O curso de Pedagogia no
Brasil que foi criado em 1939, através do Decreto-Lei nº. 1.190, quando foi
organizada a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Desde
sua origem, ele esteve orientado para a formação do Pedagogo como docente, possibilitando
ao estudante um conjunto de conhecimentos que lhe garantisse a condição de
educador.
Com o passar do tempo houve
novas demandas educativas e o curso de Pedagogia passou a oferecer habilitações
de Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar e a
formar docentes para ministrar as disciplinas pedagógicas do curso magistério
de 2º Grau. Houve muitos movimentos, tanto de professores como de grupos
estudantis, no sentido de se definir a identidade desse profissional ligado à
sua área de atuação, bem como seu campo de trabalho.
No Congresso Estadual de
Estudantes de Pedagogia de São Paulo realizado em 1967, os estudantes
reclamavam providências com relação ao campo de trabalho do licenciado em
Pedagogia.
E esses estudantes iam muito
além quando recomendava, em caráter efetivo, a criação de cargos e funções
através dos quais profissionais aptos – os licenciados em Pedagogia – poderiam
suprir necessidades educacionais da realidade brasileira nos seguintes setores:
planejamento educacional, TV educativa, instrução programada, educação de
adultos, formulação de uma filosofia de educação e reformulação de uma política
educacional, educação de excepcionais, especialização em níveis de ensino,
desenvolvimento de recursos humanos, atividades comunitárias, avaliação de
desempenho em escolas e empresas, administração de pessoal (análise e
classificação de cargos, recrutamento, seleção, colocação e treinamento de
pessoal).
Portanto, os estudantes
reivindicavam a inserção do Pedagogo também na empresa, trabalhando no
desenvolvimento de recursos humanos, avaliação de desempenho, administração de
pessoal que envolve análise de cargos, recrutamento de pessoal, tendo em vista
sua formação teórica e técnica na área educacional. Os estudantes daquela época
já sentiam que o Pedagogo também estava apto a assumir esses papéis e funções
na empresa.
Essa necessidade era
manifestada na própria realidade do mercado de trabalho e os estudantes tinham
esta percepção. Havia, portanto, a necessidade de se alterar a formação do
Pedagogo. No entanto, a legislação não levou tal demanda em consideração,
ficando assim aquela formação destinada aos cursos ofertados por outras
instituições, fora do Sistema Oficial de Ensino. Só recentemente vem se
ofertando aos Pedagogos interessados, cursos de Pós-Graduação, a título de
especialização, por algumas instituições de Ensino Superior.
Na década de 90 os cursos
começaram a ser reestruturados nas Universidades, incluindo as habilitações
para a docência em Educação Infantil e Educação Especial. A partir da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Curso de Pedagogia tem por
objetivo a formação de educadores capazes de analisar e intervir na realidade educacional,
garantindo-lhe sólidos conhecimentos das Ciências da Educação, por meio de
estudo das disciplinas de Fundamentos Teóricos da Educação. Assim, o curso
capacita o Pedagogo, enquanto profissional da educação, a conhecer e reconhecer
o trabalho pedagógico em sua totalidade, visando a torná-lo um articulador e
organizador do processo pedagógico onde ele ocorrer, buscando sempre a melhoria
da qualidade de ensino e aprendizagem.
Portanto, o curso de
Pedagogia forma, hoje, um Pedagogo professor, capaz de conciliar reflexão
crítica e visão ampla sobre educação sendo capaz de organizar e implementar
ações consistentes e eficazes que garantam aprendizagem.
A LDB/96 permite às
Universidades organizar seus currículos para atender às áreas emergentes da
sociedade, oferecendo disciplinas alternativas e núcleos temáticos, apostando
na necessidade que a sociedade está manifestando no sentido de se eliminar as
divisões e fragmentações que até então ocorreram nos espaços onde se desenvolve
o trabalho educativo.
O meio acadêmico reconhece
que o trabalho educativo atualmente deve ocorrer de forma coletiva e
interdisciplinar, criando uma visão integradora do trabalho pedagógico, com um
Pedagogo que desenvolva sua autonomia, criatividade e comprometimento com a
melhoria das condições da educação.
O Curso de Pedagogia tem por
objetivo a formação de educadores capazes de analisar e intervir na realidade
educacional, garantindo-lhe sólidos conhecimentos das Ciências da Educação, por
meio de estudo das disciplinas de Fundamentos Teóricos da Educação. Assim, o
curso capacita o Pedagogo, enquanto profissional da educação, a conhecer e
reconhecer o trabalho pedagógico em sua totalidade, visando a torná-lo um
articulador e organizador do processo pedagógico onde ele ocorrer, buscando
sempre a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
Fonte: primecursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário