terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Modelos de Design nstrucional

Modelos de Design instrucional

Modelo de DI Fixo

Neste modelo de design instrucional, o trabalho em grande parte é na elaboração e distribuição de produtos fechados, tais como os objetos de aprendizagem e recursos digitais. Podem também ser definido como modelo de pré – engenharia. Baseia-se na separação completa entre as fases de concepção e execução.

Modelo de DI Aberto

Neste modelo o processo é mais artesanal que privilegia mais os processos de aprendizagem do que o produto. Os conteúdos são modificados durante a execução do programa educacional. Neste design instrucional, a ênfase está na interação entre educadores e alunos individuais ou reunidos em grupos, e a interação social é, na verdade essencial para o alcance dos objetivos educacionais.

Modelo de DI Contextualizado

Busca o equilíbrio entre automação de processos de planejamento e personalização e da contextualização da situação didática, usando tecnologia da web 2.0. Baseia-se principalmente no modelo de aprendizado eletrônico imersivo. Sua ênfase está na configuração de ambientes personalizados segundo unidades de aprendizagem específicos.

Algumas diferenciações:


Modelo de DI fixo
Características
Indicações de uso
Metodologia
O trabalho é flexível, inalterável

Educação em massa
feedback
Modelo de DI aberto
Características
Indicações de uso
Metodologia
O trabalho é flexível


Cursos realizados na plataforma

Feedback junto aos alunos
Modelo de DI contextualizados
Características
Indicações de uso
Metodologia
Considera central a atividade humana
Educação Corporativa
Uso das redes sociais e fóruns

Nenhum comentário:

Postar um comentário