quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Atuação dos Gestores em prol de uma Educação de Qualidade



Nas escolas atuais é necessário que se trabalhe tendo em vista a qualidade da educação, isso principalmente ao tratar com o corpo docente a necessidade de termos essa visão para resgatarmos o ponto do direito a educação como direito de todos. A educação escolar é fundamentada na cidadania e tal princípio é indispensável para a participação de todos nos espaços políticos e sociais e para o ingresso no mundo do trabalho.
Para que essa cidadania ocorra de certa forma é necessária uma atuação gestora que tenha como meta, satisfazer as necessidades cognitivas e também psicosociais dos alunos ao desenvolver atividades que resgatem os valores que foram norteados na sua convivência nos afazeres em sua vida e que contribuam para socializar este conhecimento no ambiente escolar.
Como já diz a Constituição Federal, a educação é um direito de todos e tem bases nas leis educacionais, como  a LDB e outros. Agora cabe ao gestor assumir a liderança em efetivar esse direito e mostrar para toda a comunidade escolar e o público que ainda vai fazer parte da mesma que realmente dentro dos sistemas escolares esse direito e concretizado.
Infelizmente aqui no Brasil, há uma autoridade autocrática que se reflete desde os governantes políticos, dos sistemas educacionais de ensino e também nos gestores escolares. É uma tradição elitizada onde o direito à educação fica apenas para alguns, somente para as camadas privilegiadas.
Se as leis   cumprissem o seu objetivo teríamos uma educação de qualidade voltada para o direito de todos à educação. Por exemplo, aqui em nosso país o ensino fundamental é obrigatório para os jovens de 7 a 14 anos, gratuito para todos e pode até recorrer a justiça em busca de uma vaga. E na lei quando diz gratuito para todos, significa dizer que independe de idade, pode ser um jovem, adulto ou idoso, todos tem este direito que é subjetivo e quando não atendidas pelos  gestores ou sistemas de ensino, os mesmos podem exigir das autoridades competentes para terem seu direito atendido.
A qualidade de ensino é construída sempre por meios de conteúdos ministrados ou vivenciados, mais também está em busca de uma qualidade cada vez melhor. Mesmo satisfazendo alguns requisitos sempre será uma meta um alvo, não só pelo conhecimento adquirido mais também pelo histórico que isso irá proporcionar. Pois Qualidade não se adquire com instruções ou orientações transmitidas mais pela busca em cumprir o que foi aprendido em busca de um resultado cada vez melhor.
Quando falamos em qualidade no ensino, tendo em vista o direito à educação referimos aqui também aos docentes, pois qualidade está relacionada a profissionais com formação específica, abrangendo desde metodologias de ensino e também formação continuada. Esta formação continuada pode ser realizada dentre da instituição de ensino como fora dela. No interior da escola, é o pedagogo como coordenador pedagógico que faz essa formação, transmitindo informações e sugestões para aprimorar o ensino nas salas de aulas. A outra forma de formação continuada é aquela realizada de forma externa onde o coordenador junto com direção organizam eventos educativos para socializar seus professores em prol de conhecimentos ou capacitações presenciais ou até mesmo à distância oferecendo suporte pedagógico e também uma qualificação específica por área. Para que o ensino dos professores se torne pública, faz-se necessário uma socialização dos conhecimentos que isso pode ser realizado por meio de projetos ou atividades sócio-culturais desenvolvidos na escola. O conhecimento abrangido como uma qualidade de ensino se manifesta com mais ênfase na área secular, nos meio comunicativos, no lazer e de várias maneiras de modo que este conhecimento se torne socializado nesta sociedade mundializada.
No entanto, para que os professores socializem seus projetos tornando este conhecimento público, é necessário um embasamento pedagógico fundamentado. Neste proceder surge o projeto pedagógico da escola que construído coletivamente pelos professores, dará uma oportunidade para todos contribuírem para propiciarem uma educação de qualidade e consequentemente para todos, por que este projeto pedagógico é uma visão do todo da sociedade, registrado em forma de documento para satisfazer as necessidades especificas da comunidade escolar.


Por: Carlos Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário