Avaliação
A atividade de avaliar
caracteriza-se como um meio subsidiário do crescimento; meio subsidiário da
construção do resultado satisfatório. Até mesmo no dia – a – dia em atos comuns
ou complexos, a avaliação subsidia a obtenção de resultados satisfatórios.
Nesta perspectiva, a
avaliação bem como o planejamento busca pressupostos concretos. Sobre a
avaliação Luckesi (2006, p.165) conceitua: “ A avaliação é um ato de investigar
a qualidade dos resultados intermediários ou finais de uma ação, subsidiando
sempre sua melhora.”
Avaliar assim, neste
sentido é colocar-se frente ao realizado, confrontando-o com o desejado e
decidir-se por aproximar o vivenciado ao idealizado. No acompanhamento do
Projeto Político Pedagógico, podem surgir dificuldades que devem ser analisados
com possibilidades de fazer modificações.
Entendemos assim,
que parte do planejamento para agir na realidade sobre a qual se planejam,
analisam-se os resultados, corrige-se o planejado e volta-se a ação para ser
novamente avaliada.
Técnicas
e instrumentos de avaliação
Os participantes do processo
de avaliação decidirão por que meios e quais instrumentos mais adequados para
realizar a avaliação desejada. Podem-se utilizar dinâmicas para ajudar na
avaliação, Dálmas (2009) sugere algumas técnicas:
- dinâmicas de pequenos grupos: especialmente
se o número de participantes for elevado. Assim, todos têm a oportunidade de
participar dos debates que, posteriormente, enriquecerão a assembleia.
- assembleias: só é
aconselhável quando o grupo é reduzido e a participação de todos for possível.
- seminário:
trabalho em pequenos grupos.
- painel integrado:
também provoca debate, reflexão, muito
enriquecidoras.
Dentre outras
técnicas, a aplicação dos instrumentos levará em consideração o que vai ser
avaliado. Se o Projeto Político Pedagógico, ou apenas a programação e assim por
diante e cabe a cada equipe analisar melhor proposta.
Alguns instrumentos
se faz necessário para realizar as avaliações, por exemplo, o roteiro, o questionário e a
ficha de avaliação. Deve lembrar-se que a avaliação deve ser bem organizada e
com objetivos de ter uma participação efetiva de todos.
O Projeto Político
Pedagógico, no seu processo de construção participativa, precisa ser avaliado
por acompanhar todo esse processo de planejamento. É primordial que exista esse
movimento, completando o círculo do processo de elaboração, implementação e
avaliando todo o processo de planejamento realizado em determinado período.
Nesse sentido, na
avaliação da escola, consideramos o pedagógico e também o administrativo, neste
processo de acompanhamento, mostrando assim, a importância do planejamento
participativo do Projeto Político Pedagógico.
Por: Carlos Fernando
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