quinta-feira, 30 de abril de 2015

Inteligências Múltiplas – Estratégia para estimular a inteligência cinestesico – corporal


A inteligência corporal está associada à utilização do corpo, nas atividades exercidas ou planejadas de forma criativa. Quando utilizamos uma linguagem gestual ou corporal estamos desenvolvendo essa inteligência. A língua brasileira de sinais – LIBRAS, é um idioma que requer certa habilidade em usar as mãos e o corpo na transmissão de uma informação, o que ocorre é o domínio desta competência com mais facilidade em algumas pessoas, mostrando desta maneira uma concentração maior.
O teatro é uma demonstração da inteligência corporal, por que utiliza o corpo nessas atividades, além de outras competências estarem envolvidas. Os alunos que interpretam, interagem, assistem e debatem a peça tem uma maior probabilidade de guardar a informação, isso por que utilizou mais de um sentido. Devemos lembrar que o objetivo não é fazer uma apresentação teatral em sala de aula, no entanto estamos utilizando esse recurso para desenvolver conteúdos que devem ser debatidos logo após a apresentação.
A dança é bem empregada para o desenvolvimento da inteligência corporal, onde será bem utilizada como recurso pedagógico. Nesta atividade, seria ideal, desenvolver temas voltadas para o ensino de disciplinas, como história, geografia, ciências ou danças folclóricas e culturais da região. Essa estratégia estimula também outras competências que estão aí inseridas por meio das atividades expostas.

Por: Carlos Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário