quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Vantagens e Desvantagens do Empreendedor

A principal pergunta do futuro empreendedor é “ vale a pena assumir os riscos e encarar assumir um negócio?” Para responder esta questão é necessário avaliar um conjunto de quesitos, pois existem vantagens e desvantagens em ser dono do seu próprio empreendimento e você deve analisar com cautela a oportunidade e calcular os riscos do empreendimento.
Ter um patrão ou ser dono do próprio negócio? Optando pela segurança opção, o empreendedor deverá ter o preparo técnico e profissional para o novo desafio, pois prever os riscos e os possíveis tropeços aumenta substancialmente as chances de sucesso.
O estudo (conhecimento) também é essencial para o sucesso, pois o empreendedor pode utilizar de técnicas empresariais consagradas de sucesso, tal como: “ benchmarking”, que consiste no processo de avaliação da empresa em relação à concorrência , por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmar ou aperfeiçoar os seus próprios métodos.
Muitos são os problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros, tais como falta de capital de giro e de pesquisa de mercado, burocracia, altos índices de tributos e impostos, corrupção, carência de capacitação e treinamento dos empreendedores; ineficiência administrativa; falta de redes associados; exclusão digital; inexperiência entre muitos outros.
Infelizmente, o caminho percorrido pelo empreendedor brasileiro é árduo, mas tende a ser gratificante e lucrativo. Mas diante de enormes problemas enfrentados, é necessário o empreendedor prevê-las e saber solucioná-las. De fato, o empreendedor dá um grande salto reconhecendo os problemas e oferecendo soluções viáveis.
No  primeiro lugar, lembramos que a “ legislação” é a solução para a maioria dos itens elencados ( burocracia, carga  tributária, capacitação etc.) desta forma, quanto mais políticos comprometidos e honestos, maior será a chance aumentarmos o sucesso de nossas empresas com o aparecimento de leis que favoreçam o empresário.
Problema como  a inexperiência , (embutidos a falta de conhecimento do produto ou do mercado, falhas administrativas, inexperiência prática e teórica entre outras), sempre acaba com a capacitação do empreendedor. Para resolver esta questão é necessário primeiro o nosso próprio empreendedor buscar “conhecimento” através de cursos, palestras , congressos, revistas, seminários, feiras e jornais. Sabemos que o brasileiro é reconhecido mundialmente pela vocação empreendedora e criatividade, no entanto, lamentavelmente há problemas quanto nos referimos ao capital na hora de abrir uma empresa e por sua vez, o estado não valoriza e não dispõe de mecanismos eficazes para solucionar a vocação brasileira empreendedora.
Para atenuar o problema da concorrência, lançamos mão das regras básicas do mercado, oferecendo: preço, forma de pagamento facilitado, qualidade, inovação, atendimento exemplar, etc.
Ainda do item concorrência, no podemos deixar de mencionar a ferramenta do “ BENCHMARKING” consistente num processo continuo de avaliação dos produtos, serviços e práticas dos concorrentes, aplicando de forma melhorada em sua empresa.
No que refere ao empreendedor individual o bom é que você conta com diversos benefícios, como aposentadoria  e auxilio doença, além da possibilidade de participar de licitações públicas. A nova legislação permite ao trabalhador formalizar o seu negócio pagando apenas 5% do salário mínimo referente ao INSS.

Veja mais no vídeo -  Quais as Vantagens e Desvantagens do MEI?“ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário