domingo, 5 de julho de 2015

Conselho Escolar e Elaboração do PPP

         O conselho escolar é um órgão autônomo de natureza coletiva, sem fins lucrativos, instituído por tempo indeterminado, com o objetivo de promover a dinamização e autonomia da escola através da abertura de espaço de participação a todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões políticos-pedagógiocos, técnico administrativo e financeiro. Um dos objetivos do conselho é favorecer  uma administração pedagógica mais participativa, onde as relações entre os membros torne um aprendizado constante e que assim ampliem as oportunidades de ações administrativas e pedagógicas inovadoras.
       Nesses Conselhos Escolares são  formados pelo diretor, professores, pais de alunos, representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Representantes da Igreja Católica, Representante do conselho escolar, representante dos alunos e funcionários, quando se reúnem  com o coordenador neste processo devem ser co-participantes na elaboração do Projeto- Político e Pedagógico onde todos os representantes do conselho ao participar passam a ter conhecimento embasado na importância da construção e execução do PPP e fazer com que o mesmo fique acessível a comunidade para discussão, revisão e avaliação.

Infelizmente, com a forma como as atividades são desenvolvidas ou até mesmo como o calendário é elaborado para fins de cumprimento dos dias letivos, alguns professores possuem dificuldades para estarem reunidos para este processo. Outra situação semelhante é reunir o Conselho Escolar com todos os seus representantes, mesmo assim as escolas podem elaborar e reelaborar sus proposta pedagógica. As ações dos gestores são fundamentais para o bom andamento desse processo.
Por: Carlos Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário