sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sistemas de Hipermídia Adaptativa e a Aprendizagem



Hoje no âmbito das tecnologias da informação e comunicação surgiram os ambientes hipermidiáticos, propiciando avanços em uma sociedade em mudanças. Atualmente a utilização da hipermídia vem se tornando cada vez mais acessível e popular ao público nas diversas áreas, principalmente na educação.
Esses avanços envolve promover um modelo de aprendizagem flexível e inteligente. Os especialistas em hipermídia desenvolvem um sistema capaz de complementar a mediação do computador que é denominado Hipermídia Adaptativa. Que tem sido pesquisado por Bugay (2006) e Obregon (2009), no âmbito das Inteligências Múltiplas. Esses sistemas visam promover a adaptação de conteúdos e recursos hipermídia, através de respostas vindas de fontes como banco de dados, internet e outros meios que ficam armazenados nesse sistema, e isso ocorre em qualquer formato, apresentados ao usuário de acordo com seu perfil.
Esse sistema vem sendo estimulado pelo crescimento da área de educação a Distância e pelos avanços dos sistemas de Tutores Inteligentes. O desenvolvimento da EaD tem servido para implementar diversos projetos educacionais nas mais variadas áreas. As múltiplas possibilidades dessa modalidade de educação está diretamente relacionadas à flexibilidade que caracteriza os programas. Diante disso, destaca-se a importância de um entendimento mais crítico sobre o conceito que orienta o desenvolvimento desses ambientes.
A utilização do Sistema Hipermídia Adaptativa em processos de ensino aprendizagem tornou-se bastante eficaz, pela capacidade de oferecer ao usuário estímulos corretos no momento adequado, permitindo um modelo centrado no usuário, adaptado às suas necessidades, ao seu estilo cognitivo, respeitando o ritmo e características individuais.
As nova metas da educação exige das instituições de ensino uma filosofia adaptável ao estilo pessoal de cada aprendiz. O que para um aluno é extremamente fácil, pode ser inteligível para outro. Os Sistemas de Hipermídia Adaptativa possibilitam que, de maneira automatizada, sejam consideradas diversas características de um aluno em particular, e estas ao serem cruzadas com os objetivos pedagógicos e com o seu histórico de aprendizagem, tornando o ambiente mais adequado à realização de suas atividades. Nesse sentido, a modelagem do usuário e de um conjunto de regras pré-estabelecidas, pode-se aplicar métodos e técnicas que definem como a adaptação será implementada, determinando a melhor estratégia de ensino.
Nesse contexto, um Sistema de Hipermídia Adaptativa possibilita uma integração das diferentes mídias para disponibilização do conteúdo, somando recursos para interação entre os participantes como fóruns e troca de mensagens síncronas e assíncronas, onde pode incluir textos, sons e imagens, podendo ainda ser incluído outros recursos de maneira adaptativa. Esse mesmo sistema deve ser capaz de identificar os conteúdos apropriados a um  determinado aluno, possibilitando o acompanhamento e evolução do conhecimento adquirido nesse processo.

FONTE: OBREGON, 2009.

Por: Carlos Fernando


Nenhum comentário:

Postar um comentário