Atualmente
todos nós como educadores, vivenciamos momentos de ressignificação de nossas
ações sociais, políticas e pedagógicas. Por meio das escolas possuímos uma
grande responsabilidade com a formação integral dos estudantes independente de
classe social, onde os mesmos conhecem seus direitos e deveres; desta maneira
participam nas decisões da comunidade.
Nossos
alunos necessitam de estímulos, cooperação, solidariedade, responsabilidades e
cidadania que nos fazem humanos solidários e autônomos. Em nossa comunidade
escolar, observamos a necessidade de uma educação constante e intencional, onde
muitos de nós podemos tomar decisões no bairro ou município de nossa
localidade, bem como em decisões relacionadas a saúde ou meio ambiente.
Todos
nós como educadores temos responsabilidades sociais, vivências, práticas
pedagógicas, experiências de situações escolares, experiências de projetos na
comunidade ou na igreja, enfim somos educadores em formação e podemos contribuir
para educar socialmente nós mesmos e a sociedade. A nossa convivência diária
nos espaços escolares nos propiciam desenvolver práticas educativas e de
responsabilidade social.
Devemos
lembrar que a escola é uma instituição social e que sua principal atividade é o
ensino e a aprendizagem. Hoje somos rodeados de instituições que de alguma
forma trabalha as práticas sociais por fazer parte de uma sociedade, como
igrejas, hospitais dentre outras. No entanto, vivemos em uma sociedade em
constante mudança, quer seja tecnológica, quer seja de caráter social. Deste
modo, as escolas passaram a ter um função voltada para as diferenças, as
diversidades culturais e também o desenvolvimento de práticas de uma gestão que
seja democrática.
Quando
analisamos os processos educativos que ocorreram no passado, suas vivências,
suas tradições, crenças, maneiras de falar, ou seja, a socialização das
memórias com a convivência diária, nos ajudará a conhecer como fomos
constituídos, o que somos e como agimos em nossa cultura.
Com
o passar do tempo, muitos acontecimentos foram significativos para a educação
que vivenciamos e praticamos atualmente. E as escolas vivem momentos de
ressignificação das funções sociais, políticas e pedagógicas. Muitas foram as
transformações regionais, nacionais e locais que podem expressar os processos
de ordem econômica e social. E como educadores utilizamos nossa capacidade de
interpretar os processos de mudanças, que por sua vez fará com que demos
continuidade nas mudanças sociais ou econômicas ou que possamos romper o
processo.
Ao
estudarmos a educação e a história, iremos enxergar nosso passado e compreender
por que as civilizações se organizaram em prol de determinada ação. E nós
podemos ser transformadores ou construtores de valores e princípios, ao
utilizarmos essas informação úteis nas decisões que tomamos nessa sociedade em
constante mudança.
Por:
Carlos Fernando
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