Para
falar em “Qualidade da educação”, alguns
fatores devem ser levados em conta, como
características da gestão financeira, administrativa e pedagógica, bem como a
maneira como todos os envolvidos pela escola tem sobre seu trabalho e como
encaram a finalidade e trabalho nela desenvolvido.
Definir
fatores de qualidade não se refere apenas como caracterizar uma identificação
para as condições mínimas que são essenciais para uma educação de qualidade,
embora haja essa definição. No entanto, devem – se levar em consideração as
condições que articulam com a natureza da instituição da vida de crianças,
adolescentes e jovens.
Há
de estabelecer vários critérios além das condições para uma definição sobre uma
educação de qualidade, visto que para uma qualidade na educação é necessário
uma construção de fatores como validade, credibilidade, incorruptividade,
comparatividade.
Nas
pesquisas realizadas a UNESCO entende como um “fenômeno complexo e
multifacetário a ser compreendido por diversas perspectivas.” A unesco aponta dimensões para temos uma educação de
qualidade, entre elas a pedagógica, a cultural, a social e a financeira, sendo
a pedagógica fundamental, principalmente quando o currículo é cumprido de forma
eficaz.
A
produção de uma educação de qualidade envolve também características externas, como
as extra-escolares, onde está envolvido políticas públicas, programas
compensatórios e projetos escolares. Essa caracterização vai ajudar em questões
sociais como drogas, violência, trabalho infantil, transporte escolar, racismo
dentre outros.
Tudo
que ocorre na escola, como o que contém
na escola ajuda em sua definição de qualidade na educação. Está envolvida a
estrutura e as características da escola, os projetos desenvolvidos, o ambiente
educacional, o clima educacional, o projeto pedagógico da escola. Também neste
aspecto podemos citar a gestão, sua prática pedagógica, as formas de tomada de
decisões e a integração com a
comunidade.
A
existência de salas compatíveis às atividades realizadas na escola, ambiente
escolar adequado as atividade de ensino, também adequado às atividades
recreativas e de lazer, a realização de práticas desportivas e culturais,
biblioteca com espaço físico apropriado para a leitura, também consulta ao
acervo, estudo individual e pesquisa online. Tudo isso aqui mencionado é
considerado mínimo para uma educação de qualidade, além de outros que são
definidos conforme particularidade de cada ambiente ou sistema educacional de
ensino.
A
organização da escola também está entre os meios de buscarmos uma educação de
qualidade, as condições de trabalho, sua relação com os alunos, a comunidade e
com os profissionais de educação. Levando em consideração a resolução de
problemas, o planejamento. No que refere a gestão, a democrática têm sido fundamental para
conseguir estes pressupostos.
Podemos
então concluir nestas considerações que muitos fatores estão envolvidos para
uma educação de qualidade, aqui foi abordado alguns pontos, além da valorização profissional e progresso de
carreira. Se todos esses fatores fossem aprimorados e cumpridos, teríamos resultados
positivos em nosso país.
Por:
Carlos Fernando de Oliveira Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário