segunda-feira, 29 de abril de 2013

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PPP


Em toda escola deve-se acompanhar o rendimento escolar dos alunos e averiguar durante todo o ano o progresso das notas, interesse nas atividades e participação. Na elaboração do PPP,como sendo o  Projeto Político e Pedagógico da escola, esses dados podem ser apresentados em tabelas ou gráficos que organizam os dados e ajudam na visualização das características importantes.

Os dados sobre as aprendizagens como informações quantitativas sobre matrícula, aprovação, reprovação, evasão, distorção idade/série compõem um retrato da aprendizagem na escola e permite aferir a qualidade do ensino. Na elaboração do PPP, podem ser apresentado em tabelas ou gráficos por temas e por disciplina para mostrar a aprendizagem de uma área ao longo do tempo e fazer acompanhamento. Isso ajuda na elaboração de estratégias como projetos de apoio pedagógico especificados no PPP.

O mesmo ocorre quando se avalia a escola e seu corpo funcional. A condição da estrutura física, salas de aula, equipamentos, mobiliários e espaços livres. Bem como o corpo funcional, professores e sua formação acadêmica, aprimoramentos e capacitações. A equipe de funcionários. Essas informações sobre a escola dá suporte para ações de mudança ou  ajustes, desenvolver projetos, e necessidade de capacitação e de recursos financeiros.

No PPP, essas informações podem ser apresentadas por meio de relatos escritos sobre a estrutura física, tabelas mostrando a quantidade e a qualidade dos recursos pedagógicos e humanos. Essas informações são viáveis para fazer aprimoramentos na escola e traçar metas em prol de objetivos delineados.
Nesta avaliação pode-se usar o histórico da comunidade ao fazer essa avaliação e da fundação da escola e um levantamento detalhado sobre as condições sociais- econômicas e culturais das famílias.

Todo esse processo deve ser articulado para que haja uma fundamentação na elaboração do PPP,  e tendo como base esses  dados coletados na avaliação do rendimento escolar e institucional da escola, além de outros requisitos que compõem o embasamento teórico do PPP.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

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