenados nesse sistema, e isso ocorre em qualquer
formato, apresentados ao usuário de acordo com seu perfil.
Esse
sistema vem sendo estimulado pelo crescimento da área de educação a Distância e
pelos avanços dos sistemas de Tutores Inteligentes. O desenvolvimento da EaD
tem servido para implementar diversos projetos educacionais nas mais variadas áreas.
As múltiplas possibilidades dessa modalidade de educação está diretamente
relacionadas à flexibilidade que caracteriza os programas. Diante disso,
destaca-se a importância de um entendimento mais crítico sobre o conceito que
orienta o desenvolvimento desses ambientes.
A utilização
do Sistema Hipermídia Adaptativa em processos de ensino aprendizagem tornou-se
bastante eficaz, pela capacidade de oferecer ao usuário estímulos corretos no
momento adequado, permitindo um modelo centrado no usuário, adaptado às suas
necessidades, ao seu estilo cognitivo, respeitando o ritmo e características individuais.
As nova
metas da educação exige das instituições de ensino uma filosofia adaptável ao
estilo pessoal de cada aprendiz. O que para um aluno é extremamente fácil, pode
ser inteligível para outro. Os Sistemas de Hipermídia Adaptativa possibilitam
que, de maneira automatizada, sejam consideradas diversas características de um
aluno em particular, e estas ao serem cruzadas com os objetivos pedagógicos e
com o seu histórico de aprendizagem, tornando o ambiente mais adequado à
realização de suas atividades. Nesse sentido, a modelagem do usuário e de um
conjunto de regras pré-estabelecidas, pode-se aplicar métodos e técnicas que
definem como a adaptação será implementada, determinando a melhor estratégia de
ensino.
Nesse
contexto, um Sistema de Hipermídia Adaptativa possibilita uma integração das
diferentes mídias para disponibilização do conteúdo, somando recursos para
interação entre os participantes como fóruns e troca de mensagens síncronas e
assíncronas, onde pode incluir textos, sons e imagens, podendo ainda ser incluído
outros recursos de maneira adaptativa. Esse mesmo sistema deve ser capaz de
identificar os conteúdos apropriados a um determinado aluno, possibilitando o
acompanhamento e evolução do conhecimento adquirido nesse processo.
FONTE:
OBREGON, 2009.
Por:
Carlos Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário