Hoje
em dia, é de grande importância o desenvolvimento do aluno no meio escolar,
levando em consideração os saberes aprendidos pelos alunos, seus conhecimentos
do cotidiano e também da família, que é o berço de toda a aprendizagem dos
alunos.
A família
é tida como um espaço onde se desenvolvem valores, e aspectos relacionados ao
vínculo da família, destacando como a primeira instância social como mediadora
entre o homem e a cultura,ou seja, constitui a unidade dinâmica das relações de
cunho afetivo, social e cognitivo, na família é de onde procede toda a aprendizagem
humana. Notamos assim, a importância da família no contexto favorável ao
desenvolvimento humano.
Na família
as crianças desde pequenas aprendem com os pais a lidar com problemas, resolver
conflitos, relacionamentos, os sentimentos em diferentes situações e com
pessoas diferentes e algumas bem
próximas por ser um ambiente familiar. Ao levar para a escola esses valores, os
saberes ali contextualizados irá
fundamentar diretrizes fundamentais para o desenvolvimento humano.
A escola é
uma instituição, que exerce sua função social direcionada para a sociedade, por
meio do que se ensina, e por meio dos objetivos fundamentais delineados para os
alunos por meio de projetos e atividades
que são desenvolvidas de acordo com o projeto político e pedagógico da escola.
Devemos
levar em consideração que a escola deve preparar os alunos, os professores e
pais para essa socialização, visto que o sistema em que vivemos é sistema
mutável, sempre em mudanças tecnológicas,
sociais e interpessoais. Notamos que hoje os jovens tem mais acesso as
tecnologias a internet, e que os valores de hoje não é o mesmo que gerações
anteriores mostrando que a sociedade muda e evolui, que de certa forma
contribui para o processo de desenvolvimento humano.
Podemos
definir o conhecimento adquirido pelo aluno como de origem diversa, como no
meio social, no ambiente em que vive, com as amizades, nas relações religiosas,
nos filmes e leituras de entretenimento mostrando um saber contextualizado que
poderão ser sistematizados aos conhecimentos culturalmente organizados, com a
articulação também da experiência
acumulada, os valores socialmente desenvolvidos e as interações com a
sociedade em geral contribuindo para o desenvolvimento humano.
Quando
falamos em escola, caracterizamos a sala de aula como um espaço para aprender,
os docentes podem usar metodologias que trabalhem a criatividade, o raciocínio
abstrato, o pensamento dedutivo, a linguagem verbal e não verbal que servirá
para uma construção de saberes adquiridos na sala de aula e que servirá para
sua vivencia pessoal e profissional. Ao trabalharmos temas voltadas para o
potencial humano, desenvolvendo suas inteligências ocultas, iremos expor essa
vivencia algo que é realizado por meio do professor em sala de aula.
O mesmo
podemos dizer de atividades que envolvam a comunidade escolar, o que inclui a
família, os grupos sociais, associações de bairros, clubes para socializarem
conhecimentos que será vital para o desenvolvimento humano. Neste ponto podemos
relembrar a importância da família neste contexto, conforme comentado acima,
mostrando uma articulação da mesma com a escola.
Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário