quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Compreendendo a educação por meio da história

Atualmente todos nós como educadores, vivenciamos momentos de ressignificação de nossas ações sociais, políticas e pedagógicas. Por meio das escolas possuímos uma grande responsabilidade com a formação integral dos estudantes independente de classe social, onde os mesmos conhecem seus direitos e deveres; desta maneira participam nas decisões da comunidade.
Nossos alunos necessitam de estímulos, cooperação, solidariedade, responsabilidades e cidadania que nos fazem humanos solidários e autônomos. Em nossa comunidade escolar, observamos a necessidade de uma educação constante e intencional, onde muitos de nós podemos tomar decisões no bairro ou município de nossa localidade, bem como em decisões relacionadas a saúde ou meio ambiente.
Todos nós como educadores temos responsabilidades sociais, vivências, práticas pedagógicas, experiências de situações escolares, experiências de projetos na comunidade ou na igreja, enfim somos educadores em formação e podemos contribuir para educar socialmente nós mesmos e a sociedade. A nossa convivência diária nos espaços escolares nos propiciam desenvolver práticas educativas e de responsabilidade social.
Devemos lembrar que a escola é uma instituição social e que sua principal atividade é o ensino e a aprendizagem. Hoje somos rodeados de instituições que de alguma forma trabalha as práticas sociais por fazer parte de uma sociedade, como igrejas, hospitais dentre outras. No entanto, vivemos em uma sociedade em constante mudança, quer seja tecnológica, quer seja de caráter social. Deste modo, as escolas passaram a ter um função voltada para as diferenças, as diversidades culturais e também o desenvolvimento de práticas de uma gestão que seja democrática.
Quando analisamos os processos educativos que ocorreram no passado, suas vivências, suas tradições, crenças, maneiras de falar, ou seja, a socialização das memórias com a convivência diária, nos ajudará a conhecer como fomos constituídos, o que somos e como agimos em nossa cultura.
Com o passar do tempo, muitos acontecimentos foram significativos para a educação que vivenciamos e praticamos atualmente. E as escolas vivem momentos de ressignificação das funções sociais, políticas e pedagógicas. Muitas foram as transformações regionais, nacionais e locais que podem expressar os processos de ordem econômica e social. E como educadores utilizamos nossa capacidade de interpretar os processos de mudanças, que por sua vez fará com que demos continuidade nas mudanças sociais ou econômicas ou que possamos romper o processo.
Ao estudarmos a educação e a história, iremos enxergar nosso passado e compreender por que as civilizações se organizaram em prol de determinada ação. E nós podemos ser transformadores ou construtores de valores e princípios, ao utilizarmos essas informação úteis nas decisões que tomamos nessa sociedade em constante mudança.

Por: Carlos Fernando


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