Para
um resultado eficaz no processo de letramento em nossos alunos, faz-se
necessário um hábito leitor nos próprios multiplicadores, como neste caso os
professores que atuam como mediadores. O ensino se dá também pelo exemplo,
então quando o professor compartilha com seus alunos seu pensar e agir por meio
de registros, ensina e forma novos leitores.
Dessa
forma, os professores precisam ter um compromisso com sua formação, e para isto
acontecer é importante incluir na escola estratégias que tornem os professores
bons leitores, lendo várias obras desde literatura como outros gêneros.
Especificamente os professores para educação infantil e as séries iniciais do
ensino fundamental, conforme enfatizado pela professora Magda Soares da UFMG,
em entrevista para a revista Presença
pedagógica (2012), que afirmou ser fundamental a estes o conhecimento da
literatura infantil e juvenil.
Os
professores podem discutir sua prática, falando, escutando e escrevendo. Poderá
produzir um texto onde se insere os saberes partilhados nas atividades
desenvolvidas em sala de aula; os saberes sobre si mesmo e sobre os alunos, de
forma a ficar disponível para todos na sala de aula essas realizações. Como
estratégias pode fazer com que na sala
de aula uma comunidade de leitores escritores pratique a escrita e leitura,
onde muitos registram suas histórias, suas falas, seus gestos e o professor
como mediador mostra para os alunos sua experiência no que refere as leituras
realizadas.
O
Programa nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Mec é outro fator importante,
pois o mesmo seleciona e envia para todas as escolas públicas acervos de livros
literários, agora cabe o uso dos mesmo por toda a comunidade escolar presente
na escola. Infelizmente muitos livros ficam no desuso por falta de hábito de
leitura. Contudo, estratégias podem ser criadas, onde o professor precisa
adquirir um hábito regular de leitura e ser desta forma um exemplo para seus
alunos leitores. Ou seja, para ser um formador de leitores, é indispensável que
o mesmo seja assíduo leitor.
Se
formos educadores, somos mediadores e multiplicadores e ensinamos pelo exemplo
de nossos bons hábitos, que tiveram de alguma forma resultados primeiro em nós
mesmos. Quando isso se torna referencia, muitos desejam imitar os bons hábitos
e refletirá nas atitudes e hábitos de
nossos alunos.
Por: Carlos Fernando de
Oliveira Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário