quinta-feira, 11 de abril de 2013

COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA

Bem, muitos coordenadores já devem ter sentido  certa insegurança no que refere a formação continuada principalmente se está iniciando nesta função, principalmente no que refere a formação em serviço, que se dá em instituições de ensino. O que ocorre é que estes não oferecerem suporte nem planejamento necessário ao coordenador pedagógico para que o mesmo realize sua função de fato.

Boa organização é fundamental para organizar a rotina de atividades, com inicio de uma boa pauta que surgiu do seu acompanhamento pedagógico, sistematizando saberes elaborados sobre a prática docente registrando percepções, problemas, avanços, dúvidas e dificuldades.

O coordenador pode pesquisar sobre o que foi observado e sugerir ao corpo docente sugestões e aprimoramentos de sua prática. Ao transformar as reuniões em espaços de reflexão e produção de saberes sobre docência que exige uma metodologia proposta e dirigida pelo coordenador pedagógico.

Infelizmente o fator tempo e disponibilidade dos professores o espaço escolar dificulta em parte esse acompanhamento. As tecnologias e redes sociais ajudam a manter boa comunicação com o corpo docente. O e-mail é uma boa ferramenta de formação, embora seja usada apenas como informativos para convocações e termos burocráticos. Ajuda a viabilizar diálogos com professores que não  estão na escola todos os dias e que atuam em termos distintos. Há também ocasiões que o coordenador se ausenta para sua própria formação, pois além de formador é um profissional em formação, e mesmo distante pode receber formação e orientar a equipe por meio do e-mail.

A revista gestão escolar n. 24 de 2013 falou sobre o uso do e-mail na formação continuada, foi comentado ali que trocar e-mail com fins formativos é semelhante ao ensino a distancia, (lembramos que o presencial é que é o ideal) e resultados foram notados por meio desta modalidade de comunicação.

Como algumas escolas não tem um horário definido para a formação, uma solução é tratar de temas gerais nos encontros coletivos e dar um atendimento individualizado aos docentes. Isso ajuda, visto que em muitas escolas o coordenador assume funções além de sua especialidade. A revista gestão escolar n. 7 de 2010 destaca um artigo sobre formação continuada e cita o exemplo de Renata, que é coordenadora e que a mesma prepara um cronograma de ativiades, seleciona alguns estudantes para fazer entrevistas e faz encontros uma vez por mês com professores de uma mesma área para tratar de questões específicas que as mesmas darão respaldo para as reuniões coletivas.

Bem, suponho ter ajudado nesta função de coordenador pedagógico qual formador em serviço, embora pouco compreendido nas suas funções e atuação, principalmente quando é um profissional pedagogo, sua influencia é muito importante nos processos educativos.


 Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

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