quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Pesquisa o que é e para que serve


Hoje  o mundo moderno evolui com grande rapidez, através das descobertas tecnológicas que criam novos produtos e da mudança de hábitos que modificam os usos e costumes. A verdade é que o processo é rápido e constante.
Para acompanhar a evolução da sociedade e poder descobrir num determinado tempo e em determinados lugar, dados, opiniões são as tendências da sociedade. A pesquisa utiliza fundamentos de outras ciências como a psicologia, filosofia, sociologia, matemática e estatística e se transforma num poderoso instrumento, com validade cientifica.
A pesquisa facilita, organiza e orienta a tomada de decisões por parte dos governantes, políticos, empresários, líderes comunitários e sindicais. Ao contrário do que se pensa, a pesquisa pode e deve ser utilizada por todos. Desde os grandes até as pequenas empresas.
Utiliza-se pesquisas para conhecer os clientes. Onde moram, qual sua renda, quais seus hábitos, o que pensam, o que desejam, que produtos compram. Utilizam -se a pesquisa ainda para descobrir onde está e como buscar cliente potencial para os produtos e serviços oferecidos.
Por estas razões, a pesquisa torna-se muito mais importante para as empresas, por menor que sejam, para orientar a tomada de decisões corretas, baseadas nos resultados. Como todas as ciências, a pesquisa vem evoluindo de forma muito rápida. Para facilitar o trabalho, as pesquisas foram divididas em modalidades, de acordo com o objetivo de seu estudo.
Pesquisa de opinião 
Esta é uma modalidade de pesquisa que procura descobrir a opinião das pessoas, ou de um grupo de pessoas, num determinado momento. O mais interessante é que as pesquisas, geralmente feitas semanalmente, apresentam variações de uma para outra. Isto significa que a pesquisa descobre a opinião das pessoas num determinado momento.
Pesquisa motivacional
Esta é uma modalidade de pesquisa, geralmente interna, que instituições e empresas utilizam para medir o grau de satisfação e o índice de motivação das pessoas que as compõem. Por exemplo, numa instituição de ensino pode -se aplicar uma pesquisa para descobrir o grau de satisfação e motivação dos alunos para alcançar o objetivo maior da instituição, ou seja, aprender e ter uma formação.
Numa empresa pode-se avaliar o grau de satisfação dos empregados com as instalações, equipamentos, salários, planos de assistência médica/odontológica, valorização pessoal, relacionamentos internos com a direção, chefias dos departamentos, divisões, seções, setores, etc.
E também o grau de motivação dos empregados para alcançar os objetivos da empresa, ou seja, a produção ou prestação de serviços.
Pesquisa de mercado ou mercadológica
Todo negócio por mais simples que seja, exige uma pesquisa de mercado antes do início, pois a pesquisa de mercado funcionará como uma bússola que o empreendedor poderá guiar antes de dar início às atividades, sem que haja dúvidas.
Elaboração da pesquisa de mercado
O primeiro passo é definir o público alvo de acordo com a natureza do produto ou serviço, ou seja, o público alvo é quem estará disposto a consumir esse produto ou serviço. Logo em seguida saber se os objetivos estão de acordo com o que se espera descobrir com a pesquisa, para que no próximo passo defina os dados da coleta, como serão levantados e como serão utilizados.
Os dados primários são aqueles que precisam ser separados, refinados e trabalhados para depois sofrerem a extração de informações. Os dados primários são retirados do banco de dados interno da empresa, são informações como vendas, horário de vendas, itens que foram comprados, características dos clientes e informações econômicas como preços, fornecedores e concorrência.
Dados secundários são aqueles que já foram trabalhados e podem ser extraídos de órgãos competentes como o IBGE ou do IPEA e outros órgãos que poderão dar informações sobre informações primarias como sexo, idade, estado civil ou profissão. Outros fatores a ser considerados antes da elaboração da pesquisa são ferramentas como questionário de pesquisas. 
A vantagem de procurar por dados secundários é que a pesquisa por dados secundários é desenvolvida de forma mais dinâmica, pois os dados já estão disponíveis nos sistemas desses órgãos de pesquisa.
A pesquisa de mercado normalmente é externa e procura descobrir as características de um mercado, as preferências por determinado produto ou serviços e quais as razões delas. As grandes empresas, geralmente antes de lançar determinado produto ou serviço, efetuam pesquisas, para descobrir qual vai ser a aceitação deles e se existe no mercado um vazio para aqueles produtos, ou seja, uma necessidade por parte dos consumidores ou usuários.
Como no Brasil tem dimensões continentais, é perigoso se lançar alguns produtos ou serviços novos em todo o seu território. Em caso de rejeição, prejudica-se a imagem da empresa em todo o país.
Por isso, costuma-se utilizar mercados – teste: lança-se o produto ou serviço em alguns mercados e pesquisa- se a aceitação deles. A partir dos resultados, pode-se corrigir falhas e, no caso de insucesso, a imagem da empresa fica prejudicada somente em algumas cidades.
Portanto, a pesquisa de mercado ou mercadológica procura descobrir características das pessoas que compõem o mercado, preferencialmente por produtos e serviços e suas razões.


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