segunda-feira, 30 de março de 2015

Aprendizagem Organizacional - Gestão do Conhecimento


Atualmente a sociedade é impulsionada pela globalização da economia e pelas tecnologias de informação e comunicação que está impondo uma competição entre as organizações. O retrato é de incerteza e de competitividade. Nesse sentido, as organizações devem ser capazes de aprender e desenvolver novos conhecimentos, aprender a resolver a realizar novas tarefas e assim por diante.
As organizações nestas gerações contemporâneas passaram a valorizar a experiência de seus funcionários, ou seja, seu conhecimento, para que disseminem nas práticas e rotinas organizacionais e também ao relacionamento da empresa. Daí o desejo de criar e implantar processos que gerem, organizem e apliquem o conhecimento produzido e utilizado na empresa de modo sistemático.
A implantação de tais sistemas leva para a nova área de atividade das organizações, a gestão do conhecimento. Para o sucesso de sua implantação envolve fazer um diagnóstico para identificar os ativos intelectuais ligados à empresa, precisa também gerar novos conhecimentos para oferecer vantagens na competição do mercado e compartilhar por meio de tecnologia para que essas ações alcancem seu objetivo. Deste modo, percebemos que tal implementação requer uma construção coletiva de uma cultura de gestão do conhecimento, que para isso depende da aprendizagem individual e coletiva dos componentes da organização.
A aprendizagem é um processo em construção, e não uma réplica da realidade. Estamos sempre associando o novo com o que já foi adquirido anteriormente. O conhecimento é desse modo o resultado da aprendizagem, que este orienta novas aprendizagens.
As organizações também necessita manter-se ativa neste processo de aprendizagem, devido as mudanças constantes. Devido a isso, teorias e modelos de aprendizagem organizacional tem sido estudadas por vários teóricos da gestão.
Nesse sentido, faz-se necessário compreender as constantes mudanças existentes nas organizações, bem como das mudanças geradas pelas tecnologias da informação e comunicação, para garantir o sucesso no mercado.
No que refere as teorias de aprendizagem organizacional, os modelos que mais se estabelecem são defendidas por duas vertentes da teoria de aprendizagem: a behaviorista que visa estimular comportamentos com objetivos de obter resolução de problemas e a cognitiva que visa explicar a aprendizagem de conceitos, no uso e criação de mapas cognitivos.
No entanto, são vários modelos utilizados por diversas empresas e defendidos por vários autores. Já outras teorias baseiam – se no conceito que no universo tudo é fluxo e consideram o ambiente externo e suas possibilidades de determinar modificações nas organizações. Nota-se que não existe um modelo de aprendizagem organizacional ideal para todas as organizações.
As organizações perceberam a importância de gerenciar o conhecimento organizacional para que possa ser compartilhado pelos seus membros, tornando-os mais competitivas no mercado, aumentando sua rentabilidade. Nas organizações o conhecimento é fruto das interações que ocorrem no ambiente dos negócios e se desenvolve através do processo de aprendizagem. Esse conhecimento está em dois formatos, o conhecimento explícito, que se encontra em bancos de dados, manuais, páginas na internet e o conhecimento tácito ou informal que é aquele que existe na cabeça das pessoas e que é originado na experiência individual. A interação entre o conhecimento tácito e explícito gera um novo conhecimento dentro da empresa.
Notamos, que a aprendizagem está relacionada à construção de um novo saber que pode ser adquirido individualmente ou coletivamente. E nas organizações uma cultura de gestão do conhecimento que perpassa pelo processo de aprendizagem através da conversão de conhecimento tácito em explícito.
Para enfrentar as novas mudanças que ocorrem na sociedade atual, as empresas precisam estar sempre inovando e adquirindo novos conhecimentos organizacionais. Desde modo, cada organização deve criar um ambiente propício a aprendizagem organizacional.
FONTE: Grupo de Pesquisa REDPECT

Por: Carlos Fernando


Nenhum comentário:

Postar um comentário