quarta-feira, 13 de março de 2013

EDUCAÇÃO À DISTANCIA

Na educação à distancia, onde não há uma interação professor aluno, existe uma concepção de educação instrucional, ou seja, baseada na transmissão de informações e reprodução do conteúdo assimilado pelo aluno. Desta forma, o aluno aprende de forma autônoma e requer maiorr satisfação tecnológica.

Usa-se um tipo de metodologia pedagógica como a instrucionista,que é centrada no professor com transmissor de conteúdos que devem ser compreendidos pelos alunos, até mesmo outras metodologias como o construtivismo, onde o professor atua como mediador do processo de ensino.

Quando bem planejadas, quer pedagogicamente e tecnologicamente, os cursos à distancia podem até mesmo substituir cursos presenciais, especialmente por permitir que o aluno aprende no seu próprio rítmo, construíndo conhecimento e enriquecendo ainda mais com os recursos de pesquisa da internet.

Os cursos à distancia embora práticos e flexiveis, em nosso país ainda existe o preconceito tecnológico, principalmente com alguns envolvidos com a educação, como professores e alunos. Pois muitos acreditam ser de uma qualidade inferior em relação aos cursos presenciais. No entanto,a certificaação é a mesma destes cursos à distancia em contrapartida.

No entanto, há o suporte que é dado  para aqueles que fazem o uso das tecnologias na educação e educação à distancia (EAD). Pois por meio desta modalidade de ensino, muitos se profissionalizam, fazem capacitações e têm acesso à educação apenas por esses meios, o que valoriza esta modalidade de ensino.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário