quarta-feira, 1 de maio de 2013

Qual meu papel como formador de leitores e mediador da leitura?



Para um resultado eficaz no processo de letramento em nossos alunos, faz-se necessário um hábito leitor nos próprios multiplicadores, como neste caso os professores que atuam como mediadores. O ensino se dá também pelo exemplo, então quando o professor compartilha com seus alunos seu pensar e agir por meio de registros, ensina e forma novos leitores.

Dessa forma, os professores precisam ter um compromisso com sua formação, e para isto acontecer é importante incluir na escola estratégias que tornem os professores bons leitores, lendo várias obras desde literatura como outros gêneros. Especificamente os professores para educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental, conforme enfatizado pela professora Magda Soares da UFMG, em  entrevista para a revista Presença pedagógica (2012), que afirmou ser fundamental a estes o conhecimento da literatura infantil e juvenil.

Os professores podem discutir sua prática, falando, escutando e escrevendo. Poderá produzir um texto onde se insere os saberes partilhados nas atividades desenvolvidas em sala de aula; os saberes sobre si mesmo e sobre os alunos, de forma a ficar disponível para todos na sala de aula essas realizações. Como estratégias pode fazer com que  na sala de aula uma comunidade de leitores escritores pratique a escrita e leitura, onde muitos registram suas histórias, suas falas, seus gestos e o professor como mediador mostra para os alunos sua experiência no que refere as leituras realizadas.

O Programa nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Mec é outro fator importante, pois o mesmo seleciona e envia para todas as escolas públicas acervos de livros literários, agora cabe o uso dos mesmo por toda a comunidade escolar presente na escola. Infelizmente muitos livros ficam no desuso por falta de hábito de leitura. Contudo, estratégias podem ser criadas, onde o professor precisa adquirir um hábito regular de leitura e ser desta forma um exemplo para seus alunos leitores. Ou seja, para ser um formador de leitores, é indispensável que o mesmo seja assíduo leitor.

Se formos educadores, somos mediadores e multiplicadores e ensinamos pelo exemplo de nossos bons hábitos, que tiveram de alguma forma resultados primeiro em nós mesmos. Quando isso se torna referencia, muitos desejam imitar os bons hábitos e  refletirá nas atitudes e hábitos de nossos alunos.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário