terça-feira, 30 de abril de 2013

O Coordenador Pedagógico em busca de uma qualidade na Educação.



Com certeza, se queremos uma educação de qualidade devemos analisar fatores que contribuem para que de fato isto venha a acontecer na escola. Muitos indicadores mostram que precisa melhorar ainda mais o processo de ensino aprendizagem nas escolas. A prova Brasil, bem como o ENEM mostra detalhes de que há uma necessidade de melhorias no processo ensino aprendizagem bem como de outros fatores a ser levado em consideração.

Para fazermos uma análise, é primordial um estudo mais aprofundado da ideia de uma escola de qualidade, verificando o nível do espaço social, ou melhor, a dimensão socioeconômica e cultural. Precisamos conhecer bem a realidade dos nossos alunos que compõem a realidade escolar. Em nossa situação, a realidade de baixa renda de muitas famílias formadas por lavradores e muitos dos alunos que vem da zona rural para a escola, onde alguns já se configuram como alunos da modalidade de Jovens e Adultos – EJA.

Levantando o mesmo diagnóstico, podemos notar a estrutura física da escola, que também é um fator se nosso objetivo que  é buscar uma educação de qualidade. Como está a situação das salas de aulas e atividades realizadas na escola? Bem a existência de salas de aulas compatíveis às atividades e a clientela, bem como um ambiente escolar adequado à realização de atividades de ensino, lazer e recreação, práticas desportivas e culturais, reuniões com a comunidade, equipamentos em quantidade e qualidade para o uso adequado nas atividades corriqueiras.

O coordenador pedagógico, assume um papel fundamental neste processo em prol da melhoria da qualidade da educação. Com base nestas informações poderá intervir por meio de ações ou projetos que sirvam de diretrizes em favor das mudanças a serem almejadas em busca de resultados. Poderá fazer mobilizações com a comunidade, conscientizando estes no envolvimento com a escola, compreendendo a realidade existente e sendo um partícipe das metas estabelecidas pela equipe gestora da comunidade escolar.

A produção de uma educação de qualidade, sobre o ponto de vista extra escolar, implica de um lado políticas publicas, programas compensatórios e projetos escolares e extra escolares para enfrentamento de questões como drogas, sexualidade, desestruturação familiar. Neste mesmo caminho os gestores escolares com toda a equipe pedagógica deve analisar os índices de aproveitamento dos alunos e observar como estão motivados em conformidade com as atividades intra e extra escolar.

Neste patamar devemos sempre levar em consideração as práticas pedagógicas que estão relacionadas a qualquer atividade a ser realizada na escola. As práticas pedagógicas formam o conjunto central das atividades que propiciam a aprendizagem dos alunos. A maior parcela de responsabilidade sobre o sucesso ou fracasso da escola, no que diz respeito à aprendizagem de seus alunos é atribuída a essas práticas. Daí a importância de acompanhar como de fato está acontecendo em torno das salas de aulas.
É bem verdadeiro, que não existem receitas prontas sobre isso, mas os resultados são frutos da soma das condições objetivas e do compromisso de todas as pessoas participantes do cotidiano da escola com a qualidade do ensino que será oferecido a cada discente.

Quando falamos em condições objetivas, refiro-me entre estas a formação inicial e continuada dos professores, a capacitação dos funcionários, o modelo e os procedimentos de gestão escolar, a infra estrutura e as condições materiais da escola. De modo, que fizemos uma descrição em vários destes aspectos, não deixando de analisar a relação da formação dos alunos, o grau de participação dos gestores, professores, funcionários, alunos, pais e parceiros da escola. Desta forma, quando todos se envolvem, todos se comprometem, por que fazem parte da mesma e compartilham os avanços e retrocessos.

O coordenador pedagógico bem informado desta situação poderá orientar os projetos de ensino que estão sendo ou irão compor na proposta pedagógica da escola. Este deverá ser elaborado pela equipe da escola e implementado com a participação ativa da direção, professores e funcionários e alguns destes projetos contam também com a participação de famílias e da comunidade, deve-se fazer um diagnóstico das necessidades e propor projetos de ensino que mobilizem toda e a comunidade em prol de mudanças significativas e favoreçam uma educação de qualidade.

O professor tem uma contribuição fundamental neste processo em busca da qualidade da educação. Todo projeto pedagógico depende das condições objetivas que é atribuído ao profissional que está nas salas de aulas. Pois são estes, os docentes que estabelecem os vínculos, orientam as ações e estabelecem o ritmo do processo de ensino aprendizagem. Pois o resultado de todo o processo educativo está nas mãos dos professores que estão em sala de aula. O coordenador pedagógico como companheiro das atividades pedagógicas dos professores devem propor meios de valorizar o trabalho destes, pois infelizmente é um profissional desvalorizado pelas políticas voltadas para a educação. O coordenador, portanto, dará suporte não apenas pedagógico, mas também motivando para ações produtivas em prol das metas estabelecidas para a escola, onde os professores são partícipes nestas ações, em busca de uma melhoria na educação ou de uma educação de qualidade.

 Parte dos resultados obtidos nas escolas publica, estão relacionadas às práticas democráticas que são realizadas dentro da escola. Como estão as ações no cotidiano escolar? Existe um ambiente democrático onde todos estão envolvidos de alguma forma nas atividades da escola? Bem a participação é um elemento essencial da democracia. Boas práticas de participação são aquelas que ampliam e qualificam os processos democráticos da escola. Para que isso aconteça é fundamental que esta participação se realize de diferentes aspectos, como, por exemplo, na presença, nas opiniões manifestadas, no planejamento, nas avaliações e nas diferentes instancias onde irá existir uma tomada de decisão.

Diretores, professores, funcionários, alunos, pais e demais membros da comunidade escolar tem diferentes papéis no processo educativo e devem ser usados em várias ações a serem desenvolvidas na escola. É no reconhecimento e exercício destes diferentes papéis que o processo democrático da escola se fortalece.
O coordenador pedagógico deve estabelecer reuniões e criar meios para que a democracia de fato aconteça nas escolas, juntamente com o diretor escolar, mobilizando as famílias a fazerem parte dos acontecimentos recreativos da escola. Conscientizando os professores a participarem dos projetos da escola, da mesma forma os funcionários e mostrar para todos, que todos fazem parte desta construção, que as mudanças dependem de unirmos forças  em prol dos resultados.

Infelizmente muitos relutam a mudanças, não aceitam o novo e os problemas sempre permanecem. Para termos de fato uma educação de qualidade, além dos programas existentes, das ajudas extra escolar, podemos ainda por meio de ações conjuntas buscar por um ideal.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

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