Hoje temos um número
significativo de professores desenvolvendo projetos e atividades mediados por
tecnologias. Mas ainda existem muitas escolas e professores procurando saber
como utilizar pedagogicamente os recursos tecnológicos.
A gestão das tecnologias nas escolas, freqüentemente, passa por três etapas:
- Na
primeira, as tecnologias são utilizadas para melhorar o que já vinha
sendo feito, como o desempenho, a gestão para automatizar processos,
diminuir custos. Na prática, o uso pedagógico das tecnologias ocorre de
forma esporádica, para ilustrar um trabalho, digitar um texto, copiar
uma informação da internet, ou seja, para tornar as aulas mais
interessantes e atrativas.
- Na
segunda etapa, a escola insere parcialmente as tecnologias no projeto
educacional. Cria uma página na Internet com algumas ferramentas de
pesquisa e comunicação, divulga textos e endereços interessantes,
desenvolve alguns projetos. Há atividades no laboratório de informática,
mas mantém-se intocada a estrutura de aulas, disciplinas e horários.
- Na
terceira, que começa a evidenciar-se atualmente, se nota o
amadurecimento do processo de implantação e o avanço da integração das
tecnologias. As escolas repensam os seus projetos pedagógicos, o seu
plano estratégico. A introdução de algumas mudanças significativas, como
a flexibilização parcial do currículo e a inclusão de novas dinâmicas,
busca integrar as tecnologias com os conteúdos curriculares por meio de
atividades disciplinares, de resolução de problemas e de projetos que
podem partir de um tema disciplinar, uma questão investigativa ou um
tema transversal.
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