O conselho escolar possui uma
característica própria que lhe dá dimensão fundamental, é que a mesma se
constitui de forma colegiada de gestão democrática. Desta forma, deixa de ser o
exercício de apenas uma só pessoa e passa a ser uma gestão colegiada, onde
todos se encontram para construírem uma educação de qualidade.
Nesse papel o conselho escolar é um
órgão consultivo, deliberativo e de mobilização mais importante do processo de
gestão democrática, não por que controla, mas atua como um parceiro de todas as
atividades desenvolvidas na escola.
E todos os envolvidos de forma
coletiva devem participar em todos os processos que requer uma tomada de
decisão. É bem oportuna a criação destes conselhos aos objetivos educacionais.
O conselho deve acompanhar o desenvolvimento da prática educativa no processo
ensino-aprendizagem, como sendo sua atividade principal, ou seja, na sua função político pedagógico o
conselho escolar participa no planejamento e avaliação da escola. E é
exatamente neste processo que o conselho participa também na elaboração do
projeto político – pedagógico e acompanhas as ações no processo de avaliação.
Todo esse acompanhamento tem uma finalidade, que é exatamente construir uma
educação democrática.
Visto que o objetivo do conselho escolar é o
comprometimento com a educação como prática social, o mesmo entra como
mecanismo de gestão democrática, tendo como função conhecer a realidade e
mostrar caminhos que levem a realidade desejada. Conclui-se que a principal
função do conselho escolar é o político e pedagógico. Infelizmente muitos
Conselhos Escolares não tem essa função ou estão despreparados para isso.
A construção coletiva do projeto
político e pedagógico é uma forma de manter a unidade do trabalho escolar.
Quando elaborado, executado e avaliado de forma conjunta, onde todos planejam e
todos executam. Da mesma forma o conselho escolar necessita ter essa dimensão e
zelar por ela, por isso acompanha o desenvolvimento do projeto político e
pedagógico.
Desta forma o conselho escolar é
uma representação da comunidade escolar, e visa à construção de uma cultura de
participação, constituindo-se em espaço de aprendizado do jogo político
democrático. Dessa maneira os conselhos devem buscar uma articulação efetiva
entre os procedimentos pedagógicos, a organização da escola.
Para termos uma educação de
qualidade, no ponto de vista de uma educação emancipatória, devemos trabalhar
levando em consideração o contexto político, econômico e cultural. Nesse
sentido, a gestão deve contribuir para uma relação entre democratização e
qualidade na educação. De modo que, a escola deve contribuir para a formação
dos estudantes nos aspectos culturais, políticos, econômicos e antropológicos,
tornando uma referência em âmbito social.
Toda gestão precisa ter
transparência para alcançar os objetivos. De forma similar o conselho escolar
deve ter transparência nas ações desenvolvidas. Daí a importância do conselho
escolar conhecer a escola em toda a sua totalidade. Com esse acompanhamento o
conselho estará contribuindo para a educação ser uma ferramenta de emancipação
dos sujeitos e para o cumprimento de seu papel social.
Em uma escola democrática todos os
envolvidos com a mesma, devem ter consciência dessas ações e devem fazer-se
representar e decidir sobre os aspectos administrativos, financeiros e
pedagógicos. Isto ocorre devido a integração da sociedade com a escola mediante
a efetivação do conselho escolar com representação da comunidade.
Por:
Carlos Fernando de Oliveira Sousa
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