terça-feira, 28 de maio de 2013

A Escola e seu Projeto Pedagógico

Ao construirmos um projeto pedagógico o mesmo deve retratar a realidade educacional existente. É primordial conhecer a realidade dos alunos, de suas famílias e aprimorar algumas práticas. Quando envolvemos a comunidade nas atividades da escola, deixando os mesmos participar nos projetos, alcançaremos objetivos pré-determinados.

Devemos levar em consideração que cada escola é única, da mesma forma que os dedos das mãos são únicos. Embora a realidade educacional seja a mesma em todo o setor público, mas cada escola tem “suas peculiaridades e características próprias. (Revista Pedagógica, 2013)

Isto significa, portanto, que cada escola vinculada a sua comunidade deve criar meios de participação dos mesmos na elaboração do projeto político e pedagógico, ou como é chamado por alguns a proposta pedagógica ou projeto pedagógico. Mas para isso, todo o coletivo precisa entender, o que é o projeto político pedagógico, o que significa participação, e também gestão democrática. Desta maneira, a comunidade poderá se envolver em debates e discussões sobre a realidade escolar.

Hoje é muito enfatizada a necessidade de existir uma gestão democrática nas escolas, implicando uma maior participação dos docentes e da comunidade. O objetivo é o ganho da autonomia, visto que tem até respaldo na lei. Se todos os atores se responsabilizarem e se engajarem com os objetivos educacionais a escola ganha autonomia, por que todos são atores e partícipes do projeto da escola.

Esse tipo de gestão aproxima os professores dos pais e da comunidade. Além de todos participarem com suas opiniões e reflexões, participando na vida escolar, explicitando conflitos, irá desta maneira ajudar o grupo a tomar decisões acertadas.

No projeto pedagógico delineamos as linhas gerais, na elaboração podem-se prever os problemas, demandas e necessidades. A partir desse ponto, pensar possíveis soluções e redirecionar ações. O núcleo gestor ao preparar o plano de trabalho deve levar em consideração os pontos ali abordados, os professores também ao elaborar os planos de ensino. Ou seja, planejar conforme o diagnóstico realizado e trabalhar visando soluções.

Devemos ainda lembrar que o projeto pedagógico será uma ferramenta de trabalho para a comunidade escolar, se a mesma for projetada em conformidade com as reais condições locais e de aprendizagem dos alunos, sobre acertos e desacertos. No entanto, se o mesmo não atender a essas necessidades irá para a gaveta como documento burocrático, como ocorre em muitas escolas.

Um outro fator, é a falta de experiência em trabalho em grupo e também uma vivência democrática na escola. É um hábito que precisa ser construído, pois haverá resistência tanto pelo corpo docente e funcionários. Quando a escola como um todo trabalha em conjunto, planeja em conjunto e busca as metas em conjunto; todos podem aguardar pois teremos resultados. Mas é necessário obter essa conquista que refletirá  no melhoramento da prática educativa, no entanto, confiança e trabalho em equipe é primordial para que tudo ocorra conforme planejado.


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