terça-feira, 12 de setembro de 2017

Tipos de Empreendedores



Tipo 1- O empreendedor Nato

Geralmente são os mais conhecidos e aclamados. Suas histórias são brilhantes e muitas vezes, começaram do nada e criam grandes impérios. Começam a trabalhar muito jovens e adquirem habilidades de negociação e de vendas. Em países ocidentais, esses empreendedores natos são, em sua maioria, imigrantes ou seus pais  e avós o foram. Exemplos: Bill Gates, Silvio Santos, Irineu  Evangelista de Sousa. (Barão de Mauá). Etc.

Tipo 2 – O empreendedor  que Aprende (Inesperado)

Esse tipo de empreendedor tem sido muito comum: É normalmente uma pessoa que, quando menos esperava, se deparou com oportunidades de negócio e tomou a decisão de mudar o que fazia na vida para se dedicar ao negócio próprio. É uma pessoa que nunca pensou em ser empreendedor,que antes de se tornar um via a alternativa de carreira em grandes empresas como a única possível.

Tipo 3 – O empreendedor  Serial (Cria novos negócios)

O empreendedor serial é aquele apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo ato de empreender. É uma pessoa que não se contenta em criar um negócio e ficar à frente dele até que se torne uma grande corporação. Como geralmente é uma pessoa dinâmica, prefere os desafios e a adrenalina envolvidos na criação de algo novo a assumir uma postura de executivo que lidera grandes equipes. Normalmente está atenta a tudo o que ocorre ao seu redor e gosta de conversar com as pessoas, participar de eventos, associação, fazer networkimg. Ao concluir um desafio, precisa de outros para se manter motivado.

Tipo 4 –  O empreendedor Corporativo

O empreendedor corporativo tem ficado mais em evidencia nos últimos anos, devido à necessidade das grandes organizações de se renovar, inovar e criar novos negócios. São geralmente executivos muito competentes, com capacidade gerencial e conhecimentos de ferramentas administrativas. Trabalham de olho nos resultados para crescer no mundo corporativo. Assumem riscos e tem o desafio de lidar com a falta de autonomia, já que nunca terão o caminho 100% livre para agir. Isso faz com que desenvolvam estratégias avançadas de negociação. São hábeis comunicadores e vendedores de suas ideias. Desenvolvem seu networking dentro e fora da organização.

Tipo 5 – O empreendedor Social

O empreendedor social tem como missão de vida construir um mundo melhor para as pessoas. Envolve – se em causas humanitárias com comportamento singular. Tem um desejo imenso de mudar o mundo criando oportunidades para aqueles que não tem acesso a elas. Suas características são similares às dos demais empreendedores, mas a diferença é que se realizam vendo seus projetos trazerem resultados para outros e não para si próprios. Os empreendedores sociais são um fenômeno mundial, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, tem um papel social extremamente importante, já que através de suas ações e das organizações que criam preenchem lacunas deixadas pelo poder público. De todos os tipos de empreendedores é o único que não busca desenvolver um patrimônio financeiro, ou seja, não tem como um de seus objetivos ganhar dinheiro.

Tipo 6 -  Empreendedor por necessidade

É  o empreendedor que por falta de alternativa cria o seu próprio negócio. Geralmente não tem acesso ao mercado de trabalho ou foi demitido. Está envolvido em negócios informais, prestando serviços simples e com resultados de pouco retorno financeiro. São vítimas do modelo capitalista atual, pois não possuem acesso a recursos técnicos ou financeiros, à educação  e as mínimas condições para empreender de forma planejada e contribuir para o desenvolvimento econômico da nação.

Tipo 7- O empreendedor herdeiro ( sucessão familiar)

É o empreendedor que recebe desde cedo a missão de manter o legado familiar. Seu desafio é multiplicar o patrimônio recebido e isto tem se tornado cada vez mais difícil. Normalmente começam cedo na empresa familiar e acabam assumindo cargos de direção ainda jovens. Usam a experiência  e o conhecimento da família com os negócios para administrar o empreendimento.

Tipo  8 – Empreendedor normal

É  o empreendedor que faz o que se espera dela em determinada situação, busca minimizar os riscos, que se preocupa com os próximos passos do negócio, que tem uma visão do futuro clara e que trabalha em função de metas. É o mais completo do ponto de vista da definição de empreendedor e o que teria como referência a ser seguida, mas que na prática ainda não representa uma quantidade considerável de empreendedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário