Com
a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação a prática educativa,
muito se tem discutido sobre as competências tecnológicas que os docentes
deviam adquirir no processo de sua formação. A Web 2.0 (termo que faz relação
com o tipo de notação em informática que indica a versão de um software) é a
segunda geração de serviços online e se caracteriza por potencializar as formas
de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar
os espaços para a interação entre os participantes do processo.
Entre
algumas das ferramentas da web 2.0 vamos caracterizar algumas e sua
aplicabilidade no processo educacional.
FACEBOOK
O
facebook é uma ferramenta que faz parte da web 2.0 e possui um diferencial na
utilização no contexto educacional, pois os alunos já utilizam no desenvolvimento
de suas redes sociais e se sentem motivados na interação que ele proporciona. Esta
ferramenta pode ser utilizada como recurso complementar para atividades no
moodle, potencializando a interação e colaboração entre os alunos, em uma
interface que faz parte do dia - a – dia de sua aprendizagem coletiva e não é
um ambiente padrão de estudos.
BLOG
O
blog externo ao Moodle é uma ferramenta potencial para o desenvolvimento de
atividades educacionais que podem ser conjugadas a este sistema. Torna-se um
recurso interessante e atrativo para os alunos que o utilizam para publicar
suas ideias em tempo real. O conteúdo dos blogs podem ser apresentados em
formato educativo, de entretenimento ou apenas informativo, sendo que os blogs
temáticos são voltados para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos.
Neste
ambiente, os usuários podem promover interatividade por meio de postagens de
comentários ou de informações em forma de artigos, imagens e vídeos. Em blogs
educativos, é permitida a intervenção, orientação e mesmo correção das
contribuições dos alunos. Os blogs podem ser utilizados para desenvolver
trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares, sendo também uma boa
alternativa para desenvolver projetos que vão além da escola, envolvendo de
forma interativa a família e a comunidade em redes sociais que geram
conhecimento. Este ambiente também pode ser utilizado por professores como
ferramenta para desenvolver trabalhos em grupo, desenvolver um tema a partir da
contribuição de um participante do blog, discutir sobre notícias da atualidade,
promover auto avaliação, dentre outros.
YOUTUBE
O
youtube é uma ferramenta que foi criada em 2005,e o propósito foi desenvolver
uma maneira que possibilitasse compartilhar vídeos na internet, evitando o
envio por email, visto que esta prática era um processo demorado.
Com
esta ferramenta podemos utilizar vídeos para enriquecer nossas aulas
presenciais e a distancia, bem como professores e alunos podem criar vídeos
como atividades em um treinamento ou curso. Atualmente há um vasto número de
mídias disponíveis na internet nos cursos à distancia. Além dos vídeos on line
gratuitos como os incluídos em faculdades, existem também ferramentas que
potencializam as oportunidades de integração dos conteúdos multimídia nas
propostas pedagógicas, auxiliando no desenvolvimento no design instrucional de
um curso.
PODCAST
E VIDEOCAST
Atualmente
existem recursos áudio visuais disponíveis na web muito interessantes para
utilização no planejamento do conteúdo EAD, é o caso do podcast e videocast,
sendo este último um podcast em formato de vídeo. São ferramentas que permitem
a produção e transmissão de arquivos de áudio e vídeo. Estes arquivos podem ser
utilizados pelos professores na composição de um curso, nas vídeo aulas ou pelo
alunos no desenvolvimento de atividades.
O
vídeocast é fundamental para a comunicação do professor com seus alunos, nesta
ferramenta poderá gravar os conteúdos mais significativos e as principais
orientações, podendo utilizar vários recursos para manter o interesse dos alunos, como filmes, dramatizações,
depoimentos e etc. Desta forma o professor terá mais tempo para trabalhar as
discussões e dúvidas dos alunos.
HOT
POTATOES
Uma
outra ferramenta da web 2.0 compatível com o sistema Moodle, podemos utilizar o
Hot Potatoes. Este é um software que permite criar perguntas mais interativas e
práticas, podendo ser em parte personalizado, por meio de linguagem HTML ou
JavaScript. É um programa que permite trabalhar com cinco tipos de exercícios interativos
que geram páginas Web. Para utilizá-lo não é necessário ter conhecimentos
específicos de informática, sendo necessário apenas informações necessárias
para a formação das questões, como textos, imagens, vídeos, dentre outros.
Há
uma variedade de ferramentas interativas no web 2.0, tem outras que não foram
mencionadas aqui, mas que também são utilizadas pedagogicamente no ambiente
virtual de aprendizagem Moodle. Muitas destas podem ser adaptadas à proposta de
ensino aprendizagem de um programa de instrução educacional, deixando o curso
de estudo mais interessante e interativo, para o público jovem desta
atualidade.
Por: Carlos Fernando
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