segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Unidade Escolar Edson da Paz Cunha – Primeiro Lugar no IV Circuito de Ciências


A Unidade  Escolar Edson da Paz Cunha participou do IV Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Estado do Piauí, e a mesma participou com dois projetos, dentre estes teve o planejado pelo clube de ciências Scorpio, que tem como objetivo promover estudos, pesquisas em prol das ciências, astronomia, elaboração e execução de projetos de cunho científico e teve o Projeto: Reaproveitamento das águas cinzas das  residências da localidade tabuleiro como forma de reduzir a desigualdade social, teve como professores orientadores, Geovanya  Rios da Silva e Maria da Consolação Sales de Azevedo. Este projeto visou desenvolver alternativas viáveis para reaproveitar as águas cinzas produzidas em algumas residências do bairro tabuleiro, procurando assim incentivar a comunidade a reciclar suas águas diminuindo ao longo do tempo o impacto ambiental. Tal projeto teve suporte da bioquímica e farmacêutica Aline Veras Aurélio e do Gestor Alberto Magno. O projeto: Reaproveitamento das águas cinzas das  residências da localidade tabuleiro como forma de reduzir a desigualdade social, que teve como alunos participantes do Ensino Médio e Clube de Ciências Scorpio obteve o terceiro lugar na etapa regional realizada em Parnaíba, pela 1a Gerencia Regional de Parnaíba. (1a GRE)



Outro projeto da Unidade Escolar Edson da paz Cunha foi com participação dos alunos do Ensino Fundamental com o tema: O grafite como prática de acolhimento e inibidor de desigualdades, teve como professores orientadores, professor Carlos Fernando de Oliveira Sousa e Rodger Marques Feitosa, foram assessorados pelas professoras Marlinda Pessoa de Araújo e Maria conceição Neta com apoio pedagógico e de colaboradores como o sociólogo Robert Wagner, dançarino Patrick, grafiteiro Marcelo e da Associação Cultural Alforria Capoeira, com o professor Francisco Dárcio (águia branca). Esse projeto teve como objetivo utilizar o grafite como acolhimento de uma sociedade pensante para refletir sobre os valores que norteiam no respeito às classes, às etnias e ao sexo. Foram realizadas grafitagem nos muros da escola, em objetos domésticos e camisetas, houve rodas de conversas e demonstração perante a comunidade. No IV Circuito de Ciências obteve o 1o lugar na etapa regional, realizada em Parnaíba, pela 1a Gerencia Regional de Parnaíba. (1a GRE). O projeto foi classificado para a segunda etapa Estadual em Teresina e obteve êxito dentre todas as outras escolas do Ensino Fundamental, sendo certificado em 1o lugar na Etapa Estadual, entre as Escolas da modalidade Ensino Fundamental, do Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Piauí.


O projeto grafite como prática de acolhimento e inibidor de desigualdades, tem um foco social e amplitude além dos muros da escola. No dia 03 de outubro o projeto foi executado no CRAS Piauí (Céu das Artes), onde os participantes do projeto fizeram arte e alunos do CAIC em demonstração da prática do grafite em camisetas, customização de um baú de madeira, capoeira e apresentação de hip hop. O projeto será executado em outras Instituições mediante parceria e patrocínios.


Por: Carlos Fernando



Nenhum comentário:

Postar um comentário