domingo, 4 de fevereiro de 2018

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Avaliação do processo de planejamento participativo

 Avaliação

A atividade de avaliar caracteriza-se como um meio subsidiário do crescimento; meio subsidiário da construção do resultado satisfatório. Até mesmo no dia – a – dia em atos comuns ou complexos, a avaliação subsidia a obtenção de resultados satisfatórios.
Nesta perspectiva, a avaliação bem como o planejamento busca pressupostos concretos. Sobre a avaliação Luckesi (2006, p.165) conceitua: “ A avaliação é um ato de investigar a qualidade dos resultados intermediários ou finais de uma ação, subsidiando sempre sua melhora.”
Avaliar assim, neste sentido é colocar-se frente ao realizado, confrontando-o com o desejado e decidir-se por aproximar o vivenciado ao idealizado. No acompanhamento do Projeto Político Pedagógico, podem surgir dificuldades que devem ser analisados com possibilidades de fazer modificações.
Entendemos assim, que parte do planejamento para agir na realidade sobre a qual se planejam, analisam-se os resultados, corrige-se o planejado e volta-se a ação para ser novamente avaliada.

Técnicas e instrumentos de avaliação

Os participantes do processo de avaliação decidirão por que meios e quais instrumentos mais adequados para realizar a avaliação desejada. Podem-se utilizar dinâmicas para ajudar na avaliação, Dálmas (2009) sugere algumas técnicas:
 - dinâmicas de pequenos grupos: especialmente se o número de participantes for elevado. Assim, todos têm a oportunidade de participar dos debates que, posteriormente, enriquecerão a assembleia.
- assembleias: só é aconselhável quando o grupo é reduzido e a participação de todos for possível.
- seminário: trabalho em pequenos grupos.
- painel integrado: também provoca debate, reflexão,  muito enriquecidoras.
Dentre outras técnicas, a aplicação dos instrumentos levará em consideração o que vai ser avaliado. Se o Projeto Político Pedagógico, ou apenas a programação e assim por diante e cabe a cada equipe analisar melhor proposta.
Alguns instrumentos se faz necessário para realizar as avaliações,  por exemplo, o roteiro, o questionário e a ficha de avaliação. Deve lembrar-se que a avaliação deve ser bem organizada e com objetivos de ter uma participação efetiva de todos.
O Projeto Político Pedagógico, no seu processo de construção participativa, precisa ser avaliado por acompanhar todo esse processo de planejamento. É primordial que exista esse movimento, completando o círculo do processo de elaboração, implementação e avaliando todo o processo de planejamento realizado em determinado período.
Nesse sentido, na avaliação da escola, consideramos o pedagógico e também o administrativo, neste processo de acompanhamento, mostrando assim, a importância do planejamento participativo do Projeto Político Pedagógico.
Por: Carlos  Fernando


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