Esta formação continuada foi
realizada juntamente ao corpo docente do Centro Estadual de Educação
Profissional Ministro Petrônio Portela, no ano letivo de 2017. O diagnóstico
para a essa formação foi baseada nas formações do ano letivo de 2016, durante
as formações no “chão da escola”, formação continuada realizada pelo
coordenador pedagógico em suas respectivas escolas, com apoio da Secretaria de
Educação (SEDUC – PI). No inicio da formação continuada em 2017, foi deixado em
aberto para os docentes abordarem situações problemas como pauta nas formações.
Os mesmos manifestaram - se por organizar algo relacionado a Semana Nacional de
Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema: “ A Matemática está em tudo” e também
sobre uma Integração do Currículo, (pauta considerada em 2016) que consiste em
fazer estudos sobre os planos da Base Nacional Comum e as disciplinas técnicas
de formação dos cursos técnicos deste Centro de Ensino, e assim fazer uma
integração desses componentes curriculares adequando ao ensino e à pratica
profissional de cada curso técnico.
As disciplinas exatas, matemática e física,
possuem carga horária insuficiente para discorrer todo o conteúdo necessário para
a aplicabilidade na prática profissional dos alunos ao término do curso.
Utilizamos como disciplina para fazer uma integração curricular com outras
disciplinas técnicas, a disciplina de matemática, pois como a própria SNCT,
afirma em seu tema, “ A matemática está
em tudo”. A título de exemplos desta falta de integração curricular, vejamos o
exemplo da disciplina de Farmacologia dos Cursos Técnicos em Enfermagem. Nesta
disciplina, os alunos deverão fazer cálculos de gotejamento ou transformação de
soros e medicamentos. Para calcular o ritmo do fluxo do soro a ser administrado
em um determinado período de tempo, deve-se considerar o tipo de equipo (macro
ou microgotas), a quantidade de soro e o número de horas desejado para a
administração do soro. Neste contexto, os alunos possuem conceitos matemáticos
adequados à resolução dos problemas? Os mesmos possuem o raciocínio lógico bem
trabalhado para idealizar a situação sustentada pelo problema? Um outro exemplo
é da disciplina de empreendedorismo, que faz parte de todos os cursos técnicos
desta Instituição de Ensino, onde aconteceu a formação continuada. Nesta
disciplina, aborda-se o tema plano de negócios, neste estudo se requer do aluno
a elaboração de um plano financeiro, onde neste plano deve refletir em número
tudo que foi escrito nas demais seções do plano de negócios. Relacionada à
situação problema, os alunos destes cursos possuem os conceitos matemáticos
adequados para acompanhar o trabalho e direcionar para o plano financeiro? Ou
de uma forma geral as Ementas dos Cursos necessitam ser atualizadas e adaptadas
às competências da Base Nacional Comum? Este contexto problema, foi que
delineou o tema desta formação continuada – “ Formação Continuada e a
Integração do Currículo” , articulada com a Formação Continuada no “ Chão da
Escola”
A formação continuada
pressupõe a atualização teórica e prática do profissional no próprio contexto
de trabalho e o desenvolvimento mais amplo para além do exercício profissional.
Como formação dentro da jornada de trabalho, considera-se essa formação com um
atendimento individual realizado durante a semana, acompanhamento dos planos de
ensino, grupos de estudo, atendimentos por área do conhecimento, conselho de
classe e os encontros de formação como se faz na formação continuada no “Chão
da Escola”.
A formação continuada é
responsabilidade da escola, do professor, do coordenador pedagógico e do
diretor que assegura esse processo no lócus da escola. As ações desenvolvidas
pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC – PI) de acompanhamento e
apoio às equipes escolares, tem sido fundamental no êxito nestas formações.
O projeto de Formação
Continuada para professores da Rede Estadual de Ensino, intitulado “ Chão da
Escola” desde a sua implantação em 2016, tem sido de grande ajuda aos
coordenadores pedagógicos em suas formações continuadas no interior das suas
respectivas escolas. A proposta de formação em 2017 foi com ênfase no trabalho
interdisciplinar, com foco na aprendizagem significativa, que desta forma nos
ajudou na meta de um ensino integrado com adequação ao currículo.
Tendo
em vista, a formação acontecer no lócus da escola, o formador, sendo o
coordenador pedagógico deve organizar seus horários para esse acompanhamento. A
proposta da formação no “Chão da Escola”, foi planejado para acontecer nas
quartas feira pela manhã e outro encontro à tarde. No entanto, cada escola tem
suas especificidades, sendo necessário ajustar os horários levando em conta a
realidade de cada ambiente escolar.
Estabelecer
momentos de troca de experiência e incentivar o trabalho em equipe é
fundamental para a aprendizagem. Para bons resultados em suas formações o
coordenador pedagógico deve saber ouvir sua equipe, prática que adotamos nas
formações continuadas, entre as propostas aqui.
