Hoje o mundo moderno evolui com grande rapidez,
através das descobertas tecnológicas que criam novos produtos e da mudança de
hábitos que modificam os usos e costumes. A verdade é que o processo é rápido e
constante.
Para
acompanhar a evolução da sociedade e poder descobrir num determinado tempo e em
determinados lugar, dados, opiniões são as tendências da sociedade. A pesquisa
utiliza fundamentos de outras ciências como a psicologia, filosofia,
sociologia, matemática e estatística e se transforma num poderoso instrumento,
com validade cientifica.
A
pesquisa facilita, organiza e orienta a tomada de decisões por parte dos
governantes, políticos, empresários, líderes comunitários e sindicais. Ao
contrário do que se pensa, a pesquisa pode e deve ser utilizada por todos.
Desde os grandes até as pequenas empresas.
Utiliza-se
pesquisas para conhecer os clientes. Onde moram, qual sua renda, quais seus
hábitos, o que pensam, o que desejam, que produtos compram. Utilizam -se a
pesquisa ainda para descobrir onde está e como buscar cliente potencial para os
produtos e serviços oferecidos.
Por
estas razões, a pesquisa torna-se muito mais importante para as empresas, por
menor que sejam, para orientar a tomada de decisões corretas, baseadas nos
resultados. Como todas as ciências, a pesquisa vem evoluindo de forma muito
rápida. Para facilitar o trabalho, as pesquisas foram divididas em modalidades,
de acordo com o objetivo de seu estudo.
Pesquisa de opinião
Esta
é uma modalidade de pesquisa que procura descobrir a opinião das pessoas, ou de
um grupo de pessoas, num determinado momento. O mais interessante é que as
pesquisas, geralmente feitas semanalmente, apresentam variações de uma para
outra. Isto significa que a pesquisa descobre a opinião das pessoas num
determinado momento.
Pesquisa motivacional
Esta
é uma modalidade de pesquisa, geralmente interna, que instituições e empresas
utilizam para medir o grau de satisfação e o índice de motivação das pessoas
que as compõem. Por exemplo, numa instituição de ensino pode -se aplicar uma
pesquisa para descobrir o grau de satisfação e motivação dos alunos para
alcançar o objetivo maior da instituição, ou seja, aprender e ter uma formação.
Numa
empresa pode-se avaliar o grau de satisfação dos empregados com as instalações,
equipamentos, salários, planos de assistência médica/odontológica, valorização
pessoal, relacionamentos internos com a direção, chefias dos departamentos,
divisões, seções, setores, etc.
E
também o grau de motivação dos empregados para alcançar os objetivos da
empresa, ou seja, a produção ou prestação de serviços.
Pesquisa de mercado ou mercadológica
Todo
negócio por mais simples que seja, exige uma pesquisa de mercado antes do
início, pois a pesquisa de mercado funcionará como uma bússola que o
empreendedor poderá guiar antes de dar início às atividades, sem que haja
dúvidas.
Elaboração da pesquisa de mercado
O
primeiro passo é definir o público alvo de acordo com a natureza do produto ou
serviço, ou seja, o público alvo é quem estará disposto a consumir esse produto
ou serviço. Logo em seguida saber se os objetivos estão de acordo com o que se
espera descobrir com a pesquisa, para que no próximo passo defina os dados da
coleta, como serão levantados e como serão utilizados.
Os
dados primários são aqueles que precisam ser separados, refinados e trabalhados
para depois sofrerem a extração de informações. Os dados primários são
retirados do banco de dados interno da empresa, são informações como vendas,
horário de vendas, itens que foram comprados, características dos clientes e
informações econômicas como preços, fornecedores e concorrência.
Dados
secundários são aqueles que já foram trabalhados e podem ser extraídos de
órgãos competentes como o IBGE ou do IPEA e outros órgãos que poderão dar
informações sobre informações primarias como sexo, idade, estado civil ou
profissão. Outros fatores a ser considerados antes da elaboração da pesquisa
são ferramentas como questionário de pesquisas.
A
vantagem de procurar por dados secundários é que a pesquisa por dados
secundários é desenvolvida de forma mais dinâmica, pois os dados já estão
disponíveis nos sistemas desses órgãos de pesquisa.
A
pesquisa de mercado normalmente é externa e procura descobrir as
características de um mercado, as preferências por determinado produto ou
serviços e quais as razões delas. As grandes empresas, geralmente antes de
lançar determinado produto ou serviço, efetuam pesquisas, para descobrir qual
vai ser a aceitação deles e se existe no mercado um vazio para aqueles produtos,
ou seja, uma necessidade por parte dos consumidores ou usuários.
Como
no Brasil tem dimensões continentais, é perigoso se lançar alguns produtos ou
serviços novos em todo o seu território. Em caso de rejeição, prejudica-se a
imagem da empresa em todo o país.
Por
isso, costuma-se utilizar mercados – teste: lança-se o produto ou serviço em
alguns mercados e pesquisa- se a aceitação deles. A partir dos resultados,
pode-se corrigir falhas e, no caso de insucesso, a imagem da empresa fica
prejudicada somente em algumas cidades.
Portanto,
a pesquisa de mercado ou mercadológica procura descobrir características das
pessoas que compõem o mercado, preferencialmente por produtos e serviços e suas
razões.
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