Ao
construirmos um projeto pedagógico o mesmo deve retratar a realidade
educacional existente. É primordial conhecer a realidade dos alunos, de suas
famílias e aprimorar algumas práticas. Quando envolvemos a comunidade nas
atividades da escola, deixando os mesmos participar nos projetos, alcançaremos
objetivos pré-determinados.
Devemos
levar em consideração que cada escola é única, da mesma forma que os dedos das
mãos são únicos. Embora a realidade educacional seja a mesma em todo o setor
público, mas cada escola tem “suas peculiaridades e características próprias.
(Revista Pedagógica, 2013)
Isto
significa, portanto, que cada escola vinculada a sua comunidade deve criar meios
de participação dos mesmos na elaboração do projeto político e pedagógico, ou
como é chamado por alguns a proposta pedagógica ou projeto pedagógico. Mas para
isso, todo o coletivo precisa entender, o que é o projeto político pedagógico,
o que significa participação, e também gestão democrática. Desta maneira, a
comunidade poderá se envolver em debates e discussões sobre a realidade
escolar.
Hoje
é muito enfatizada a necessidade de existir uma gestão democrática nas escolas,
implicando uma maior participação dos docentes e da comunidade. O objetivo é o
ganho da autonomia, visto que tem até respaldo na lei. Se todos os atores se
responsabilizarem e se engajarem com os objetivos educacionais a escola ganha
autonomia, por que todos são atores e partícipes do projeto da escola.
Esse
tipo de gestão aproxima os professores dos pais e da comunidade. Além de todos
participarem com suas opiniões e reflexões, participando na vida escolar,
explicitando conflitos, irá desta maneira ajudar o grupo a tomar decisões acertadas.
No
projeto pedagógico delineamos as linhas gerais, na elaboração podem-se prever
os problemas, demandas e necessidades. A partir desse ponto, pensar possíveis
soluções e redirecionar ações. O núcleo gestor ao preparar o plano de trabalho
deve levar em consideração os pontos ali abordados, os professores também ao
elaborar os planos de ensino. Ou seja, planejar conforme o diagnóstico
realizado e trabalhar visando soluções.
Devemos
ainda lembrar que o projeto pedagógico será uma ferramenta de trabalho para a
comunidade escolar, se a mesma for projetada em conformidade com as reais
condições locais e de aprendizagem dos alunos, sobre acertos e desacertos. No
entanto, se o mesmo não atender a essas necessidades irá para a gaveta como
documento burocrático, como ocorre em muitas escolas.
Um
outro fator, é a falta de experiência em trabalho em grupo e também uma
vivência democrática na escola. É um hábito que precisa ser construído, pois
haverá resistência tanto pelo corpo docente e funcionários. Quando a escola
como um todo trabalha em conjunto, planeja em conjunto e busca as metas em
conjunto; todos podem aguardar pois teremos resultados. Mas é necessário obter
essa conquista que refletirá no
melhoramento da prática educativa, no entanto, confiança e trabalho em equipe é
primordial para que tudo ocorra conforme planejado.
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