Com certeza, se
queremos uma educação de qualidade devemos analisar fatores que contribuem para
que de fato isto venha a acontecer na escola. Muitos indicadores mostram que
precisa melhorar ainda mais o processo de ensino aprendizagem nas escolas. A
prova Brasil, bem como o ENEM mostra detalhes de que há uma necessidade de
melhorias no processo ensino aprendizagem bem como de outros fatores a ser
levado em consideração.
Para fazermos uma análise,
é primordial um estudo mais aprofundado da ideia de uma escola de qualidade,
verificando o nível do espaço social, ou melhor, a dimensão socioeconômica e cultural.
Precisamos conhecer bem a realidade dos nossos alunos que compõem a realidade
escolar. Em nossa situação, a realidade de baixa renda de muitas famílias
formadas por lavradores e muitos dos alunos que vem da zona rural para a
escola, onde alguns já se configuram como alunos da modalidade de Jovens e
Adultos – EJA.
Levantando o mesmo
diagnóstico, podemos notar a estrutura física da escola, que também é um fator
se nosso objetivo que é buscar uma
educação de qualidade. Como está a situação das salas de aulas e atividades
realizadas na escola? Bem a existência de salas de aulas compatíveis às
atividades e a clientela, bem como um ambiente escolar adequado à realização de
atividades de ensino, lazer e recreação, práticas desportivas e culturais,
reuniões com a comunidade, equipamentos em quantidade e qualidade para o uso
adequado nas atividades corriqueiras.
O coordenador
pedagógico, assume um papel fundamental neste processo em prol da melhoria da
qualidade da educação. Com base nestas informações poderá intervir por meio de
ações ou projetos que sirvam de diretrizes em favor das mudanças a serem
almejadas em busca de resultados. Poderá fazer mobilizações com a comunidade,
conscientizando estes no envolvimento com a escola, compreendendo a realidade
existente e sendo um partícipe das metas estabelecidas pela equipe gestora da
comunidade escolar.
A produção de uma
educação de qualidade, sobre o ponto de vista extra escolar, implica de um lado
políticas publicas, programas compensatórios e projetos escolares e extra
escolares para enfrentamento de questões como drogas, sexualidade,
desestruturação familiar. Neste mesmo caminho os gestores escolares com toda a
equipe pedagógica deve analisar os índices de aproveitamento dos alunos e
observar como estão motivados em conformidade com as atividades intra e extra
escolar.
Neste patamar devemos
sempre levar em consideração as práticas pedagógicas que estão relacionadas a
qualquer atividade a ser realizada na escola. As práticas pedagógicas formam o
conjunto central das atividades que propiciam a aprendizagem dos alunos. A
maior parcela de responsabilidade sobre o sucesso ou fracasso da escola, no que
diz respeito à aprendizagem de seus alunos é atribuída a essas práticas. Daí a
importância de acompanhar como de fato está acontecendo em torno das salas de
aulas.
É bem verdadeiro, que
não existem receitas prontas sobre isso, mas os resultados são frutos da soma
das condições objetivas e do compromisso de todas as pessoas participantes do
cotidiano da escola com a qualidade do ensino que será oferecido a cada
discente.
Quando falamos em
condições objetivas, refiro-me entre estas a formação inicial e continuada dos
professores, a capacitação dos funcionários, o modelo e os procedimentos de
gestão escolar, a infra estrutura e as condições materiais da escola. De modo,
que fizemos uma descrição em vários destes aspectos, não deixando de analisar a
relação da formação dos alunos, o grau de participação dos gestores,
professores, funcionários, alunos, pais e parceiros da escola. Desta forma,
quando todos se envolvem, todos se comprometem, por que fazem parte da mesma e
compartilham os avanços e retrocessos.
O coordenador
pedagógico bem informado desta situação poderá orientar os projetos de ensino
que estão sendo ou irão compor na proposta pedagógica da escola. Este deverá
ser elaborado pela equipe da escola e implementado com a participação ativa da
direção, professores e funcionários e alguns destes projetos contam também com
a participação de famílias e da comunidade, deve-se fazer um diagnóstico das
necessidades e propor projetos de ensino que mobilizem toda e a comunidade em
prol de mudanças significativas e favoreçam uma educação de qualidade.
O professor tem uma
contribuição fundamental neste processo em busca da qualidade da educação. Todo
projeto pedagógico depende das condições objetivas que é atribuído ao
profissional que está nas salas de aulas. Pois são estes, os docentes que
estabelecem os vínculos, orientam as ações e estabelecem o ritmo do processo de
ensino aprendizagem. Pois o resultado de todo o processo educativo está nas
mãos dos professores que estão em sala de aula. O coordenador pedagógico como
companheiro das atividades pedagógicas dos professores devem propor meios de
valorizar o trabalho destes, pois infelizmente é um profissional desvalorizado
pelas políticas voltadas para a educação. O coordenador, portanto, dará suporte
não apenas pedagógico, mas também motivando para ações produtivas em prol das
metas estabelecidas para a escola, onde os professores são partícipes nestas
ações, em busca de uma melhoria na educação ou de uma educação de qualidade.
Parte dos resultados obtidos nas escolas
publica, estão relacionadas às práticas democráticas que são realizadas dentro
da escola. Como estão as ações no cotidiano escolar? Existe um ambiente
democrático onde todos estão envolvidos de alguma forma nas atividades da
escola? Bem a participação é um elemento essencial da democracia. Boas práticas
de participação são aquelas que ampliam e qualificam os processos democráticos
da escola. Para que isso aconteça é fundamental que esta participação se
realize de diferentes aspectos, como, por exemplo, na presença, nas opiniões
manifestadas, no planejamento, nas avaliações e nas diferentes instancias onde
irá existir uma tomada de decisão.
Diretores, professores,
funcionários, alunos, pais e demais membros da comunidade escolar tem
diferentes papéis no processo educativo e devem ser usados em várias ações a
serem desenvolvidas na escola. É no reconhecimento e exercício destes diferentes
papéis que o processo democrático da escola se fortalece.
O coordenador
pedagógico deve estabelecer reuniões e criar meios para que a democracia de
fato aconteça nas escolas, juntamente com o diretor escolar, mobilizando as
famílias a fazerem parte dos acontecimentos recreativos da escola.
Conscientizando os professores a participarem dos projetos da escola, da mesma
forma os funcionários e mostrar para todos, que todos fazem parte desta
construção, que as mudanças dependem de unirmos forças em prol dos resultados.
Infelizmente muitos
relutam a mudanças, não aceitam o novo e os problemas sempre permanecem. Para
termos de fato uma educação de qualidade, além dos programas existentes, das
ajudas extra escolar, podemos ainda por meio de ações conjuntas buscar por um
ideal.
Por: Carlos Fernando de
Oliveira Sousa
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