segunda-feira, 29 de abril de 2013

REFLEXÃO ESCOLA, VIOLÊNCIA E DISCIPLINA


Nas escolas infelizmente há essa realidade marcante, quando inexiste a violência física, mas permanece a violência verbal e a indisciplina. Não é surpreendente que vários campos da ciência como sociologia, antropologia, psicologia e também saberes pedagógicos vem contribuindo para dar suporte a essa realidade.

 O que ocorre é que o professor é uma peça chave e um ator em cena, no que refere ao seu ambiente de trabalho a escola, tendo os alunos que desempenham bem seu papel de indisciplinados. Isso tem causado males, tem angustiado os professores, alguns têm abandonado a profissão. No entanto, se isso fosse amenizado melhoraria o trabalho do professor em sala de aula.

Muitos fatores contribuem para esse comportamento. Isso também é causado pela criação, a educação familiar, fatores culturais e até mesmo o sistema favorece a tal realidade. A família da maioria das vezes, no que refere as escolas públicas, são pobres, outras precisam trabalhar para ajudar a família, e tem aqueles que cresceram sem amor e carinho dos pais. Quando chegam às escolas respondem o professor, ao coordenador e à direção da escola e em alguns casos a agredi-los. O próprio sistema escolar e as filosofias desta sociedade tem dado uma maneira de pensar aberta principalmente aos jovens, dando a eles certa autoridade sobre como querem viver ou desobedecer.

De modo que é necessário a disciplina para adequá-los a um padrão de sociedade defendido pela escola. É certo que o autoritarismo não deve existir dentro da escola, mas sim a autoridade e esse devem ser exercidos, respeitando a liberdade e os direitos que é concedido ao aluno.

Vasconcelos (1996), cita exemplos de tentar disciplinar os alunos com o uso da tecnologia. Poderia sim amenizar esse problema se vinculasse a um projeto – político pedagógico que dá direção ao uso da informática na escola, onde toda a comunidade escolar estaria envolvida com esse recurso. Também poderiam desenvolver projetos com bibliotecas das escolas, projetos não de leitura, mas de pesquisa onde vai desenvolver temas voltados para estudos  relacionadas ao modo de vida de cada um, onde eles estão não apenas ocupados com uma  tarefa diferente para conter a indisciplina, mas também trazer um modo de vida, ensinar a moral para a realidade de cada um.

Hoje, cada escola precisa rever como se trabalha a cidadania, a moral com todos os envolvidos com o ensino- aprendizagem dos alunos, bem como comunidade escolar. Se fala muito da falta de valores, então poderia ensinar valores para formar um sujeito ético com uma visão ética para respeitar a escola, os professores e também a família berço da educação.

Hoje a educação enfrenta esse paradigma de mudança, onde o professor e todo o sistema educacional precisam mudar. Envolve questões que interrogam as políticas educativas, do currículo, da formação de educadores, pedagogos e gestores. Todos estão envolvidos no que refere a esse termo “mudança” para conter a violência e a indisciplina no interior das escolas.

A disciplina bem aplicada, os professores bem formados e sabendo usar sua autoridade e não o autoritarismo, sendo gestores de sua sala, ganhando confiança e respeito dos alunos, transmitindo valores que contribuirá para um ensino gratificante para os professores e um aprendizado eficaz dos alunos.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

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