Durante
a semana, sempre existia os encontros por área do conhecimento, envolvendo os
docentes de disciplinas correlatas da escola, para discutir a progressão da aprendizagem e também
analisar as devidas soluções por meio de projetos interdisciplinares ou projetos
de intervenção.
Nos
primeiros encontros deste ano letivo de 2017, da formação continuada “Chão da
Escola”, com temática desenvolvida na formação continuada e a integração do
currículo, já foram definidas que as ações seriam boa parte delas realizadas
nos sábados letivos, da mesma forma que alguns encontros de formação. A professora Iábita Fabiana no encontro de
formação realizada dia 12 de maio de 2017 se manifestou por articular um
projeto interdisciplinar de matemática, todos os professores presentes na
formação foram unânimes em apoiar tal proposta. Quando em meados de Outubro foi
realizada a Mostra de Matemática, Ciências, Artes e Conhecimento, que aconteceu
no sábado dia 08 de novembro. Foram estudadas algumas Ementas dos Cursos
Técnicos e analisados alguns conteúdos e foram associadas ao planejamento
curricular atualmente utilizado, onde observou-se discrepâncias entre as
mesmas. Nas datas seguintes foi dado continuidade ao estudo das adequações ao
currículo com fins de fazer sua integração.
Nesses
encontros, de formação continuada trabalhamos temas voltados para a realidade
de um contexto profissionalizante, cujo objetivo é levar o alunado ao mercado
de trabalho, desta maneira projetos foram desenvolvidos levando em conta a
escola profissional. Nesta perspectiva, esta coordenação pedagógica se reuniu
com representantes do Clube de Ciências “Orion”, alguns alunos estavam
desmotivados e propomos aos mesmos retomarem seus estudos e juntamente com
alguns professores desenvolver ações para um futuro projeto ser apresentado na
SNCT. A professora Aline Veras Aurélio foi incentivada a mais uma vez
participar juntamente com os mesmos, contando com ajuda e participação da
coordenação pedagógica. Desses encontros, foram trabalhados temas, e estudados conceitos matemáticos de onde deu origem ao projeto “ Aplicando a
matemática na economia de Energia Elétrica em uma propriedade Rural no
município de Ilha Grande” que teve participação no III Circuito de Ciências das
Escolas da Rede Públicas de Ensino do Estado do Piauí.
Nestes
encontros, que eram realizadas aos sábados, me reuni também com os professores
de empreendedorismo, onde mostrei para os mesmos a necessidade de trabalhar
além da sala de aula, mostrando aos alunos a perspectiva de mercado promissor,onde
os mesmos mostram ao público seu empreendimento próprio. O projeto Feira de
Empreendedorismo: Dinamizando o Potencial Empreendedor, foi a proposta de
formação continuada para os professores Evandro Mamede Moreira Junior,
Lucivaldo Quixaba Ferreira e Lorena Santos Veras, esse encontro de formação
aconteceu no dia 16 de setembro de 2017 e continuou nos meses a frente. O projeto aconteceu durante os meses
de setembro e outubro nas turmas onde se ministravam as disciplinas, com
culminância no dia 20 de novembro.
No
projeto Circuito de Ciências, estes projetos realizados nesta Instituição de
Ensino, CEEP Ministro Petrônio Portela, recebeu por dois anos consecutivos
premiação pela 1a colocação nos anos 2016 e 2017.
O
projeto Feira de Empreendedorismo: dinamizando o potencial empreendedor foi
realizado nas aulas associadas `a disciplina, por meio de estudo dirigido,
interação com vídeos e uso de blogs de pesquisa para estudos. Esta atividade
envolveu os três turnos de aulas e motivou os discentes para o mercado de
trabalho, quando assim expuseram seus negócios ao público.
Todas essas atividades,
resultantes das formações vieram como solução para uma situação especifica de
alguma disciplina ou condição especial de alunos em determinada turma.
Avaliação
A
formação continuada tem uma função primordial que é formar o professor, de modo
que avançam no domínio dos conteúdos que necessitam ensinar, desenvolvendo
melhores estratégias. Como coordenador pedagógico, cabe a cada um de nós saber
ouvir o professor. No coletivo em conjunto podemos encontrar soluções para
várias situações relacionadas ao fazer pedagógico.
Percebeu-se
o interesse em apresentar a atividade relacionada a um tema específico, mas ao
mesmo tempo interdisciplinar. Será necessária, uma formação constante para
integrar o currículo, tendo que fazer mudanças nas Ementas dos Projetos
Pedagógicos dos cursos técnicos, associando aos planejamentos da Base Nacional
Comum. Por meio desta proposta de formação, conseguimos aumentar a participação
dos professores e alunos aos sábados letivos, e nos meses em que aconteciam as
atividades um rendimento satisfatório. No entanto, será primordial que mais
professores sejam partícipes em fazer mudanças no seu método de ensino.
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