Boa organização é fundamental para organizar a rotina de
atividades, com inicio de uma boa pauta que surgiu do seu acompanhamento
pedagógico, sistematizando saberes elaborados sobre a prática docente
registrando percepções, problemas, avanços, dúvidas e dificuldades.
O coordenador pode pesquisar sobre o que foi observado e
sugerir ao corpo docente sugestões e aprimoramentos de sua prática. Ao transformar
as reuniões em espaços de reflexão e produção de saberes sobre docência que
exige uma metodologia proposta e dirigida pelo coordenador pedagógico.
Infelizmente o fator tempo e disponibilidade dos professores
o espaço escolar dificulta em parte esse acompanhamento. As tecnologias e redes
sociais ajudam a manter boa comunicação com o corpo docente. O e-mail é uma boa
ferramenta de formação, embora seja usada apenas como informativos para
convocações e termos burocráticos. Ajuda a viabilizar diálogos com professores
que não estão na escola todos os dias e
que atuam em termos distintos. Há também ocasiões que o coordenador se ausenta
para sua própria formação, pois além de formador é um profissional em formação,
e mesmo distante pode receber formação e orientar a equipe por meio do e-mail.
A revista gestão escolar n. 24 de 2013 falou sobre o uso do
e-mail na formação continuada, foi comentado ali que trocar e-mail com fins
formativos é semelhante ao ensino a distancia, (lembramos que o presencial é
que é o ideal) e resultados foram notados por meio desta modalidade de
comunicação.
Como algumas escolas não tem um horário definido para a
formação, uma solução é tratar de temas gerais nos encontros coletivos e dar um
atendimento individualizado aos docentes. Isso ajuda, visto que em muitas
escolas o coordenador assume funções além de sua especialidade. A revista
gestão escolar n. 7 de 2010 destaca um artigo sobre formação continuada e cita
o exemplo de Renata, que é coordenadora e que a mesma prepara um cronograma de
ativiades, seleciona alguns estudantes para fazer entrevistas e faz encontros
uma vez por mês com professores de uma mesma área para tratar de questões específicas
que as mesmas darão respaldo para as reuniões coletivas.
Bem, suponho ter ajudado nesta função de coordenador
pedagógico qual formador em serviço, embora pouco compreendido nas suas funções
e atuação, principalmente quando é um profissional pedagogo, sua influencia é
muito importante nos processos educativos.
Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa
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