O
Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) está inserido no Plano de
Metas Compromisso pela Educação do Ministério da Educação.O ideb já alcançou um
ritmo bom e poderá chegar a uma média superior a seis em 2022 que é a meta para
o Brasil. Com o ideb os sistemas municipais, estaduais e federais de ensino tem
metas a cumprir, essa nota seis foi a média obtida pelos países desenvolvidos
que ficaram entre os 20 melhores do mundo.
A
partir dos indicadores do ideb, o MEC ofereceu apoio técnico e financeiro aos
municípios com índices insuficientes de qualidade de ensino. O aporte de
recursos se deu a partir da adesão ao Compromisso Todos pela Educação e da
elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR).
No
interior do PDE, existe o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que
prevê a elaboração pelos estados e municípios do Plano de Ações Articuladas.
O
Plano de Ações Articuladas(PAR) é uma ferramenta de planejamento da política
nacional de educação do Brasil, foi gerida pelo MEC e instituído pelo Decreto 6094/2007, que
trata do Compromisso Todos pela Educação, já comentado aqui. O PAR é o conjunto
articulado de ações, apoiado financeiramente pelo Ministério da Educação, que
visa o cumprimento das metas do compromisso já citado. Para a sua elaboração,
os estados e municípios devem
inicialmente realizar um diagnóstico minucioso da sua realidade local, e a
partir desse diagnóstico desenvolver um conjunto de ações que resulta no PAR.
O
MEC dispõe de recursos adicionais aos do FUNDEB para investir nas ações e
melhorias do ideb. O Compromisso Todos pela Educação propõe diretrizes e
estabelece metas para o ideb das escolas e das redes municipais e estaduais de
ensino, para assim continuar a receber recursos de apoio a esses programas,
dentre outros que surgem tendo em vista os indicadores do ideb.
Esses
programas implementados poderão melhorar a educação aqui em nossa região. Visto
que os índices do ideb, mostram a realidade educacional, tem como criar
estratégias educacionais ou verificar meios de buscar recursos para melhoria na
qualidade da educação. Os municípios poderão implementar o PAR para criar ações
de acordo com a realidade o município e adquirir recursos para desenvolver
essas ações.
Para
uma melhoria da qualidade da educação nas escolas é se suma importância um
trabalho coletivo e comprometimento de todos em prol das metas a serem
alcançadas. No interior das escolas poderiam ser desenvolvidas palestras ou
encontros para reflexão dos indicadores juntamente com os pais, alunos,
professores e demais profissionais da educação sobre o índice. Devemos também
levar em consideração que o ideb poderiam incluir outros aspectos para
implementar mudanças nas escolas e na educação prestada pelos educadores. Por
exemplo, o salário dos professores, o nível socioeconômico dos alunos, a
quantidade de alunos por sala, infraestrutura e assim por diante.
Se
queremos uma educação de qualidade além das metas estabelecidas dentro da
escola de caráter pedagógico para a melhoria dos índices do ideb, esses fatores
também devem ser levados em consideração. Que dizer da valorização dos
professores? Suas condições de trabalho e plano de carreira? Isto está
relacionado desde o número de alunos em sala de aula até equipamentos e
material pedagógico disponível em cada uma das áreas de formação. Também está
relacionada aos materiais pedagógicos e também a gestão das escolas públicas.
Se o governo criar meios de fornecer formação continuada de forma continua aos
gestores escolares, principalmente aos gestores pedagógicos, teríamos um grande
avanço neste sentido. Pois por pesquisas realizadas conforme constatei,
verifiquei que alguns coordenadores não sabem o ideb de suas escolas, mostrando
o despreparo pedagógico da parte de alguns.
Poderemos
ter índices mais elevados, mais não devemos olhar apenas para o interior das
escolas, mais também para fora dela. Pois o que acontece dentro da mesma é
reflexo das políticas públicas que são investidas e cumpridas, quando
satisfeitas poderemos sim ter a nota 6,0 como meta nacional.
Por: Carlos Fernando
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