segunda-feira, 29 de abril de 2013

Indagações sobre o currículo

  O tema mais emergente em nossa escola tem como parâmetro “currículo, conhecimento e cultura”, onde seus questionamentos interessam às realidades de nossa escola. No que refere ao currículo para uma definição, deve-se levar em conta diversos fatores como modos em como a educação é concebida no meio histórico, as influências teóricas, fatores sócio-econômicos, políticos e culturais que tem contribuído para uma definição. Por exemplo, pode ser associado aos conteúdos a serem ensinados e aprendidos, como pelas experiências de aprendizagem escolares, os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais, os processos de avaliação que de certa forma influenciam nos conteúdos e nos procedimentos de escolarização.

   Visto ser algo diversificado e com vários pontos de vista, para discutir esse tema alguns pontos ou conceitos se aplicam a maneira como diversificamos o currículo em nossa escola. Por exemplo, debates sobre os conhecimentos escolares, os procedimentos e as relações sociais nos dá uma síntese deste conceito, ou seja, currículo como sendo as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, relações sociais contribuindo para a construção de identidade dos alunos.

 De modo que esta temática foi escolhida pelo grupo, onde o currículo é associado para indicar os efeitos alcançados pela escola, que é o currículo oculto, que está relacionado às atitudes, valores, relações sociais e pelo cotidiano escolar. Podemos ainda descrever como fazendo parte do currículo oculto as relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o espaço, a maneira de distribuir as carteiras. O que precisa ser levado a questionamentos é se esses aspectos estão trazendo consequências sobre os alunos, se o currículo oculto por razões ligadas a raça, sexualidade, classe social está trazendo problemas ou desconforto em nossos estudantes.

   É digno de nota, que o currículo está associado ao meio social e econômico, entre as relações de sociedade e a escola. Ou seja, os conhecimentos escolares provêm de saberes e conhecimentos socialmente produzidos. Em outras palavras é tudo que vem da sociedade e construindo assim o conhecimento, por exemplo, o mundo do trabalho, as atividades desportivas, as produções artísticas, as produções culturais, como é exercido a cidadania e outros pontos relativos ao currículo.

  A própria escola é um campo de saber onde são construídos esses conhecimentos, ensinados e aprendidos. Com suas particularidades relativas ao campo e suas experiências  e outros conhecimentos de outros campos do saber contribuindo assim para chegar às escolas e consequentemente às salas de aulas e construir os saberes tendo como base esses saberes.

 Toda a comunidade escolar deve estar envolvida nesta elaboração e construção do conhecimento assim como acontece na elaboração do currículo. Os gestores e professores também precisam adequar seus conteúdos de acordo com a experiências  vividas por eles mesmos neste contexto e também pelas vivenciadas pelos estudantes.

 Ao fazermos assim, estas reflexões, chegamos ao ponto de entendermos a palavra cultura, onde a mesma tem várias denominações entre elas a cultura referente à vida de um grupo social, suas visões realidades vivenciadas e adotadas por eles.  Quando partimos para a sala de aula é que devemos nos questionar até que ponto nós discutimos essa particularidade na escola, em discussões com professores, no planejamento do PPP, devemos lembrar que envolve também aqui a questão racial, a luta dos negros, das mulheres, das pessoas do campo, daí a importância de uma construção coletiva, todos terem um mesmo objetivo, visando um mesmo ideal, que edifique e leve nossos alunos a terem um modo de vida melhor e comprometidos com a educação.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

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