Nas escolas
infelizmente há essa realidade marcante, quando inexiste a violência física,
mas permanece a violência verbal e a indisciplina. Não é surpreendente que
vários campos da ciência como sociologia, antropologia, psicologia e também
saberes pedagógicos vem contribuindo para dar suporte a essa realidade.
O que ocorre é que o professor é uma peça
chave e um ator em cena, no que refere ao seu ambiente de trabalho a escola,
tendo os alunos que desempenham bem seu papel de indisciplinados. Isso tem
causado males, tem angustiado os professores, alguns têm abandonado a
profissão. No entanto, se isso fosse amenizado melhoraria o trabalho do
professor em sala de aula.
Muitos fatores
contribuem para esse comportamento. Isso também é causado pela criação, a
educação familiar, fatores culturais e até mesmo o sistema favorece a tal
realidade. A família da maioria das vezes, no que refere as escolas públicas,
são pobres, outras precisam trabalhar para ajudar a família, e tem aqueles que
cresceram sem amor e carinho dos pais. Quando chegam às escolas respondem o
professor, ao coordenador e à direção da escola e em alguns casos a agredi-los.
O próprio sistema escolar e as filosofias desta sociedade tem dado uma maneira
de pensar aberta principalmente aos jovens, dando a eles certa autoridade sobre
como querem viver ou desobedecer.
De modo que é
necessário a disciplina para adequá-los a um padrão de sociedade defendido pela
escola. É certo que o autoritarismo não deve existir dentro da escola, mas sim
a autoridade e esse devem ser exercidos, respeitando a liberdade e os direitos
que é concedido ao aluno.
Vasconcelos (1996),
cita exemplos de tentar disciplinar os alunos com o uso da tecnologia. Poderia
sim amenizar esse problema se vinculasse a um projeto – político pedagógico que
dá direção ao uso da informática na escola, onde toda a comunidade escolar
estaria envolvida com esse recurso. Também poderiam desenvolver projetos com
bibliotecas das escolas, projetos não de leitura, mas de pesquisa onde vai
desenvolver temas voltados para estudos relacionadas ao modo de vida de cada um, onde
eles estão não apenas ocupados com uma
tarefa diferente para conter a indisciplina, mas também trazer um modo
de vida, ensinar a moral para a realidade de cada um.
Hoje, cada escola
precisa rever como se trabalha a cidadania, a moral com todos os envolvidos com
o ensino- aprendizagem dos alunos, bem como comunidade escolar. Se fala muito
da falta de valores, então poderia ensinar valores para formar um sujeito ético
com uma visão ética para respeitar a escola, os professores e também a família
berço da educação.
Hoje a educação
enfrenta esse paradigma de mudança, onde o professor e todo o sistema
educacional precisam mudar. Envolve questões que interrogam as políticas educativas, do currículo, da formação de educadores,
pedagogos e gestores. Todos estão envolvidos no que refere a esse termo
“mudança” para conter a violência e a indisciplina no interior das escolas.
A disciplina bem
aplicada, os professores bem formados e sabendo usar sua autoridade e não o
autoritarismo, sendo gestores de sua sala, ganhando confiança e respeito dos
alunos, transmitindo valores que contribuirá para um ensino gratificante para
os professores e um aprendizado eficaz dos alunos.
Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário