Atualmente
uma das temáticas que vêm sendo discutidas é como desenvolver habilidades nos
alunos. E uma alternativa é trabalhar com projetos, onde denominamos na área educacional
– a Pedagogia de Projetos.
Na
escola há um documento principal onde todas as atividades devem ser baseadas
nele, de forma que na sua construção, deve existir o caráter democrático, pois
todos os outros projetos didáticos serão elaborados e executados baseados neste
documento. Quer seja um projeto temático, como meio ambiente ou um projeto de
informática, ou de leitura, ou de biblioteca ou outro de caráter social,
pedagógico ou institucional.
Muitos
projetos são elaborados e executados pelos professores com seus alunos. Na
Pedagogia de Projetos, o aluno aprende a produzir, a pesquisar, a descobrir o
conhecimento; nesta perspectiva o professor deixa de ser um transmissor de
informações, ou seja, passa a representar o papel de mediador, mostrando aos
alunos os caminhos, o sentido correto, mas deixando que o próprio aluno
encontre e que até mesmo construa seu próprio projeto.
Notamos
assim, que o professor assume uma grande responsabilidade como mediador,
acompanhando o processo de aprendizagem do aluno, bem como seu universo, sua
história, sua cultura, onde no projeto essas características são apresentadas
por meio de talentos. Da mesma forma o professor precisa ter um foco, uma meta
na execução de seu ensino, pois sua intencionalidade pedagógica é que guiará
suas ações.
Toda
ação deve adequar-se a realidade do aluno. Toda a comunidade escolar têm suas características
próprias e particularidades e estas é que favorecerão o espaço de aprendizagem.
Se a realidade de sua comunidade for, por exemplo, tecnologias que projetos
para a comunidade escolar irei desenvolver? Ao respondermos esta pergunta,
iremos traçar ações de nosso processo pedagógico por meio de projetos que leve
em consideração a realidade escolar, as condições do alunado e preparo do corpo docente.
Notamos
assim que de fato trabalhar com projetos requer analisar nossas ações
pedagógicas. Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é
determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, nunca ficará
sozinho, mas ele aprende e se desenvolve com a interação com os meios ao seu
redor. E nesta metodologia de ensino, o mais importante não é o tema, mas como
ele vai ser trabalhado, nesse sentido, é necessário estimular a todos e não
apenas alguns alunos, ou alguns professores. No entanto, se todos se envolverem
de forma ativa e participativa, o aprendizado será eficiente, pois é construído
em conjunto e será rico e gratificante para todos.
Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa
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