Para
estimular a inteligência matemática precisamos desenvolver atividades que levem
alguns a imaginar que os sólidos geométricos podem ser representados por meio
de símbolos, e que podemos usar para representar raciocínios de grandeza,
medidas como massa, volume e outras formas de exercício que estimulem os mesmos
a deduzirem.
Uma
estratégia é utilizar uma linguagem por meio de códigos. Constitui-se uma boa
qualidade, quando certa pessoa tem a habilidade de entender por meio de
símbolos uma mensagem coerente. Neste caso o facilitador deve possuir várias
mensagens codificadas e apresenta-las aos alunos progressivamente, de modo que
eles também criem seus próprios códigos. Alguns usam uma combinação de palavras
com números, por exemplo, a palavra “ Pernambuco ” possui 10 letras diferentes
de maneira que poderia associar 10 números diferentes e criar um código. Para
uma classe adulta pode-se utilizar artifícios mais criativos como usar a
música, as palavras e os números para criar códigos, isso nos lembra o código Morse que os envolvidos poderiam muito bem em
fazer imitação. É uma atividade que desenvolverá o raciocínio lógico, o
espacial e a Inteligência musical.
Uma
atividade que irá estimular o raciocínio lógico, seria trabalharmos com a
lógica, e nada melhor que promover problemas desafiadores que estimulem a
inteligência lógico – matemático. Para uma melhor utilização desta estratégia
os alunos devem estar reunidos em dupla ou grupos e dessa maneira que todos
possam interagir em conjunto.
Uma
ótima atividade que precisa ser explorada n as escolas é o uso de gráficos e
sua interpretação. Alguns conseguem calcular bem, quando a tarefa requer
números e cálculos, mas são deficientes relacionados à interpretação. Os gráficos tem muitas
utilidades, hoje nas tarefas corriqueiras, são bem aplicadas na estatística, na
matemática, na geografia, e até na história. N o entanto, muitos a consideram
apenas como uma ilustração e que fica desapercebido da maioria das vezes.
A
análise e interpretação de gráficos, é uma atividade que cria imagens mentais,
facilita a compreensão e serve de fonte de pesquisa para muitas atividades a
ser realizadas por eles mesmos. Esses exercícios podem ser aplicados em
diferentes faixas etárias, até mesmo quem presta concursos públicos são avaliados
de acordo com o raciocínio lógico expresso nos testes.
Por: Carlos Fernando
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