segunda-feira, 17 de junho de 2013

Inteligências Múltiplas – O Funcionamento do cérebro

O cérebro é um órgão que tem consciência de sua existência. O cérebro possui rede de fibra nervosa que liga ao corpo todo, perfazendo um total de 100 milhões de células  nervosas. Seus impulsos nervos que percorrem essas vias chegam a velocidades surpreendentes, trazendo e levando informações ao cérebro.

Em nosso cérebro bem na parte superior está localizado o córtex, este é responsável por registrar todas as sensações. Por ele tomamos decisões e temos pensamentos mais elevados. Outra parte importante do cérebro é a amídala, que é responsável pelas nossas lembranças. Veja o gigante e complexo  que é essa caixa que possuímos capaz de receber, armazenar e transformar informações, criar novos conceitos e buscar o autodesenvolvimento. A cada momento de nossa vida estamos associando e incorporando ideias em nossa memória.

Possuímos duas partes cerebrais: hemisfério cerebral direito e hemisfério cerebral esquerdo. Estas duas partes controlam nosso corpo, só que de forma alternada. Ou seja, o hemisfério direito comanda o lado esquerdo e o hemisfério esquerdo controla o direito.

Caracterizando as funções do cérebro, no que refere às pessoas, há aquelas que apresentam o lado esquerdo mais desenvolvido e que são propensos a usar de forma adequada a linguagem, a matemática e o pensamento lógico, possuindo habilidades para planejar e organizar suas ações. Já o lado direito do cérebro é responsável pela imaginação criativa, a serenidade, a capacidade de síntese, a facilidade de memorizar e também de processar as emoções. As pessoas utilizam este lado do cérebro para analisar esquemas e técnicas em oratória.

Comentamos que o cérebro é um gigante complexo, voltemos a falar sobre isso. Vamos compreender como o  cérebro interage com o meio externo e as suas necessidades. O sistema interno – o sistema límbico, através do tronco cerebral é que faz os órgãos  e sistemas do corpo ligar-se ao cérebro. Em conjunto regulam várias funções corporais como: apetite, sono, respiração, defesa e sexualidade, o mesmo ocorre com as necessidades de sobrevivência, emocionais e alimentação.

Já o tronco cerebral – controla as funções vitais básicas. Conectado ao tronco está o cerebelo, este é responsável pelo equilíbrio do corpo. Neste regulamos as memórias: de procedimento (nadar, pular) e automáticos (alfabeto).

O sistema límbico anteriormente comentado, regula as emoções, mas pode anular os pensamentos racionais. A amídala tem a função de filtrar e interpretar as informações sensoriais, ajudando nas lembranças.

 O hipocampo – tem a função de controlar as grandes recordações relacionadas na memória do cérebro. O tálamo informa o que acontece fora do corpo e o hipotálamo, dentro do corpo. O sistema externo – o cerebrum/córtex ocupa 85% da área cerebral, favorecendo a interação com o sistema externo. Ela está organizada numa rede de neurônios, recebe, interpreta informações, toma decisões e ativa respostas. Para que esse processo ocorra adequadamente é necessário integração entre os dois hemisférios, deixando em equilíbrio nossas potencialidades.
A nossa mente está sempre processando informações, de modo que o cérebro precisa selecionar apenas o necessário, da mesma forma em que educa o meio ambiente, estimula a linguagem falada e escrita criando um clima estruturado com atividades diversificadas, utilizando músicas e jogos com o objetivo de desenvolver capacidades cognitivas e memórias, favorecendo o processo de aprendizado, algo que fazemos quando estamos em sala de aula ministrando conteúdos aos alunos.
Ainda vamos voltar a caracterizar o cérebro em outros artigos, mostrando suas funções e como estão relacionado ao processo do rol do inteligências.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário