quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Conselho Escolar e atribuições em relação ao tempo escolar



Com certeza precisamos aproveitar o tempo pedagógico da escola. A escola pode ser um espaço de tempo de vivências democráticas, pois a vida da escola ocorre em determinados tempos e em espaços. E a escola tem o papel de mediadora nas relações homem, cultura e tempo.
Para compreendermos melhor, o tempo escolar é o período de vivencia pedagógica dos estudantes no âmbito escolar durante o curso básico; já o tempo pedagógico, neste sentido é o tempo de aprendizagens significativas para toda a vida.

O mesmo se diz ao currículo, que assegure esse tempo pedagógico. Pois o estudante tem que ter direito à continuidade dos estudos, o que envolve organização das atividades curriculares na escola. Nesta perspectiva, para que o aprendizado seja significativo e as experiências bem sucedidas, devem  respeitar o ritmo, o tempo e as expectativas dos estudantes.

As vivencias da escola constituem um espaço adequado para que as relações pedagógicas sejam democráticas. É preciso organização das atividades, onde a mesma deverá ter a marca de uma pedagogia da autonomia com objetivos de formar a cidadania nos estudantes.

Sabemos que por lei o aluno tem direito a acesso aos níveis posteriores de ensino, considerando o seu tempo de aprendizagem. E nas escolas devem acompanhar a progressão do ensino.
Neste ponto, entra em questão o Conselho Escolar que irá acompanhar as progressões dos estudantes, verificar de que modo estão se saindo nas recuperações propostas e quais resultados alcançaram e o tempo adequado para realizar as atividades.

Cabe também ao Conselho Escolar a responsabilidade de ampliação das oportunidades de aprendizagem significativas para os estudantes. Especificando algumas dessas contribuições está a de estimular a participação qualificada de seus membros nas discussões coletivas, estimulando a reflexão sobre o processo pedagógico e o cotidiano da escola.

Da mesma forma o Conselho Escolar deve deliberar sobre as formas de promover os princípios de convivência democrática no âmbito escolar e participar ativamente dos processos avaliativos.
Notamos assim, que o tempo é fundamental no processo de aprendizagem, desde a assimilação do conhecimento, o tempo dos professores ao ensino e a sua avaliação. O Conselho Escolar assume tem um papel central, com possibilidades de influir no redirecionamento das práticas pedagógicas que cerceiam a construção da autonomia dos estudantes.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

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