segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Desing Instrucional – Perspectivas para a educação on line



Hoje na sociedade do conhecimento, vivemos a consolidação de um cenário marcado pelo computador on line. A educação a distância encontra-se diante da oportunidade de apresentar-se com uma disposição comunicacional que nunca lhe foi facultada pelos seus usuais meios de transmissão, que é a interatividade on line.
Na sala de aula on line, conhecida como ambiente virtual da aprendizagem, propostas de trabalhos e de avaliação e no mesmo ambiente, dispor de interfaces de construção da comunicação e do conhecimento. Tudo isso é estruturado a partir de um desenho didático, ou seja, da estrutura de apresentação do conjunto de conteúdos e de situações didáticas de aprendizagem compostas e dispostos estrategicamente  de  modo a serem utilizados pelo professor e pelos cursistas com a finalidade de potencializar a construção coletiva da comunidade, do conhecimento, da docência, da aprendizagem e da avaliação.
Nesse sentido, o desenho didático pode lançar mão de proposições e de interfaces para a co-criação da comunicação e da aprendizagem em sua sala de aula on line. Elas deverão favorecer bidirecionalidade, sentimento de presença, trocas, crítica e autocritica, discussões temáticas, elaboração colaborativa, exploração, experimentação, simulação e descoberta.
Da mesma forma, o desenho didático precisa estruturar links com textos, imagens, sons, gráficos, etc. E para a elaboração de conteúdos de aprendizagem deverá contemplar princípios do hipertexto eletrônico. Para isso o web – roteirista irá organizar os conteúdos produzidos pelo conteudista, ou seja, o especialista que prepara o material a ser produzido on line.
É comum encontrar cursos on line que apenas disponibilizam textos lineares e outros materiais digitalizados para estudo, muitas vezes chamados de recursos didáticos. Estes, na maior parte dos casos, serve apenas como fonte de informação e leitura para a construção de tarefas, geralmente individuais, que devem ser disponibilizados para a correção que é efetuada pelo professor tutor.
Nesse pressuposto, o conhecimento acaba sendo sinônimo de informação, muitas vezes expressada de forma linear e disponibilizada no formato PDF, ou texto digital compactada que não permite articulação hipertextuais. Pensar a prática pedagógica para a educação on line é antes de qualquer coisa pensar no desenho didático interativo como arquitetura que envolve o planejamento , a produção e a operatividade de conteúdos e de situações de aprendizagem, que estruturaram processos de construção do conhecimento na sala de aula on line.
Uma sala de aula on line não é apenas o conjunto de ferramentas infotécnicas, mas um ambiente que se auto-organiza nas relações estabelecidas pelos sujeitos com os objetos técnicos que interagem e afetam-se mutuamente ao longo do processo de construção do conhecimento. Notamos assim, que é necessário que o desenho didático na figura do Design Instrucional, contemple uma intencionalidade pedagógica que garanta a educação on line como obra aberta, hipertextual e interativa. Se não acontecer deste modo, repetirá o processo de ensino baseado nas práticas da pedagogia da transmissão.
FONTE: SANTOS, Edméia, 2009


Por: Carlos Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário