segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Condições para uma aprendizagem

O diagnóstico para uma aprendizagem significativa é realizada principalmente como suporte para o ensino, e isso pode ser organizado no planejamento; que pode ser tanto da escola como do professor. Com base nas informações, os conteúdos serão ministrados para os alunos de forma instrumentalizada para sua vivência prática.
No entanto, para a eficácia desse planejamento, é necessário informações com suas experiências de vida, habilidades de estudos, conhecimentos anteriores e nível de aprendizagem. Essa medida ajudará o professor a planejar o seu ensino, com introdução de novos conhecimentos.
Já há casos em que depende de conhecimentos sócio –econômicos, e sócio –culturais. São informações relativas às condições de vida e trabalho, que servirá de apoio pedagógico para o trabalho docente. Neste pressuposto é primordial que o professor seja um profissional capaz de extrair dos alunos essas informações cotidianas.
Todo esse planejamento servirá para que o ensino esteja adequado à realidade dos alunos. Há vários tipos de alunos conforme suas condições sócio- culturais, por exemplo, aqueles cursos de formação profissional encontramos um público interessado em qualificar-se nas suas áreas musicais, já outros como algumas senhoras buscam aprimorar-se em algumas áreas como Copa e Cozinha. São dois públicos diferentes com situações e condições de aprendizagem diferenciadas; logo o planejamento para essas áreas deverá ser adequado a cada realidade existente.
Não iremos encontrar o aluno pronto para o nosso planejamento de ensino, de modo que os planos devem ser reformulados ou adequados a cada situação de aprendizagem que muda conforme as circunstâncias, espaço, saberes adquiridos e nível de aprendizado.
Nesse sentido, o professor não pode justificar o fracasso dos alunos por suas origens ou por falta de base anterior. Da mesma forma, que não pode alegar que os alunos são dispersos, visto que cabe ao mestre que é gestor de sua sala de aula criar condições e motivações para manter os alunos concentrados no seu processo de ensino.
Desse modo, devemos analisar as condições, as vivências dos alunos para que planeje o ensino. O professor qual articulador deve adequar-se à realidade de seu aluno, propiciando meios e metodologias para que os conteúdos sejam ministrados e assimilados por eles conforme suas condições e níveis de aprendizagem.

Por: Carlos Fernando

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