Hoje
na sociedade do conhecimento, vivemos a consolidação de um cenário marcado pelo
computador on line. A educação a distância encontra-se diante da oportunidade
de apresentar-se com uma disposição comunicacional que nunca lhe foi facultada pelos
seus usuais meios de transmissão, que é a interatividade on line.
Na sala
de aula on line, conhecida como ambiente virtual da aprendizagem, propostas de
trabalhos e de avaliação e no mesmo ambiente, dispor de interfaces de
construção da comunicação e do conhecimento. Tudo isso é estruturado a partir
de um desenho didático, ou seja, da estrutura de apresentação do conjunto de
conteúdos e de situações didáticas de aprendizagem compostas e dispostos estrategicamente de
modo a serem utilizados pelo professor e pelos cursistas com a
finalidade de potencializar a construção coletiva da comunidade, do
conhecimento, da docência, da aprendizagem e da avaliação.
Nesse
sentido, o desenho didático pode lançar mão de proposições e de interfaces para
a co-criação da comunicação e da aprendizagem em sua sala de aula on line. Elas
deverão favorecer bidirecionalidade, sentimento de presença, trocas, crítica e
autocritica, discussões temáticas, elaboração colaborativa, exploração,
experimentação, simulação e descoberta.
Da mesma
forma, o desenho didático precisa estruturar links com textos, imagens, sons,
gráficos, etc. E para a elaboração de conteúdos de aprendizagem deverá
contemplar princípios do hipertexto eletrônico. Para isso o web – roteirista
irá organizar os conteúdos produzidos pelo conteudista, ou seja, o especialista
que prepara o material a ser produzido on line.
É
comum encontrar cursos on line que apenas disponibilizam textos lineares e
outros materiais digitalizados para estudo, muitas vezes chamados de recursos
didáticos. Estes, na maior parte dos casos, serve apenas como fonte de
informação e leitura para a construção de tarefas, geralmente individuais, que
devem ser disponibilizados para a correção que é efetuada pelo professor tutor.
Nesse
pressuposto, o conhecimento acaba sendo sinônimo de informação, muitas vezes
expressada de forma linear e disponibilizada no formato PDF, ou texto digital
compactada que não permite articulação hipertextuais. Pensar a prática
pedagógica para a educação on line é antes de qualquer coisa pensar no desenho
didático interativo como arquitetura que envolve o planejamento , a produção e
a operatividade de conteúdos e de situações de aprendizagem, que estruturaram
processos de construção do conhecimento na sala de aula on line.
Uma sala
de aula on line não é apenas o conjunto de ferramentas infotécnicas, mas um
ambiente que se auto-organiza nas relações estabelecidas pelos sujeitos com os
objetos técnicos que interagem e afetam-se mutuamente ao longo do processo de
construção do conhecimento. Notamos assim, que é necessário que o desenho
didático na figura do Design Instrucional, contemple uma intencionalidade
pedagógica que garanta a educação on line como obra aberta, hipertextual e
interativa. Se não acontecer deste modo, repetirá o processo de ensino baseado
nas práticas da pedagogia da transmissão.
FONTE:
SANTOS, Edméia, 2009
Por:
Carlos Fernando
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