quarta-feira, 28 de março de 2018

Formação Continuada "Chão da Escola" - Integração do Currículo


Esta formação continuada foi realizada juntamente ao corpo docente do Centro Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portela, no ano letivo de 2017. O diagnóstico para a essa formação foi baseada nas formações do ano letivo de 2016, durante as formações no “chão da escola”, formação continuada realizada pelo coordenador pedagógico em suas respectivas escolas, com apoio da Secretaria de Educação (SEDUC – PI). No inicio da formação continuada em 2017, foi deixado em aberto para os docentes abordarem situações problemas como pauta nas formações. Os mesmos manifestaram - se por organizar algo relacionado a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema: “ A Matemática está em tudo” e também sobre uma Integração do Currículo, (pauta considerada em 2016) que consiste em fazer estudos sobre os planos da Base Nacional Comum e as disciplinas técnicas de formação dos cursos técnicos deste Centro de Ensino, e assim fazer uma integração desses componentes curriculares adequando ao ensino e à pratica profissional de cada curso técnico.
 As disciplinas exatas, matemática e física, possuem carga horária insuficiente para discorrer todo o conteúdo necessário para a aplicabilidade na prática profissional dos alunos ao término do curso. Utilizamos como disciplina para fazer uma integração curricular com outras disciplinas técnicas, a disciplina de matemática, pois como a própria SNCT, afirma em seu tema,  “ A matemática está em tudo”. A título de exemplos desta falta de integração curricular, vejamos o exemplo da disciplina de Farmacologia dos Cursos Técnicos em Enfermagem. Nesta disciplina, os alunos deverão fazer cálculos de gotejamento ou transformação de soros e medicamentos. Para calcular o ritmo do fluxo do soro a ser administrado em um determinado período de tempo, deve-se considerar o tipo de equipo (macro ou microgotas), a quantidade de soro e o número de horas desejado para a administração do soro. Neste contexto, os alunos possuem conceitos matemáticos adequados à resolução dos problemas? Os mesmos possuem o raciocínio lógico bem trabalhado para idealizar a situação sustentada pelo problema? Um outro exemplo é da disciplina de empreendedorismo, que faz parte de todos os cursos técnicos desta Instituição de Ensino, onde aconteceu a formação continuada. Nesta disciplina, aborda-se o tema plano de negócios, neste estudo se requer do aluno a elaboração de um plano financeiro, onde neste plano deve refletir em número tudo que foi escrito nas demais seções do plano de negócios. Relacionada à situação problema, os alunos destes cursos possuem os conceitos matemáticos adequados para acompanhar o trabalho e direcionar para o plano financeiro? Ou de uma forma geral as Ementas dos Cursos necessitam ser atualizadas e adaptadas às competências da Base Nacional Comum? Este contexto problema, foi que delineou o tema desta formação continuada – “ Formação Continuada e a Integração do Currículo” , articulada com a Formação Continuada no “ Chão da Escola”
A formação continuada pressupõe a atualização teórica e prática do profissional no próprio contexto de trabalho e o desenvolvimento mais amplo para além do exercício profissional. Como formação dentro da jornada de trabalho, considera-se essa formação com um atendimento individual realizado durante a semana, acompanhamento dos planos de ensino, grupos de estudo, atendimentos por área do conhecimento, conselho de classe e os encontros de formação como se faz na formação continuada no “Chão da Escola”.
         A formação continuada é responsabilidade da escola, do professor, do coordenador pedagógico e do diretor que assegura esse processo no lócus da escola. As ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC – PI) de acompanhamento e apoio às equipes escolares, tem sido fundamental no êxito nestas formações.
O projeto de Formação Continuada para professores da Rede Estadual de Ensino, intitulado “ Chão da Escola” desde a sua implantação em 2016, tem sido de grande ajuda aos coordenadores pedagógicos em suas formações continuadas no interior das suas respectivas escolas. A proposta de formação em 2017 foi com ênfase no trabalho interdisciplinar, com foco na aprendizagem significativa, que desta forma nos ajudou na meta de um ensino integrado com adequação ao currículo.
Tendo em vista, a formação acontecer no lócus da escola, o formador, sendo o coordenador pedagógico deve organizar seus horários para esse acompanhamento. A proposta da formação no “Chão da Escola”, foi planejado para acontecer nas quartas feira pela manhã e outro encontro à tarde. No entanto, cada escola tem suas especificidades, sendo necessário ajustar os horários levando em conta a realidade de cada ambiente escolar.
Estabelecer momentos de troca de experiência e incentivar o trabalho em equipe é fundamental para a aprendizagem. Para bons resultados em suas formações o coordenador pedagógico deve saber ouvir sua equipe, prática que adotamos nas formações continuadas, entre as propostas aqui.
Durante a semana, sempre existia os encontros por área do conhecimento, envolvendo os docentes de disciplinas correlatas da escola, para discutir  a progressão da aprendizagem e também analisar as devidas soluções por meio de projetos interdisciplinares ou projetos de intervenção.
Nos primeiros encontros deste ano letivo de 2017, da formação continuada “Chão da Escola”, com temática desenvolvida na formação continuada e a integração do currículo, já foram definidas que as ações seriam boa parte delas realizadas nos sábados letivos, da mesma forma que alguns encontros de formação.  A professora Iábita Fabiana no encontro de formação realizada dia 12 de maio de 2017 se manifestou por articular um projeto interdisciplinar de matemática, todos os professores presentes na formação foram unânimes em apoiar tal proposta. Quando em meados de Outubro foi realizada a Mostra de Matemática, Ciências, Artes e Conhecimento, que aconteceu no sábado dia 08 de novembro. Foram estudadas algumas Ementas dos Cursos Técnicos e analisados alguns conteúdos e foram associadas ao planejamento curricular atualmente utilizado, onde observou-se discrepâncias entre as mesmas. Nas datas seguintes foi dado continuidade ao estudo das adequações ao currículo com fins de fazer sua integração.
Nesses encontros, de formação continuada trabalhamos temas voltados para a realidade de um contexto profissionalizante, cujo objetivo é levar o alunado ao mercado de trabalho, desta maneira projetos foram desenvolvidos levando em conta a escola profissional. Nesta perspectiva, esta coordenação pedagógica se reuniu com representantes do Clube de Ciências “Orion”, alguns alunos estavam desmotivados e propomos aos mesmos retomarem seus estudos e juntamente com alguns professores desenvolver ações para um futuro projeto ser apresentado na SNCT. A professora Aline Veras Aurélio foi incentivada a mais uma vez participar juntamente com os mesmos, contando com ajuda e participação da coordenação pedagógica. Desses encontros, foram trabalhados temas, e estudados conceitos matemáticos de onde deu origem ao projeto “ Aplicando a matemática na economia de Energia Elétrica em uma propriedade Rural no município de Ilha Grande” que teve participação no III Circuito de Ciências das Escolas da Rede Públicas de Ensino do Estado do Piauí.
Nestes encontros, que eram realizadas aos sábados, me reuni também com os professores de empreendedorismo, onde mostrei para os mesmos a necessidade de trabalhar além da sala de aula, mostrando aos alunos a perspectiva de mercado promissor,onde os mesmos mostram ao público seu empreendimento próprio. O projeto Feira de Empreendedorismo: Dinamizando o Potencial Empreendedor, foi a proposta de formação continuada para os professores Evandro Mamede Moreira Junior, Lucivaldo Quixaba Ferreira e Lorena Santos Veras, esse encontro de formação aconteceu no dia 16 de setembro de 2017 e continuou nos meses a frente. O projeto aconteceu durante os meses de setembro e outubro nas turmas onde se ministravam as disciplinas, com culminância no dia 20 de  novembro.
No projeto Circuito de Ciências, estes projetos realizados nesta Instituição de Ensino, CEEP Ministro Petrônio Portela, recebeu por dois anos consecutivos premiação pela 1a colocação nos anos 2016 e 2017.

