Professor Formador: orienta
o estudo e a aprendizagem, dá apoio psicossocial ao estudante, ensina a
pesquisar, a processar a informação e a aprender; corresponde à função
propriamente pedagógica do professor no ensino presencial;
Conceptor e realizador de
cursos e materiais: prepara os planos de estudos, currículos e programas;
seleciona conteúdos, elabora textos de base para unidades de cursos
(disciplina); essa função didática corresponde à função didática, ou seja, à
transmissão do conhecimento realizada em sala de aula, geralmente por meio de
aulas magistrais, pelo professor do ensino presencial;
Professor pesquisador:
pesquisa e atualiza-se em sua disciplina específica, em teorias e metodologias
de ensino/aprendizagem, reflete sobre sua prática pedagógica e orienta e
participa da pesquisa de seus alunos;
Professor tutor: orienta o
aluno em seus estudos relativos à disciplina pela qual é responsável, esclarece
dúvidas e explica questões relativas aos conteúdos da disciplina; em geral
participa das atividades de avaliação.
Tecnólogo educacional:
(designer ou pedagogo especialista em novas tecnologias, a função é nova): é
responsável pela organização pedagógica dos conteúdos e por sua adequação aos
suportes técnicos a serem utilizados na produção dos materiais; sua função é
assegurar a qualidade pedagógica e comunicacional dos materiais do curso, e sua
tarefa mais difícil é assegurar a integração das equipes pedagógicas e
técnicas.
Professor “recurso”:
assegura uma espécie de balcão de respostas a dúvidas pontuais dos estudantes
com relação aos conteúdos de uma disciplina ou a questões relativas à
organização dos estudos ou às avaliações.
Monitor: muito importante em
certos tipos específicos de EaD, especialmente em ações de educação popular com
atividades presenciais de exploração de materiais em grupos de estudo. O
monitor coordena essa orientação .
Considerando o ponto de
vista das organizações, podemos agrupar funções docentes em três grandes
grupos: o primeiro é responsável pela concepção e realização dos cursos e
materiais; o segundo assegura o planejamento e organização da distribuição de
materiais e da administração acadêmica; e o terceiro responsabiliza-se pelo
acompanhamento do estudante durante o processo de aprendizagem.
Temos observado a
dificuldade da integração das equipes responsáveis pela produção do material. O
professor autor não controla o processo de realização do material, o que causa
perda na qualidade. Muitas vezes, o professor não domina técnicas de materiais
em suportes vídeo, áudios ou informáticos. Neste contexto, surge a figura do
tecnólogo educacional, que é uma tentativa de assegurar a transposição do
discurso escrito do professor/autor para as linguagens adequadas aos suportes
técnicos. Outra função associada a essa, é do Designer Instrucional, que
juntamente com o professor conteudista assegura o conteúdo na interação
mediatizada.
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