terça-feira, 20 de março de 2018

Interfaces web 2.0 no processo de ensino aprendizagem


Com a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação a prática educativa, muito se tem discutido sobre as competências tecnológicas que os docentes deviam adquirir no processo de sua formação. A Web 2.0 (termo que faz relação com o tipo de notação em informática que indica a versão de um software) é a segunda geração de serviços online e se caracteriza por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para a interação entre os participantes do processo.
Entre algumas das ferramentas da web 2.0 vamos caracterizar algumas e sua aplicabilidade no processo educacional.

FACEBOOK
O facebook é uma ferramenta que faz parte da web 2.0 e possui um diferencial na utilização no contexto educacional, pois os alunos já utilizam no desenvolvimento de suas redes sociais e se sentem motivados na interação que ele proporciona. Esta ferramenta pode ser utilizada como recurso complementar para atividades no moodle, potencializando a interação e colaboração entre os alunos, em uma interface que faz parte do dia - a – dia de sua aprendizagem coletiva e não é um ambiente padrão de estudos.

BLOG
O blog externo ao Moodle é uma ferramenta potencial para o desenvolvimento de atividades educacionais que podem ser conjugadas a este sistema. Torna-se um recurso interessante e atrativo para os alunos que o utilizam para publicar suas ideias em tempo real. O conteúdo dos blogs podem ser apresentados em formato educativo, de entretenimento ou apenas informativo, sendo que os blogs temáticos são voltados para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos.
Neste ambiente, os usuários podem promover interatividade por meio de postagens de comentários ou de informações em forma de artigos, imagens e vídeos. Em blogs educativos, é permitida a intervenção, orientação e mesmo correção das contribuições dos alunos. Os blogs podem ser utilizados para desenvolver trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares, sendo também uma boa alternativa para desenvolver projetos que vão além da escola, envolvendo de forma interativa a família e a comunidade em redes sociais que geram conhecimento. Este ambiente também pode ser utilizado por professores como ferramenta para desenvolver trabalhos em grupo, desenvolver um tema a partir da contribuição de um participante do blog, discutir sobre notícias da atualidade, promover auto avaliação, dentre outros.

YOUTUBE
O youtube é uma ferramenta que foi criada em 2005,e o propósito foi desenvolver uma maneira que possibilitasse compartilhar vídeos na internet, evitando o envio por email, visto que esta prática era um processo demorado.
Com esta ferramenta podemos utilizar vídeos para enriquecer nossas aulas presenciais e a distancia, bem como professores e alunos podem criar vídeos como atividades em um treinamento ou curso. Atualmente há um vasto número de mídias disponíveis na internet nos cursos à distancia. Além dos vídeos on line gratuitos como os incluídos em faculdades, existem também ferramentas que potencializam as oportunidades de integração dos conteúdos multimídia nas propostas pedagógicas, auxiliando no desenvolvimento no design instrucional de um curso.

PODCAST E VIDEOCAST
Atualmente existem recursos áudio visuais disponíveis na web muito interessantes para utilização no planejamento do conteúdo EAD, é o caso do podcast e videocast, sendo este último um podcast em formato de vídeo. São ferramentas que permitem a produção e transmissão de arquivos de áudio e vídeo. Estes arquivos podem ser utilizados pelos professores na composição de um curso, nas vídeo aulas ou pelo alunos no desenvolvimento de atividades.
O vídeocast é fundamental para a comunicação do professor com seus alunos, nesta ferramenta poderá gravar os conteúdos mais significativos e as principais orientações, podendo utilizar vários recursos para manter o interesse  dos alunos, como filmes, dramatizações, depoimentos e etc. Desta forma o professor terá mais tempo para trabalhar as discussões e dúvidas dos alunos.

HOT POTATOES
Uma outra ferramenta da web 2.0 compatível com o sistema Moodle, podemos utilizar o Hot Potatoes. Este é um software que permite criar perguntas mais interativas e práticas, podendo ser em parte personalizado, por meio de linguagem HTML ou JavaScript. É um programa que permite trabalhar com cinco tipos de exercícios interativos que geram páginas Web. Para utilizá-lo não é necessário ter conhecimentos específicos de informática, sendo necessário apenas informações necessárias para a formação das questões, como textos, imagens, vídeos, dentre outros.
Há uma variedade de ferramentas interativas no web 2.0, tem outras que não foram mencionadas aqui, mas que também são utilizadas pedagogicamente no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Muitas destas podem ser adaptadas à proposta de ensino aprendizagem de um programa de instrução educacional, deixando o curso de estudo mais interessante e interativo, para o público jovem desta atualidade.


Por: Carlos Fernando

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