segunda-feira, 23 de março de 2015

Design Instrucional – Design de feedback e avaliação

Em todo aprendizado, há o processo de avaliação para acompanhar o rendimento do aprendiz, no que diz respeito ao que foi ensinado.  No aprendizado eletrônico utiliza-se o mesmo critério, e nesse processo entra também o feedback, que junto com a avalição nos permite verificar se os objetivos estabelecidos para determinada solução educacional forma alcançadas.
O feedback pode ser conceituado como uma devolutiva, é um conceito que envolve várias práticas educacionais do controle operacional de tarefas realizadas pelos alunos até o retorno qualificado sobre os processos de construção do conhecimento. Em outros termos feedback em educação envolve retornar uma informação ao aluno durante ou após a conclusão de uma atividade. Por exemplo, para testes objetivos de perguntas e respostas, o feedback pode retornar correções do tipo certo ou errado. O feedback pode também remeter o aluno a uma seção específica do material didático ou mesmo materiais complementares.
Há situações de atividades de aprendizagem mais complexas, que envolvem habilidades cognitivas de nível superior e geralmente permitem mais de uma solução, como estudos de casos, resolução de problemas e desenvolvimento de projetos, recomenda-se que o feedback seja oferecido durante a realização da atividade e não apenas após sua conclusão.
Vamos falar um pouco sobre avaliação. Pode ser definida como um processo orientado por objetivos e requer atenção para resultados e para os processos que conduziram a esses resultados. Uma das funções essenciais da avaliação é verificar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos alunos no processo ensino aprendizagem. Como consequência as diferentes fases do design instrucional constituem eixos fundamentais da avaliação da solução educacional.
O propósito da avaliação é dar ao aluno o apoio e feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e desenvolver habilidades metacognitivas. Para tanto, ela precisa estar centrada no aluno, o que significa permitir a auto-reflexão e a auto – avaliação. Além disso, a avalição deve ser específica ao contexto, uma vez que aquilo que funciona em um curso pode não funcionar no outro.
No aprendizado eletrônico, a avalição deve estar fundamentada em uma clara abordagem pedagógica/andragógica com critérios e padrões  transparentes para os alunos. E ela tem melhor resultado quando acontece de forma integrada, processual e multidimensional, ou seja, deve estar alinhada aos objetivos de uma ou mais unidades de aprendizagem e ao objetivo geral do curso.
Avaliação formativa – A avalição formativa começa antes mesmo do início do curso. Ela têm por objetivos verificar se os alunos possuem determinados conhecimentos, habilidades e atitudes com o propósito de agrupá-los de acordo com características comuns. Ao longo de uma unidade ou curso, seu principal objetivo é servir como retorno sobre o desempenho dos alunos.
Avaliação Somativa – A avaliação somativa é realizada na conclusão de uma unidade ou curso para fins de classificação, com a atribuição de conceitos ou notas. Desta forma, tem como comparar resultados obtidos por diferentes alunos, métodos e materiais de ensino. Quando aplicada periodicamente, essa avaliação incentiva a revisão dos conteúdos pelos alunos.
A avaliação formativa do design instrucional ocorre durante o desenvolvimento da solução educacional. Deve estar alinhada aos objetivos da solução proposta. A avaliação somativa do design instrucional ocorre no final de uma unidade ou curso. E, quando usada com a finalidade de identificar como os alunos reagiram a um programa em termos de conteúdos, metodologia e tecnologia, ela recebe o nome de reação.

Fonte: Andrea Filatro, 2008
Por: Carlos Fernando

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