terça-feira, 9 de abril de 2013

O QUE É UM DESIGN INSTRUCIONAL?


Bem, a palavra design é usado para especificar várias profissões, onde algumas pessoas podem até fazer associações a esses ofícios ao lerem esta palavra. Mas o termo usado aqui é Design Instrucional, onde design especifica um produto e instrucional, que vem de instrução como atividade de ensino.

O design instrucional está relacionado a campos do conhecimento que caracteriza os seus fundamentos, como as ciências humanas, ciências da informação e ciências da administração. A influência de cada uma dessas áreas tem contribuído para o aspecto identificador do design instrucional.

Andrea Filatro (2008) situa as origens do design instrucional à época da Segunda Guerra mundial, quando educadores foram convocados para desenvolverem materiais para treinamento para o serviço militar. Nos anos seguintes em meados de 1950 Skinner publica uma obra que dá ênfase na formulação dos objetivos comportamentais, na divisão de conteúdos instrucionais. Já em 1956 Benjamim Bloom lança a taxonomia dos objetivos educacionais bem aplicado hoje nas análises de resultados.

Após este breve histórico vamos entender de fato o que faz esse profissional. Ele “ é o responsável por projetar soluções para problemas educacionais específicos” (FILATRO, 2008). Sua ação está relacionada ao planejamento e desenvolvimento de métodos, técnicas, materiais didáticos em situações didáticas especificas. Sua função está relacionada a funcionalidade de um curso proposto. Por exemplo, ele desenha o curso a ser ministrado, faz assim análise sobre os objetivos gerais e específicos do curso, analisa o público alvo sugerindo soluções por meios de recursos midiáticos, organiza o material didático em conformidade com os conteúdos, de forma a dinamizar esses instrumentos na internet e com uso das tecnologias educacionais.

Portanto, o design instrucional, denominado DI, é o responsável por converter os conteúdos pedagógicos para a metodologia à distancia. É ele que escolhe as ferramentas mais adequadas para cada curso, ou seja, prepara textos, imagens, vídeos, animações e outros conforme as tecnologias disponíveis.

Devido a amplitude de sua atuação o mercado é bem amplo desenvolvendo suas atividades em várias instituições voltadas para o ensino, como Universidades, Escolas Profissionalizantes, Escolas de Idiomas, além de prestar serviços a corporações, também para editoras de livros didáticos e softwares educacionais.

Você gostou deixe um comentário.....abraços!!

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário