quarta-feira, 15 de maio de 2013

Prática Pedagógica e Formação de Professores

Hoje, devido a carreira que leva o professor com inúmeras dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula, faz-se necessário pesquisas sobre sua formação, objetivando nesse entorno, como se realiza levando em consideração sua prática pedagógica.

Quando falamos em formação, nos remetemos aos cursos de formação inicial nos cursos de pedagogia  que prepara o professor para o mercado de trabalho e para a docência. O que ocorre é que alguns cursos são realizados apenas a noite, outros nos fins de semana e também tem aqueles que são realizadas a distância. Neste sentido questionamos o fator qualidade destes cursos de formação e qualidade que repercute no mercado de trabalho, em contrapartida na sala de aula.

Nessa direção, focamos também na formação continuada, que deve seguir logo que o docente entra no mercado com sua prática, que precisa sempre ser refletida para poder ser aprimorada. Podem – se buscar cursos de especialização e de formação para áreas específicas do conhecimento e também para sua prática pedagógica, bem como as formações em serviço que são realizadas na escola.

Nas escolas o coordenador pedagógico é o responsável pela formação continuada do corpo docente. O que falta em alguns casos são condições para que isto de fato aconteça com regularidade, devido aos obstáculos diários e condições locais de trabalho. Podem ser organizados encontros de formação, trocas de experiências e também parcerias para uma formação específica em determinada área. Desta forma o coordenador deve ser um constante pesquisador.

Da mesma forma, os professores devem ser incentivados a procurar sua autoformação. Nesse contexto, os mesmos são também pesquisadores da sua prática aprimorando a didática de  sua disciplina em consequência sua arte de ensino. Visto que a prática é um momento marcante na vida profissional da educação, muitas vezes são adquiridas com ajudas de outros professores ou profissionais, onde suas experiências encorajam a vencer obstáculos, superar seus medos, para que desta forma obtenham um bom rendimento profissional. (CANDAU, 2002)

No entanto, encontramos no meio educacional professores comprometidos e com bom nível de competências e habilidades, mais infelizmente as deficiências da formação inicial, a falta de uma formação continuada e  outros fatores tem desestimulado um coletivo de professores mal preparados para sua função, comprometendo assim a prática. (CANDAU, 2002)

Nesta perspectiva, remetemos novamente aos cursos de formação, onde encontramos professores formadores que não estão em sala de aula, transmitindo uma proposta que não se refere à realidade escolar. Para que de fato uma formação seja formadora, é necessário que o ensino formador esteja relacionado com a prática de sala de aula, ou seja, aliando teoria com a prática, algo que não podem ser dissociados. (BEHRENS, 2007)

O desenvolvimento profissional do professor deve estar ligado a sua formação, inicial, continuada e em serviço, onde o professor em toda a sua vida profissional irá buscar uma qualificação. Além de políticas que darão respaldo para o docente aprimorar sua prática em prol de uma educação de qualidade com retorno e reconhecimento pelo seu trabalho docente.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa





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