Modelos de Design instrucional
Modelo de DI Fixo
Neste modelo de design
instrucional, o trabalho em grande parte é na elaboração e distribuição de
produtos fechados, tais como os objetos de aprendizagem e recursos digitais.
Podem também ser definido como modelo de pré – engenharia. Baseia-se na
separação completa entre as fases de concepção e execução.
Modelo de DI Aberto
Neste modelo o processo é
mais artesanal que privilegia mais os processos de aprendizagem do que o
produto. Os conteúdos são modificados durante a execução do programa
educacional. Neste design instrucional, a ênfase está na interação entre
educadores e alunos individuais ou reunidos em grupos, e a interação social é,
na verdade essencial para o alcance dos objetivos educacionais.
Modelo de DI Contextualizado
Busca o equilíbrio entre
automação de processos de planejamento e personalização e da contextualização
da situação didática, usando tecnologia da web 2.0. Baseia-se principalmente no
modelo de aprendizado eletrônico imersivo. Sua ênfase está na configuração de
ambientes personalizados segundo unidades de aprendizagem específicos.
Algumas diferenciações:
Modelo de DI fixo
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Características
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Indicações
de uso
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Metodologia
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O
trabalho é flexível, inalterável
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Educação
em massa
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feedback
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Modelo de DI aberto
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Características
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Indicações
de uso
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Metodologia
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O
trabalho é flexível
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Cursos
realizados na plataforma
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Feedback
junto aos alunos
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Modelo de DI
contextualizados
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Características
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Indicações
de uso
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Metodologia
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Considera
central a atividade humana
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Educação
Corporativa
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Uso
das redes sociais e fóruns
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