A Unidade Escolar Edson da Paz Cunha participou do IV
Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Estado do Piauí, e a mesma
participou com dois projetos, dentre estes teve o planejado pelo clube de
ciências Scorpio, que tem como objetivo promover estudos, pesquisas em prol das
ciências, astronomia, elaboração e execução de projetos de cunho científico e
teve o Projeto: Reaproveitamento das águas cinzas das residências da localidade tabuleiro como
forma de reduzir a desigualdade social, teve como professores orientadores,
Geovanya Rios da Silva e Maria da
Consolação Sales de Azevedo. Este projeto visou desenvolver alternativas
viáveis para reaproveitar as águas cinzas produzidas em algumas residências do
bairro tabuleiro, procurando assim incentivar a comunidade a reciclar suas
águas diminuindo ao longo do tempo o impacto ambiental. Tal projeto teve
suporte da bioquímica e farmacêutica Aline Veras Aurélio e do Gestor Alberto
Magno. O projeto: Reaproveitamento das águas cinzas das residências da localidade tabuleiro como
forma de reduzir a desigualdade social, que teve como alunos participantes do
Ensino Médio e Clube de Ciências Scorpio obteve o terceiro lugar na etapa
regional realizada em Parnaíba, pela 1a Gerencia Regional de
Parnaíba. (1a GRE)
Outro projeto da
Unidade Escolar Edson da paz Cunha foi com participação dos alunos do Ensino
Fundamental com o tema: O grafite como prática de acolhimento e inibidor de
desigualdades, teve como professores orientadores, professor Carlos Fernando de
Oliveira Sousa e Rodger Marques Feitosa, foram assessorados pelas professoras Marlinda Pessoa de Araújo e Maria conceição Neta com apoio pedagógico e de colaboradores como o sociólogo Robert Wagner,
dançarino Patrick, grafiteiro Marcelo e da Associação Cultural Alforria
Capoeira, com o professor Francisco Dárcio (águia branca). Esse projeto teve
como objetivo utilizar o grafite como acolhimento de uma sociedade pensante
para refletir sobre os valores que norteiam no respeito às classes, às etnias e
ao sexo. Foram realizadas grafitagem nos muros da escola, em objetos domésticos
e camisetas, houve rodas de conversas e demonstração perante a comunidade. No
IV Circuito de Ciências obteve o 1o lugar na etapa regional,
realizada em Parnaíba, pela 1a Gerencia Regional de Parnaíba. (1a
GRE). O projeto foi classificado para a segunda etapa Estadual em
Teresina e obteve êxito dentre todas as outras escolas do Ensino Fundamental,
sendo certificado em 1o lugar na Etapa Estadual, entre as
Escolas da modalidade Ensino Fundamental, do Circuito de Ciências das Escolas
da Rede Pública de Ensino do Estado do Piauí.
O projeto grafite como
prática de acolhimento e inibidor de desigualdades, tem um foco social e amplitude
além dos muros da escola. No dia 03 de outubro o projeto foi executado no CRAS
Piauí (Céu das Artes), onde os participantes do projeto fizeram arte e alunos
do CAIC em demonstração da prática do grafite em camisetas, customização de um
baú de madeira, capoeira e apresentação de hip hop. O projeto será executado em
outras Instituições mediante parceria e patrocínios.
Por: Carlos Fernando
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