O projeto Feira de Empreendedorismo: dinamizando o potencial empreendedor foi realizado nas aulas associadas `a disciplina, por meio de estudo dirigido, interação com vídeos e uso de blogs de pesquisa para estudos. Esta atividade envolveu os três turnos de aulas e motivou os discentes para o mercado de trabalho, quando assim expuseram seus negócios ao público.
Todas essas atividades, resultantes das formações vieram como solução para uma situação especifica de alguma disciplina ou condição especial de alunos em determinada turma.


Avaliação

A formação continuada tem uma função primordial que é formar o professor, de modo que avançam no domínio dos conteúdos que necessitam ensinar, desenvolvendo melhores estratégias. Como coordenador pedagógico, cabe a cada um de nós saber ouvir o professor. No coletivo em conjunto podemos encontrar soluções para várias situações relacionadas ao fazer pedagógico.
Percebeu-se o interesse em apresentar a atividade relacionada a um tema específico, mas ao mesmo tempo interdisciplinar. Será necessária, uma formação constante para integrar o currículo, tendo que fazer mudanças nas Ementas dos Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos, associando aos planejamentos da Base Nacional Comum. Por meio desta proposta de formação, conseguimos aumentar a participação dos professores e alunos aos sábados letivos, e nos meses em que aconteciam as atividades um rendimento satisfatório. No entanto, será primordial que mais professores sejam partícipes em fazer mudanças no seu método de ensino.


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