Em todo
aprendizado, há o processo de avaliação para acompanhar o rendimento do
aprendiz, no que diz respeito ao que foi ensinado. No aprendizado eletrônico utiliza-se o mesmo
critério, e nesse processo entra também o feedback, que junto com a avalição nos
permite verificar se os objetivos estabelecidos para determinada solução
educacional forma alcançadas.
O feedback
pode ser conceituado como uma devolutiva, é um conceito que envolve várias
práticas educacionais do controle operacional de tarefas realizadas pelos
alunos até o retorno qualificado sobre os processos de construção do
conhecimento. Em outros termos feedback em educação envolve retornar uma
informação ao aluno durante ou após a conclusão de uma atividade. Por exemplo,
para testes objetivos de perguntas e respostas, o feedback pode retornar
correções do tipo certo ou errado. O feedback pode também remeter o aluno a uma
seção específica do material didático ou mesmo materiais complementares.
Há situações
de atividades de aprendizagem mais complexas, que envolvem habilidades
cognitivas de nível superior e geralmente permitem mais de uma solução, como
estudos de casos, resolução de problemas e desenvolvimento de projetos,
recomenda-se que o feedback seja oferecido durante a realização da atividade e
não apenas após sua conclusão.
Vamos
falar um pouco sobre avaliação. Pode ser definida como um processo orientado
por objetivos e requer atenção para resultados e para os processos que
conduziram a esses resultados. Uma das funções essenciais da avaliação é
verificar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos alunos no
processo ensino aprendizagem. Como consequência as diferentes fases do design
instrucional constituem eixos fundamentais da avaliação da solução educacional.
O propósito
da avaliação é dar ao aluno o apoio e feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e desenvolver habilidades metacognitivas. Para tanto, ela precisa
estar centrada no aluno, o que significa permitir a auto-reflexão e a auto –
avaliação. Além disso, a avalição deve ser específica ao contexto, uma vez que
aquilo que funciona em um curso pode não funcionar no outro.
No aprendizado
eletrônico, a avalição deve estar fundamentada em uma clara abordagem
pedagógica/andragógica com critérios e padrões transparentes para os alunos. E ela tem melhor
resultado quando acontece de forma integrada, processual e multidimensional, ou
seja, deve estar alinhada aos objetivos de uma ou mais unidades de aprendizagem
e ao objetivo geral do curso.
Avaliação formativa – A
avalição formativa começa antes mesmo do início do curso. Ela têm por objetivos
verificar se os alunos possuem determinados conhecimentos, habilidades e
atitudes com o propósito de agrupá-los de acordo com características comuns. Ao
longo de uma unidade ou curso, seu principal objetivo é servir como retorno
sobre o desempenho dos alunos.
Avaliação Somativa – A
avaliação somativa é realizada na conclusão de uma unidade ou curso para fins
de classificação, com a atribuição de conceitos ou notas. Desta forma, tem como
comparar resultados obtidos por diferentes alunos, métodos e materiais de
ensino. Quando aplicada periodicamente, essa avaliação incentiva a revisão dos
conteúdos pelos alunos.
A avaliação
formativa do design instrucional ocorre durante o desenvolvimento da solução
educacional. Deve estar alinhada aos objetivos da solução proposta. A avaliação
somativa do design instrucional ocorre no final de uma unidade ou curso. E,
quando usada com a finalidade de identificar como os alunos reagiram a um programa
em termos de conteúdos, metodologia e tecnologia, ela recebe o nome de reação.
Fonte:
Andrea Filatro, 2008
Por:
Carlos Fernando
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