Com
certeza precisamos aproveitar o tempo pedagógico da escola. A escola pode ser
um espaço de tempo de vivências democráticas, pois a vida da escola ocorre em
determinados tempos e em espaços. E a escola tem o papel de mediadora nas
relações homem, cultura e tempo.
Para
compreendermos melhor, o tempo escolar é o período de vivencia pedagógica dos
estudantes no âmbito escolar durante o curso básico; já o tempo pedagógico,
neste sentido é o tempo de aprendizagens significativas para toda a vida.
O
mesmo se diz ao currículo, que assegure esse tempo pedagógico. Pois o estudante
tem que ter direito à continuidade dos estudos, o que envolve organização das
atividades curriculares na escola. Nesta perspectiva, para que o aprendizado
seja significativo e as experiências bem sucedidas, devem respeitar o ritmo, o tempo e as expectativas
dos estudantes.
As
vivencias da escola constituem um espaço adequado para que as relações
pedagógicas sejam democráticas. É preciso organização das atividades, onde a
mesma deverá ter a marca de uma pedagogia da autonomia com objetivos de formar
a cidadania nos estudantes.
Sabemos
que por lei o aluno tem direito a acesso aos níveis posteriores de ensino,
considerando o seu tempo de aprendizagem. E nas escolas devem acompanhar a
progressão do ensino.
Neste
ponto, entra em questão o Conselho Escolar que irá acompanhar as progressões
dos estudantes, verificar de que modo estão se saindo nas recuperações
propostas e quais resultados alcançaram e o tempo adequado para realizar as
atividades.
Cabe
também ao Conselho Escolar a responsabilidade de ampliação das oportunidades de
aprendizagem significativas para os estudantes. Especificando algumas dessas
contribuições está a de estimular a participação qualificada de seus membros
nas discussões coletivas, estimulando a reflexão sobre o processo pedagógico e
o cotidiano da escola.
Da
mesma forma o Conselho Escolar deve deliberar sobre as formas de promover os
princípios de convivência democrática no âmbito escolar e participar ativamente
dos processos avaliativos.
Notamos
assim, que o tempo é fundamental no processo de aprendizagem, desde a assimilação
do conhecimento, o tempo dos professores ao ensino e a sua avaliação. O
Conselho Escolar assume tem um papel central, com possibilidades de influir no
redirecionamento das práticas pedagógicas que cerceiam a construção da
autonomia dos estudantes.
Por: Carlos Fernando de
Oliveira Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário