Com certeza um bom
preparo do professor no domínio das matérias que ensina, também da metodologia
que emprega, têm sido fundamental para a aprendizagem dos alunos. No entanto, a
personalidade do professor contribui para os resultados almejados além de sua
postura profissional que também é fundamental. Até que ponto o professor está
dissociando essas características conjuntados, em prol de uma educação de
qualidade ?
O docente que tem uma
visão educacional compreende os objetivos educacionais da sua profissão e dos
propósitos relativos a formação intelectual e moral dos alunos, que entende e
demonstra um interesse sincero na preparação cultural dos alunos para a vida
adulta, ensinando por exemplo senso de responsabilidade e compromisso, este
profissional terá iniciado um longo e satisfatório aproveitamento educacional
de seus alunos.
Ser professor é mostrar
seriedade profissional e isso é manifestado quando o mesmo compreende o seu
papel de instrumentalizar os alunos na conquista dos conhecimentos necessários
a sua vida cotidiana, onde envolve ter uma visão das ações sociais, superação
de obstáculos e busca de uma identidade profissional.
Esses objetivos serão
alcançados quando concretizados na prática, através das aulas bem preparadas,
onde o professor demonstra segurança nos conteúdos e na metodologia de ensino,
bem como no relacionamento pessoal com os alunos.
A seriedade
profissional está relacionada a esse respeito para com os alunos. Onde o
docente não deve negligenciar e descumprir com seus deveres, e deve estar
atento para o bom relacionamento humano com os alunos. Esse respeito é manifestado
no interesse pelo crescimento do aluno, no uso de uma linguagem compreensível,
no apoio às suas dificuldades e firme nas atitudes.
Da mesma forma o
ambiente escolar propicia um efeito estimulador nos alunos. Os docentes devem
trabalhar de forma integrada com os demais professores e direção da escola. A
direção por sua vez deve favorecer
maneiras de atrair os pais bem como a comunidade escolar para dentro da escola.
Desta forma irão ter compromisso com os objetivos e fundamentos educacionais da
escola ali inserida.
Em cada unidade
educacional haverá suas particularidades e problemas, quer seja de cunho pedagógico ou estrutural. No entanto, deve-se
manter uma escola bem aconchegante, arejada; a sala de aula bem atrativa com
portifólios e depoimentos dos alunos sobre suas atividades. Bom será o uso da
biblioteca para o incentivo a leitura, onde não existir uma biblioteca, poderá
ser providenciado uma sala com esta finalidade para que os mesmo tenham contato
com os materiais didáticos e paradidáticos disponíveis, mostrando para os
mesmos condições de avançarem nos estudos e que tenham uma visão ampla do próprio
espaço educacional ao qual faz parte.
Nesse sentido, projetos
educacionais com temáticas direcionadas ao respeito ao ambiente escolar, assim
como ao bem estar do aluno, devem ser constantes. É uma maneira de trabalhar
cidadania e democracia que são critérios fundamentais para o sucesso
educacional.
Por: Carlos Fernando
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