terça-feira, 3 de março de 2015

Inteligências Múltiplas – Implementando Projetos

Muitas escolas trabalham com projetos educativos para desenvolver sua prática pedagógica, vamos então definir o conceito de projeto para analisarmos sua utilização na atividade com as inteligências múltiplas. Segundo Nogueira (2005), “ um projeto na verdade é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa ganhar corpo e a partir da realização de ações e, consequentemente, as articulações destas.” Ou seja, é uma ideia que precisa ser pesquisada e complementada por meio de atividades estimuladas por desejo próprio a sua realização.
Deve-se ter em mente que o projeto desenvolvido por uma escola, organizada pela coordenação pedagógica tem suas limitações, por organizar o planejamento e até mesmo as ações do projeto. “É importante destacar que os projetos temáticos não são e não serão os salvadores dos problemas educacionais e que tudo será realizado a partir dele, ou seja, não podemos utilizar a fantástica concepção dos conceitos de projetos e fazer desta a panaceia da educação”. (Nogueira, 2005, 79)
Na verdade, o que se pretende é que os alunos sejam os mentores do projeto, eles devem saber o tema, e participar nas investigações, análise; fazendo com que o mesmos busquem materiais, fontes e modificações para ser realizados.
Por meio dos projetos os alunos irão desenvolver várias habilidades. Irão planejar as idéias e vai refletir em maneiras de desenvolver a pesquisa, irá utilizar conhecimentos novos com os já aprendidos. Em outras palavras estará aprendendo a aprender, por que está buscando novas maneiras para estudar, diferente do tradicional.
Além disso, o projeto propicia não somente o pensar, o cognitivo, mas também atividades corporais e sociais quando no desempenho das soluções para problemas encontrados. É uma maneira de desenvolver as inteligências múltiplas inter e intrapessoal.
O primeiro de tudo é planejar o projeto, depois definido o tema os alunos deverão fazer toda a sua estruturação. Isso não quer dizer que os mesmos deverão organizar os objetivos gerais e específicos, mas ter seus desejos bem concretizados, algo que pode ser feito mentalmente. Não precisa ser complexo o modo de preparar o projeto, até mesmo uma criança pode dizer uma ideia e assentarmos isso de forma organizada, e levando em consideração os elementos de um projeto.
Para todo e qualquer planejamento relacionado a projetos, precisa-se fazer alguns questionamentos: O que irei falar neste projeto? Quando será realizado o projeto? Por que estou tratando deste projeto? Quem fará as atividades? O que preciso para a realização?
Depois de respondidas e estruturado o projeto, próximo passo é a execução do projeto onde irão colocar em prática as ações planejadas. Neste momento, deverá existir interação e motivação no desenvolvimento das atividades, que deverá ser acompanhada pelo mediador do projeto. Nesta fase, apresentaremos pesquisas, descobertas e desenvolvimento de competências.
Depois realizadas essas atividades, precisa- se saber o que os alunos aprenderam com o projeto, suas emoções, conquistas e aprendizado. O professor na medida que acompanha a execução já vai fazendo suas avaliações. Mais importante é que os alunos estejam satisfeitos com os resultados e desta forma passem para o próximo passo, que é fazer a apresentação por meio de exposições.
O passo seguinte é a avaliação, o “feedback” realizado pelos alunos. Eles mesmos irão avaliar todas as etapas, verificar seus erros que de uma maneira ou de outra, está desenvolvendo competências, como as pessoais. Em um projeto que mostramos aqui suas etapas, haverá sempre uma oportunidade de os alunos desenvolverem suas competências. Visto que se trabalha sempre várias habilidades em um projeto. A título de exemplo, considere o teatro circense, todas as inteligências do espectro serão trabalhadas em conjunto, e nesses casos o facilitador deverá acompanhar esses momentos para fazer seu diagnóstico.

Se as escolas adotassem uma metodologia de ensino baseado em projetos visando o desenvolvimento das inteligências múltiplas, estaria não só ensinando, mas também estimulando as potencialidades de seus alunos. Visto que, os projetos devem estar baseados em conformidade com o conteúdo de planejamento das aulas, pode-se trabalhar as disciplinas escolares de forma lúdica, com dinâmicas, desenvolvendo a criatividade e fazendo que os alunos sejam mentores de seu próprio aprendizado, com a orientação do professor.

Por: Carlos Fernando

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