quarta-feira, 12 de junho de 2013

Pedagogia de Projetos

Atualmente uma das temáticas que vêm sendo discutidas é como desenvolver habilidades nos alunos. E uma alternativa é trabalhar com projetos, onde denominamos na área educacional – a Pedagogia de Projetos.

Na escola há um documento principal onde todas as atividades devem ser baseadas nele, de forma que na sua construção, deve existir o caráter democrático, pois todos os outros projetos didáticos serão elaborados e executados baseados neste documento. Quer seja um projeto temático, como meio ambiente ou um projeto de informática, ou de leitura, ou de biblioteca ou outro de caráter social, pedagógico ou institucional.

Muitos projetos são elaborados e executados pelos professores com seus alunos. Na Pedagogia de Projetos, o aluno aprende a produzir, a pesquisar, a descobrir o conhecimento; nesta perspectiva o professor deixa de ser um transmissor de informações, ou seja, passa a representar o papel de mediador, mostrando aos alunos os caminhos, o sentido correto, mas deixando que o próprio aluno encontre e que até mesmo construa seu próprio projeto.

Notamos assim, que o professor assume uma grande responsabilidade como mediador, acompanhando o processo de aprendizagem do aluno, bem como seu universo, sua história, sua cultura, onde no projeto essas características são apresentadas por meio de talentos. Da mesma forma o professor precisa ter um foco, uma meta na execução de seu ensino, pois sua intencionalidade pedagógica é que guiará suas ações.

Toda ação deve adequar-se a realidade do aluno. Toda a comunidade escolar têm suas características próprias e particularidades e estas é que favorecerão o espaço de aprendizagem. Se a realidade de sua comunidade for, por exemplo, tecnologias que projetos para a comunidade escolar irei desenvolver? Ao respondermos esta pergunta, iremos traçar ações de nosso processo pedagógico por meio de projetos que leve em consideração a realidade escolar, as condições do alunado  e preparo do corpo docente.

Notamos assim que de fato trabalhar com projetos requer analisar nossas ações pedagógicas. Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, nunca ficará sozinho, mas ele aprende e se desenvolve com a interação com os meios ao seu redor. E nesta metodologia de ensino, o mais importante não é o tema, mas como ele vai ser trabalhado, nesse sentido, é necessário estimular a todos e não apenas alguns alunos, ou alguns professores. No entanto, se todos se envolverem de forma ativa e participativa, o aprendizado será eficiente, pois é construído em conjunto e será rico e gratificante para todos.


 Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário