quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Inteligências Múltiplas – O Ambiente de Estudo


O objetivo da teoria defendida por Gardner (1995), é que tenha uma aplicabilidade na escola, por meio de atividades que desenvolvam as mesmas. Deve-se reconhecer que os alunos não aprendem na mesma maneira e possuem interesses e habilidades diferentes. Se há uma escola que busque avaliar não apenas conhecimento mas capacidades, esta estaria se enquadrando nos princípios aqui expostos.
É preciso criar situações de aprendizagem, onde seria possível verificar as dificuldades de aprendizagens e soluciona-los. Para que ocorra certas aprendizagens é necessário interação social, que busca sólido apoio na teoria das inteligências múltiplas de forma interpessoal. Nesse ambiente escolar, a maneira da sala de aula e materiais utilizados deve seguir uma metodologia. Por exemplo, as utilizações de tecnologias, jogos, organizar a sala em cantos, são maneiras de diferenciar o ensino.
Vamos visualizar como seria essa sala de aula. As carteiras estariam em forma de “U”, haverá materiais convidativos, destinados a estimular as inteligências. Além das atividades rotineiras das disciplinas estudadas, os professores trabalham temas transversais de forma lúdica com os demais. Entre as tarefas dos alunos seria preparar projetos monitorados pelo professor, eles mesmos devem fazer o planejamento, as revisões, desenhos, fotos e no final apresentam ao professor que irá avaliar de acordo com as habilidades trabalhadas. Desta maneira, os alunos são gestores do próprio conhecimento, tendo liberdades para estudos em casa, museus, bibliotecas e até mesmo na escola.
A sala de aula funcionaria neste caso, como uma oficina de talentos. Onde haverá um conto naturalista, outro para habilidades linguísticas e outros aplicáveis a inteligência espacial, corporal e pessoal. O acervo de materiais é bem diversificado de modo a desenvolver várias capacidades. O professor faz acompanhamento das atividades de seus alunos, na oficina ou trabalho de campo. Essa descrição é o retrato do que Gardner explicou sobre a “sala de aula do Espectro”, os alunos aprendem com os professores, com jogos, projetos e aprimoram inteligências adquiridas e desenvolvem outras que tem mais dificuldades. Ao final do ano os pais recebem um parecer, por meio de um “relatório espectro” com o perfil intelectual com sugestões para continuar a estimular as inteligências adquiridas (potencialidades), ou as dificuldades aprendidas.

O professor deve ser conhecedor das inteligências múltiplas, para que tenha capacidade para fazer o diagnóstico. Esse ambiente de estudo pode ser adaptado à educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior, fazendo seus diagnósticos e apresentando os resultados.

Por: Carlos Fernando

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