quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O Pedagogo nas Organizações não Escolares



Hoje o profissional de pedagogia contribui para mudanças significativas em nossa sociedade. Infelizmente as pessoas ainda não estão totalmente informadas sobre sua atuação em âmbito não escolar. Essa dificuldade se dá principalmente quando busca entender sua identidade profissional

O pedagogo é um profissional múltiplo, versátil, dinâmico que norteia a prática educativa, utilizando de subsídios pedagógicos para o desenvolvimento das pessoas. Além de atuar em instituições escolares, o mesmo também educa nas organizações complementando as aprendizagens ali realizadas.

Hoje olhamos para um mercado de trabalho competitivo, onde a seleção é realizada com certo rigor, dando preferências a profissionais capacitados e qualificados. Nesse sentido, o pedagogo atua nas capacitações, relações interpessoais, educando valores, por meio de treinamento. Desta forma, o mesmo auxilia na formação e desenvolvimento de habilidades que será fundamental em suas atividades profissionais e na sua condição humana.

As  empresas procuram pessoas criativas, dinâmicas, flexíveis a mudanças. Neste respeito, o pedagogo como profissional da educação irá articular nesse processo de aprendizagem, auxiliando gestores na construção de mecanismos e projetos que atendam a esses desafios do mundo em fase de processo de construção.

Para buscar esses resultados, seria ideal programar projetos educacionais, planejar cursos de aperfeiçoamento, oficinas de treinamento, pesquisas, avaliando o desempenho realizado em prol de melhorias da cultura organizacional. Para tanto, deve-se apegar aos diagnósticos realizados, rever as necessidades e elaborar o planejamento de ação.

Notamos assim que o profissional pedagogo mostra ser um mediador do processo educativo nas empresas e outras instituições não escolares. Nesses espaços o mesmo desenvolve mecanismos com objetivos de educar o ser humano na busca de uma formação continuada, e é exatamente neste aspecto que atua em diferentes espaços como ONGs, hospitais, clubes, indústrias, e órgãos privados, o mesmo caracteriza-se como um construtor de aprendizagens, mostrando que ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas também construí-lo, para que os discentes percebam que o conhecimento assimilado é significativo para o seu mundo, sua vivência, promovendo a sua qualificação humana e profissional.

Infelizmente, o mercado precisa ainda buscar compreender a importância dos serviços educacionais por meio deste profissional da educação, formado em Pedagogia, inclusive nas organizações. O mesmo tem capacidade de estimular gestores de organizações de forma a promover um clima motivacional. O pedagogo como articulador de aprendizagem, por meio de suas atuações em várias facetas dentro de uma empresa, contribuirá para a produtividade esperada por elas próprias. Nesse sentido, faz-se necessário este profissional nas organizações não escolares.

Por: Carlos Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário