quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O que está envolvido em Educação de Qualidade?



Para falar em  “Qualidade da educação”, alguns fatores devem ser  levados em conta, como características da gestão financeira, administrativa e pedagógica, bem como a maneira como todos os envolvidos pela escola tem sobre seu trabalho e como encaram a finalidade e trabalho nela desenvolvido.
Definir fatores de qualidade não se refere apenas como caracterizar uma identificação para as condições mínimas que são essenciais para uma educação de qualidade, embora haja essa definição. No entanto, devem – se levar em consideração as condições que articulam com a natureza da instituição da vida de crianças, adolescentes e jovens. 
Há de estabelecer vários critérios além das condições para uma definição sobre uma educação de qualidade, visto que para uma qualidade na educação é necessário uma construção de fatores como validade, credibilidade, incorruptividade, comparatividade.
Nas pesquisas realizadas a UNESCO entende como um “fenômeno complexo e multifacetário a ser compreendido por diversas perspectivas.” A unesco  aponta dimensões para temos uma educação de qualidade, entre elas a pedagógica, a cultural, a social e a financeira, sendo a pedagógica fundamental, principalmente quando o currículo é cumprido de forma eficaz.
A produção de uma educação de qualidade  envolve também características externas, como as extra-escolares, onde está envolvido políticas públicas, programas compensatórios e projetos escolares. Essa caracterização vai ajudar em questões sociais como drogas, violência, trabalho infantil, transporte escolar, racismo dentre outros.
Tudo que ocorre na escola, como  o que contém na escola ajuda em sua definição de qualidade na educação. Está envolvida a estrutura e as características da escola, os projetos desenvolvidos, o ambiente educacional, o clima educacional, o projeto pedagógico da escola. Também neste aspecto podemos citar a gestão, sua prática pedagógica, as formas de tomada de decisões e a integração com  a comunidade.
A existência de salas compatíveis às atividades realizadas na escola, ambiente escolar adequado as atividade de ensino, também adequado às atividades recreativas e de lazer, a realização de práticas desportivas e culturais, biblioteca com espaço físico apropriado para a leitura, também consulta ao acervo, estudo individual e pesquisa online. Tudo isso aqui mencionado é considerado mínimo para uma educação de qualidade, além de outros que são definidos conforme particularidade de cada ambiente ou sistema educacional de ensino.
A organização da escola também está entre os meios de buscarmos uma educação de qualidade, as condições de trabalho, sua relação com os alunos, a comunidade e com os profissionais de educação. Levando em consideração a resolução de problemas, o planejamento. No que refere a gestão, a  democrática têm sido fundamental para conseguir estes pressupostos.
Podemos então concluir nestas considerações que muitos fatores estão envolvidos para uma educação de qualidade, aqui foi abordado alguns pontos, além  da valorização profissional e progresso de carreira. Se todos esses fatores fossem aprimorados e cumpridos, teríamos resultados positivos em nosso país.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

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