segunda-feira, 30 de abril de 2018

Funções do professor em EaD


Professor Formador: orienta o estudo e a aprendizagem, dá apoio psicossocial ao estudante, ensina a pesquisar, a processar a informação e a aprender; corresponde à função propriamente pedagógica do professor no ensino presencial;

Conceptor e realizador de cursos e materiais: prepara os planos de estudos, currículos e programas; seleciona conteúdos, elabora textos de base para unidades de cursos (disciplina); essa função didática corresponde à função didática, ou seja, à transmissão do conhecimento realizada em sala de aula, geralmente por meio de aulas magistrais, pelo professor do ensino presencial;

Professor pesquisador: pesquisa e atualiza-se em sua disciplina específica, em teorias e metodologias de ensino/aprendizagem, reflete sobre sua prática pedagógica e orienta e participa da pesquisa de seus alunos;

Professor tutor: orienta o aluno em seus estudos relativos à disciplina pela qual é responsável, esclarece dúvidas e explica questões relativas aos conteúdos da disciplina; em geral participa das atividades de avaliação.

Tecnólogo educacional: (designer ou pedagogo especialista em novas tecnologias, a função é nova): é responsável pela organização pedagógica dos conteúdos e por sua adequação aos suportes técnicos a serem utilizados na produção dos materiais; sua função é assegurar a qualidade pedagógica e comunicacional dos materiais do curso, e sua tarefa mais difícil é assegurar a integração das equipes pedagógicas e técnicas.

Professor “recurso”: assegura uma espécie de balcão de respostas a dúvidas pontuais dos estudantes com relação aos conteúdos de uma disciplina ou a questões relativas à organização dos estudos ou às avaliações.

Monitor: muito importante em certos tipos específicos de EaD, especialmente em ações de educação popular com atividades presenciais de exploração de materiais em grupos de estudo. O monitor coordena essa orientação .

Considerando o ponto de vista das organizações, podemos agrupar funções docentes em três grandes grupos: o primeiro é responsável pela concepção e realização dos cursos e materiais; o segundo assegura o planejamento e organização da distribuição de materiais e da administração acadêmica; e o terceiro responsabiliza-se pelo acompanhamento do estudante durante o processo de aprendizagem.

Temos observado a dificuldade da integração das equipes responsáveis pela produção do material. O professor autor não controla o processo de realização do material, o que causa perda na qualidade. Muitas vezes, o professor não domina técnicas de materiais em suportes vídeo, áudios ou informáticos. Neste contexto, surge a figura do tecnólogo educacional, que é uma tentativa de assegurar a transposição do discurso escrito do professor/autor para as linguagens adequadas aos suportes técnicos. Outra função associada a essa, é do Designer Instrucional, que juntamente com o professor conteudista assegura o conteúdo na interação mediatizada.

Por: Carlos Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário