domingo, 5 de maio de 2013

Leitura Dinâmica – As Estratégias de Estudo



Se reunirmos em uma sala de aula vários alunos para um estudo, e neste momento observarmos como eles estudam, iremos notar que cada um deles usa uma metodologia diferente conceber a informação. Por que isso ocorre? Simplesmente por que existem técnicas diversas ajustáveis a cada pessoa.

Estudar é aplicar  inteligência para aprender visando  a construção do conhecimento. O estudo como atividade em prol da educação é uma forma privilegiada de adquirir a aprendizagem. Pois, existem diversas formas de estudar, podemos fazê-lo por meio de desenhos, diagramas, mapas mentais, resumos, utilizando multimídias, assistindo filmes, ou mesmo como casualmente se dá, lendo um livro ou texto impresso.

Existem vários recursos que podem ser utilizados para a prática de uma leitura proveitosa, o que determina uma organização para esta atividade, de forma a torná-la produtiva e proveitosa.

Morgan e Deese (1969), em sua obra “como estudar”, menciona que estudos realizados pela universidade de Ohio, descrevem regras, que são aqui descritos como importantes para a retenção da leitura. É conhecido como SURVEY Q3R. Esse programa  mostrou ser eficaz em muitos estudos.

O primeiro dos cinco passos é a pesquisa ou procura (survey). É uma procura, um exame, uma visão geral sobre tudo o que vamos estudar. O segundo passo é (questions), ou seja, perguntas. Neste passo iremos questionar o território á medida que vamos lendo, ou preparar um questionário escrito ou mental sobre o tema de estudo.

Depois destas fases, vêm a seguinte que é a dos 3R, onde o primeiro R. significa READ/ leitura. Nesta ocasião iremos fazer o passeio pelas matas, é uma leitura rápida, superficial sobre toda a matéria que será percorrida por seus olhos, obtendo assim uma visão geral sobre a mesma. Em seguida, encontramos o segundo R, que corresponde a RECITE/Repetir. Seria neste momento a leitura que normalmente fazemos, quando adquirimos um material para ler,onde fazemos anotações, sublinhamentos, é onde fazemos uma leitura para aprender.

Depois de todas estas etapas, vamos para o terceiro e último R do survey q3r de Morgan e Deede. Este terceiro R significa revisão que vêm de Review. Nesta face  todos os pontos já estudados e anotados, os diagramas e resumos elaborados. É de grande valia fazer sempre uma revisão após cada estudo realizado. Seguirmos estas orientações e técnicas obteremos vários resultados significativos no processo de ler e aprender, e aumentaremos o nosso ganho no tempo por organizar o material que é processado em nossa mente em forma de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário