O tema mais emergente em
nossa escola tem como parâmetro “currículo, conhecimento e cultura”, onde seus
questionamentos interessam às realidades de nossa escola. No que refere ao
currículo para uma definição, deve-se levar em conta diversos fatores como
modos em como a educação é concebida no meio histórico, as influências
teóricas, fatores sócio-econômicos, políticos e culturais que tem contribuído
para uma definição. Por exemplo, pode ser associado aos conteúdos a serem
ensinados e aprendidos, como pelas experiências de aprendizagem escolares, os
planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais,
os processos de avaliação que de certa forma influenciam nos conteúdos e nos
procedimentos de escolarização.
Visto ser algo diversificado e com
vários pontos de vista, para discutir esse tema alguns pontos ou conceitos se
aplicam a maneira como diversificamos o currículo em nossa escola. Por exemplo,
debates sobre os conhecimentos escolares, os procedimentos e as relações
sociais nos dá uma síntese deste conceito, ou seja, currículo como sendo as
experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, relações
sociais contribuindo para a construção de identidade dos alunos.
De modo que esta temática foi escolhida pelo grupo, onde o currículo
é associado para indicar os efeitos alcançados pela escola, que é o currículo
oculto, que está relacionado às atitudes, valores, relações sociais e pelo
cotidiano escolar. Podemos ainda descrever como fazendo parte do currículo
oculto as relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o
espaço, a maneira de distribuir as carteiras. O que precisa ser levado a
questionamentos é se esses aspectos estão trazendo consequências sobre os alunos,
se o currículo oculto por razões ligadas a raça, sexualidade, classe social
está trazendo problemas ou desconforto em nossos estudantes.
É digno de nota, que o currículo está associado ao
meio social e econômico, entre as relações de sociedade e a escola. Ou seja, os
conhecimentos escolares provêm de saberes e conhecimentos socialmente
produzidos. Em outras palavras é tudo que vem da sociedade e construindo assim
o conhecimento, por exemplo, o mundo do trabalho, as atividades desportivas, as
produções artísticas, as produções culturais, como é exercido a cidadania e
outros pontos relativos ao currículo.
A própria escola é um campo de
saber onde são construídos esses conhecimentos, ensinados e aprendidos. Com
suas particularidades relativas ao campo e suas experiências e outros conhecimentos de outros campos do
saber contribuindo assim para chegar às escolas e consequentemente às salas de
aulas e construir os saberes tendo como base esses saberes.
Toda a comunidade escolar deve estar
envolvida nesta elaboração e construção do conhecimento assim como acontece na
elaboração do currículo. Os gestores e professores também precisam adequar seus
conteúdos de acordo com a experiências
vividas por eles mesmos neste contexto e também pelas vivenciadas pelos
estudantes.
Ao fazermos assim, estas reflexões, chegamos ao ponto de entendermos a
palavra cultura, onde a mesma tem várias denominações entre elas a cultura
referente à vida de um grupo social, suas visões realidades vivenciadas e
adotadas por eles. Quando partimos para a
sala de aula é que devemos nos questionar até que ponto nós discutimos essa
particularidade na escola, em discussões com professores, no planejamento do
PPP, devemos lembrar que envolve também aqui a questão racial, a luta dos
negros, das mulheres, das pessoas do campo, daí a importância de uma construção
coletiva, todos terem um mesmo objetivo, visando um mesmo ideal, que edifique e
leve nossos alunos a terem um modo de vida melhor e comprometidos com a
educação.
Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa
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