Hoje precisamos
entender, qual é a função social da escola, compreender se ela realmente está
cumprindo a sua função como agente de intervenção na sociedade. Para que de fato
isto aconteça a mesma precisa ter objetivos bem definidos para que desta forma
cumpra bem com seu papel social.
Nesse sentido, entra em
questão a atuação da equipe pedagógica e seu desempenho na qualidade de ensino
na escola, onde existe a necessidade urgente de que os coordenadores
pedagógicos não fixam apenas a questões burocráticas, elaborando horários de
aulas e ficar nos corredores da escola procurando conter a indisciplina dos
alunos que saem das salas durante as aulas, e enquanto isso os professores
ficam sem acompanhamento.
A equipe pedagógica tem o papel primordial no
desempenho dos professores, o acompanhamento é sua tarefa principal, dando
suporte ao professor elogiando, incentivando os avanços e conquistas dos
mesmos.
Nesta mesma perspectiva
entra a figura do professor, onde este estabelece condições que favoreçam o
aprendizado do aluno, no sentido do mesmo compreender o que está sendo
ministrado.
Desta forma, entra o
planejamento como fundamental para o desenvolvimento do trabalho do professor,
tendo importância o planejamento sistemático e contextualizado com a realidade
do aluno.
Caracterizamos aqui a
equipe pedagógica e a atuação do professor. No entanto, a ação do gestor ganha
crédito no que refere à sua cultura organizacional. Neste quesito será fundamental
para o sucesso o fracasso no condicionamento das atividades da escola.
O gestor precisa
conquistar o respeito e admiração da maioria de seus funcionários, e também de
seus alunos, quando tem esse respeito, apesar das dificuldades os professores terão
prazer em ensinar e os alunos em aprender.
A escola cumpre sua função
social por proporcionar aos alunos meios de adquirir o “conhecimento e o
desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas”, que será fundamental
para as necessidades sociais dos alunos. (LIBÂNEO, 2005)
Podemos caracterizar a
função social da escola como formação humana, formação do sujeito social e as
funções práticas da escola, quando atendidas, estes pressupostos, estamos
cumprindo juntamente com a instituição escolar sua função social.
Por: Carlos Fernando
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