terça-feira, 10 de setembro de 2013

A função social da escola



Hoje precisamos entender, qual é a função social da escola, compreender se ela realmente está cumprindo a sua função como agente de intervenção na sociedade. Para que de fato isto aconteça a mesma precisa ter objetivos bem definidos para que desta forma cumpra bem com seu papel social.

Nesse sentido, entra em questão a atuação da equipe pedagógica e seu desempenho na qualidade de ensino na escola, onde existe a necessidade urgente de que os coordenadores pedagógicos não fixam apenas a questões burocráticas, elaborando horários de aulas e ficar nos corredores da escola procurando conter a indisciplina dos alunos que saem das salas durante as aulas, e enquanto isso os professores ficam sem acompanhamento.
 A equipe pedagógica tem o papel primordial no desempenho dos professores, o acompanhamento é sua tarefa principal, dando suporte ao professor elogiando, incentivando os avanços e conquistas dos mesmos.

Nesta mesma perspectiva entra a figura do professor, onde este estabelece condições que favoreçam o aprendizado do aluno, no sentido do mesmo compreender o que está sendo ministrado.

Desta forma, entra o planejamento como fundamental para o desenvolvimento do trabalho do professor, tendo importância o planejamento sistemático e contextualizado com a realidade do aluno.

Caracterizamos aqui a equipe pedagógica e a atuação do professor. No entanto, a ação do gestor ganha crédito no que refere à sua cultura organizacional. Neste quesito será fundamental para o sucesso o fracasso no condicionamento das atividades da escola.

O gestor precisa conquistar o respeito e admiração da maioria de seus funcionários, e também de seus alunos, quando tem esse respeito, apesar das dificuldades os professores terão prazer em ensinar e os alunos em aprender.

A escola cumpre sua função social por proporcionar aos alunos meios de adquirir o “conhecimento e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas”, que será fundamental para as necessidades sociais dos alunos. (LIBÂNEO, 2005)

Podemos caracterizar a função social da escola como formação humana, formação do sujeito social e as funções práticas da escola, quando atendidas, estes pressupostos, estamos cumprindo juntamente com a instituição escolar sua função social.

Por: Carlos Fernando

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