Nas
escolas atuais é necessário que se trabalhe tendo em vista a qualidade da
educação, isso principalmente ao tratar com o corpo docente a necessidade de termos
essa visão para resgatarmos o ponto do direito a educação como direito de
todos. A educação escolar é fundamentada na cidadania e tal princípio é
indispensável para a participação de todos nos espaços políticos e sociais e
para o ingresso no mundo do trabalho.
Para
que essa cidadania ocorra de certa forma é necessária uma atuação gestora que
tenha como meta, satisfazer as necessidades cognitivas e também psicosociais
dos alunos ao desenvolver atividades que resgatem os valores que foram
norteados na sua convivência nos afazeres em sua vida e que contribuam para
socializar este conhecimento no ambiente escolar.
Como
já diz a Constituição Federal, a educação é um direito de todos e tem bases nas
leis educacionais, como a LDB e outros.
Agora cabe ao gestor assumir a liderança em efetivar esse direito e mostrar
para toda a comunidade escolar e o público que ainda vai fazer parte da mesma
que realmente dentro dos sistemas escolares esse direito e concretizado.
Infelizmente
aqui no Brasil, há uma autoridade autocrática que se reflete desde os
governantes políticos, dos sistemas educacionais de ensino e também nos
gestores escolares. É uma tradição elitizada onde o direito à educação fica
apenas para alguns, somente para as camadas privilegiadas.
Se
as leis cumprissem o seu objetivo
teríamos uma educação de qualidade voltada para o direito de todos à educação.
Por exemplo, aqui em nosso país o ensino fundamental é obrigatório para os
jovens de 7 a 14 anos, gratuito para todos e pode até recorrer a justiça em
busca de uma vaga. E na lei quando diz gratuito para todos, significa dizer que
independe de idade, pode ser um jovem, adulto ou idoso, todos tem este direito
que é subjetivo e quando não atendidas pelos
gestores ou sistemas de ensino, os mesmos podem exigir das autoridades
competentes para terem seu direito atendido.
A
qualidade de ensino é construída sempre por meios de conteúdos ministrados ou
vivenciados, mais também está em busca de uma qualidade cada vez melhor. Mesmo
satisfazendo alguns requisitos sempre será uma meta um alvo, não só pelo
conhecimento adquirido mais também pelo histórico que isso irá proporcionar.
Pois Qualidade não se adquire com instruções ou orientações transmitidas mais
pela busca em cumprir o que foi aprendido em busca de um resultado cada vez
melhor.
Quando
falamos em qualidade no ensino, tendo em vista o direito à educação referimos
aqui também aos docentes, pois qualidade está relacionada a profissionais com
formação específica, abrangendo desde metodologias de ensino e também formação
continuada. Esta formação continuada pode ser realizada dentre da instituição
de ensino como fora dela. No interior da escola, é o pedagogo como coordenador
pedagógico que faz essa formação, transmitindo informações e sugestões para
aprimorar o ensino nas salas de aulas. A outra forma de formação continuada é
aquela realizada de forma externa onde o coordenador junto com direção
organizam eventos educativos para socializar seus professores em prol de
conhecimentos ou capacitações presenciais ou até mesmo à distância oferecendo
suporte pedagógico e também uma qualificação específica por área. Para que o
ensino dos professores se torne pública, faz-se necessário uma socialização dos
conhecimentos que isso pode ser realizado por meio de projetos ou atividades
sócio-culturais desenvolvidos na escola. O conhecimento abrangido como uma
qualidade de ensino se manifesta com mais ênfase na área secular, nos meio
comunicativos, no lazer e de várias maneiras de modo que este conhecimento se
torne socializado nesta sociedade mundializada.
No
entanto, para que os professores socializem seus projetos tornando este
conhecimento público, é necessário um embasamento pedagógico fundamentado.
Neste proceder surge o projeto pedagógico da escola que construído coletivamente
pelos professores, dará uma oportunidade para todos contribuírem para
propiciarem uma educação de qualidade e consequentemente para todos, por que
este projeto pedagógico é uma visão do todo da sociedade, registrado em forma
de documento para satisfazer as necessidades especificas da comunidade escolar.
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