segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Escola como contexto favorável ao Desenvolvimento Humano


Hoje em dia, é de grande importância o desenvolvimento do aluno no meio escolar, levando em consideração os saberes aprendidos pelos alunos, seus conhecimentos do cotidiano e também da família, que é o berço de toda a aprendizagem dos alunos.

 A família é tida como um espaço onde se desenvolvem valores, e aspectos relacionados ao vínculo da família, destacando como a primeira instância social como mediadora entre o homem e a cultura,ou seja, constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo, na família é de onde procede toda a aprendizagem humana. Notamos assim, a importância da família no contexto favorável ao desenvolvimento humano.

 Na família as crianças desde pequenas aprendem com os pais a lidar com problemas, resolver conflitos, relacionamentos, os sentimentos em diferentes situações e com pessoas diferentes  e algumas bem próximas por ser um ambiente familiar. Ao levar para a escola esses valores, os saberes ali contextualizados  irá fundamentar diretrizes fundamentais para o desenvolvimento humano.

  A escola é uma instituição, que exerce sua função social direcionada para a sociedade, por meio do que se ensina, e por meio dos objetivos fundamentais delineados para os alunos por meio de  projetos e atividades que são desenvolvidas de acordo com o projeto político e pedagógico da escola.

 Devemos levar em consideração que a escola deve preparar os alunos, os professores e pais para essa socialização, visto que o sistema em que vivemos é sistema mutável, sempre em mudanças tecnológicas,  sociais e interpessoais. Notamos que hoje os jovens tem mais acesso as tecnologias a internet, e que os valores de hoje não é o mesmo que gerações anteriores mostrando que a sociedade muda e evolui, que de certa forma contribui para o processo de desenvolvimento humano.

 Podemos definir o conhecimento adquirido pelo aluno como de origem diversa, como no meio social, no ambiente em que vive, com as amizades, nas relações religiosas, nos filmes e leituras de entretenimento mostrando um saber contextualizado que poderão ser sistematizados aos conhecimentos culturalmente organizados, com a articulação também da experiência  acumulada, os valores socialmente desenvolvidos e as interações com a sociedade em geral contribuindo para o desenvolvimento humano.

Quando falamos em escola, caracterizamos a sala de aula como um espaço para aprender, os docentes podem usar metodologias que trabalhem a criatividade, o raciocínio abstrato, o pensamento dedutivo, a linguagem verbal e não verbal que servirá para uma construção de saberes adquiridos na sala de aula e que servirá para sua vivencia pessoal e profissional. Ao trabalharmos temas voltadas para o potencial humano, desenvolvendo suas inteligências ocultas, iremos expor essa vivencia algo que é realizado por meio  do professor em sala de aula.

 O mesmo podemos dizer de atividades que envolvam a comunidade escolar, o que inclui a família, os grupos sociais, associações de bairros, clubes para socializarem conhecimentos que será vital para o desenvolvimento humano. Neste ponto podemos relembrar a importância da família neste contexto, conforme comentado acima, mostrando uma articulação da mesma com a escola.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário