O diagnóstico
para uma aprendizagem significativa é realizada principalmente como suporte
para o ensino, e isso pode ser organizado no planejamento; que pode ser tanto da
escola como do professor. Com base nas informações, os conteúdos serão
ministrados para os alunos de forma instrumentalizada para sua vivência
prática.
No entanto,
para a eficácia desse planejamento, é necessário informações com suas experiências
de vida, habilidades de estudos, conhecimentos anteriores e nível de
aprendizagem. Essa medida ajudará o professor a planejar o seu ensino, com
introdução de novos conhecimentos.
Já há
casos em que depende de conhecimentos sócio –econômicos, e sócio –culturais. São
informações relativas às condições de vida e trabalho, que servirá de apoio
pedagógico para o trabalho docente. Neste pressuposto é primordial que o
professor seja um profissional capaz de extrair dos alunos essas informações
cotidianas.
Todo
esse planejamento servirá para que o ensino esteja adequado à realidade dos
alunos. Há vários tipos de alunos conforme suas condições sócio- culturais, por
exemplo, aqueles cursos de formação profissional encontramos um público interessado
em qualificar-se nas suas áreas musicais, já outros como algumas senhoras
buscam aprimorar-se em algumas áreas como Copa e Cozinha. São dois públicos
diferentes com situações e condições de aprendizagem diferenciadas; logo o
planejamento para essas áreas deverá ser adequado a cada realidade existente.
Não iremos
encontrar o aluno pronto para o nosso planejamento de ensino, de modo que os
planos devem ser reformulados ou adequados a cada situação de aprendizagem que
muda conforme as circunstâncias, espaço, saberes adquiridos e nível de
aprendizado.
Nesse
sentido, o professor não pode justificar o fracasso dos alunos por suas origens
ou por falta de base anterior. Da mesma forma, que não pode alegar que os alunos
são dispersos, visto que cabe ao mestre que é gestor de sua sala de aula criar
condições e motivações para manter os alunos concentrados no seu processo de
ensino.
Desse
modo, devemos analisar as condições, as vivências dos alunos para que
planeje o ensino. O professor qual articulador deve adequar-se à realidade
de seu aluno, propiciando meios e metodologias para que os conteúdos sejam
ministrados e assimilados por eles conforme suas condições e níveis de
aprendizagem.
Por:
Carlos Fernando
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