segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Contexto Histórico da Pedagogia



O curso de Pedagogia no Brasil que foi criado em 1939, através do Decreto-Lei nº. 1.190, quando foi organizada a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Desde sua origem, ele esteve orientado para a formação do Pedagogo como docente, possibilitando ao estudante um conjunto de conhecimentos que lhe garantisse a condição de educador.

Com o passar do tempo houve novas demandas educativas e o curso de Pedagogia passou a oferecer habilitações de Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar e a formar docentes para ministrar as disciplinas pedagógicas do curso magistério de 2º Grau. Houve muitos movimentos, tanto de professores como de grupos estudantis, no sentido de se definir a identidade desse profissional ligado à sua área de atuação, bem como seu campo de trabalho.

No Congresso Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo realizado em 1967, os estudantes reclamavam providências com relação ao campo de trabalho do licenciado em Pedagogia.

E esses estudantes iam muito além quando recomendava, em caráter efetivo, a criação de cargos e funções através dos quais profissionais aptos – os licenciados em Pedagogia – poderiam suprir necessidades educacionais da realidade brasileira nos seguintes setores: planejamento educacional, TV educativa, instrução programada, educação de adultos, formulação de uma filosofia de educação e reformulação de uma política educacional, educação de excepcionais, especialização em níveis de ensino, desenvolvimento de recursos humanos, atividades comunitárias, avaliação de desempenho em escolas e empresas, administração de pessoal (análise e classificação de cargos, recrutamento, seleção, colocação e treinamento de pessoal).

Portanto, os estudantes reivindicavam a inserção do Pedagogo também na empresa, trabalhando no desenvolvimento de recursos humanos, avaliação de desempenho, administração de pessoal que envolve análise de cargos, recrutamento de pessoal, tendo em vista sua formação teórica e técnica na área educacional. Os estudantes daquela época já sentiam que o Pedagogo também estava apto a assumir esses papéis e funções na empresa.

Essa necessidade era manifestada na própria realidade do mercado de trabalho e os estudantes tinham esta percepção. Havia, portanto, a necessidade de se alterar a formação do Pedagogo. No entanto, a legislação não levou tal demanda em consideração, ficando assim aquela formação destinada aos cursos ofertados por outras instituições, fora do Sistema Oficial de Ensino. Só recentemente vem se ofertando aos Pedagogos interessados, cursos de Pós-Graduação, a título de especialização, por algumas instituições de Ensino Superior.

Na década de 90 os cursos começaram a ser reestruturados nas Universidades, incluindo as habilitações para a docência em Educação Infantil e Educação Especial. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Curso de Pedagogia tem por objetivo a formação de educadores capazes de analisar e intervir na realidade educacional, garantindo-lhe sólidos conhecimentos das Ciências da Educação, por meio de estudo das disciplinas de Fundamentos Teóricos da Educação. Assim, o curso capacita o Pedagogo, enquanto profissional da educação, a conhecer e reconhecer o trabalho pedagógico em sua totalidade, visando a torná-lo um articulador e organizador do processo pedagógico onde ele ocorrer, buscando sempre a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

Portanto, o curso de Pedagogia forma, hoje, um Pedagogo professor, capaz de conciliar reflexão crítica e visão ampla sobre educação sendo capaz de organizar e implementar ações consistentes e eficazes que garantam aprendizagem.

A LDB/96 permite às Universidades organizar seus currículos para atender às áreas emergentes da sociedade, oferecendo disciplinas alternativas e núcleos temáticos, apostando na necessidade que a sociedade está manifestando no sentido de se eliminar as divisões e fragmentações que até então ocorreram nos espaços onde se desenvolve o trabalho educativo.

O meio acadêmico reconhece que o trabalho educativo atualmente deve ocorrer de forma coletiva e interdisciplinar, criando uma visão integradora do trabalho pedagógico, com um Pedagogo que desenvolva sua autonomia, criatividade e comprometimento com a melhoria das condições da educação.

O Curso de Pedagogia tem por objetivo a formação de educadores capazes de analisar e intervir na realidade educacional, garantindo-lhe sólidos conhecimentos das Ciências da Educação, por meio de estudo das disciplinas de Fundamentos Teóricos da Educação. Assim, o curso capacita o Pedagogo, enquanto profissional da educação, a conhecer e reconhecer o trabalho pedagógico em sua totalidade, visando a torná-lo um articulador e organizador do processo pedagógico onde ele ocorrer, buscando sempre a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

Fonte: primecursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário