A elaboração do
projeto político pedagógico da escola se desdobra em três partes: o marco
referencial, o diagnóstico e a programação. No marco referencial se explicitam
de onde se está partindo, bem como o que se espera alcançar com o processo de
educação; no diagnóstico se caracteriza a dimensão de realidade sobre o plano
ou projeto que está estruturado; já a
programação é elemento de mediação entre a realidade e as finalidades que
deseja alcançar.
São muitos os
caminhos metodológicos para a elaboração do projeto político pedagógico, no
entanto, destacamos o que é relevante em relação a realidade e problematizamos
por meio de questionamento.
Pois até mesmo para
formularmos perguntas requer reflexão. As indagações bem elaboradas,
focalizadas contribuem no processo de participação e a análise da realidade.
Isso significa que devem ser específicas as perguntas, condizentes com as
partes constitutivas do Projeto Político Pedagógico. Desta maneira, as perguntas
serão formuladas para o marco referencial, para o diagnóstico e para a
programação. Logo após, já na avaliação do Projeto Político Pedagógico, deve-se
elaborar questões para esta etapa.
A mobilização da
comunidade escolar faz-se necessário para a construção coletiva do Projeto
Político Pedagógico, visto que o objetivo é que “ haja momentos em que os
membros da comunidade educativa possam refletir coletivamente[...] “
(HENGEMUHLE, 2010, p.172). E isso pode realizar-se por usar de estratégias para
aproximar cada segmento da comunidade, como por exemplo, carta convite ou
palestras.
Quando o grupo se
mobiliza para a construção do Projeto Político Pedagógico na escola, suas ações
devem se planejadas em algumas referências como:
·
Qual a melhor maneira de mobilizarmos as famílias? Os
estudantes? Os funcionários? E os professores?
·
Qual melhor forma de comunicação a ser utilizada?
·
Poderemos usar a mesma estratégia para todos os segmentos da
comunidade escolar?
·
Que recursos iremos utilizar? A escola dispõe desses recursos?
Depois de realizado esse estudo metodológico podemos
construir o Projeto Político Pedagógico, que se inicia com o marco referencial.
O marco referencial é composto pelo marco situacional,
marco doutrinal e marco operativo. O marco situacional é o momento de
caracterização dos elementos estruturais da realidade onde está inserida,
mostrando uma visão geral sobre ela.
No marco doutrinal se descrevem as concepções de
sociedade, homem, educação, conhecimento, que norteiam a elaboração do projeto
político pedagógico.
Em uma gestão democrática e participativa essas
concepções precisam ser discutidas e analisadas, pois as ações educativas
sairão dessas finalidades.
O marco
operativo é o resumo que se produz no marco situacional e o marco doutrinal
mostra para onde as ações necessárias serão concretizadas.
O marco operacional (MO) é a tomada de posição do
grupo de planejamento, em relação à linha de ação a ser assumida, para provocar
as transformações da comunidade e da sociedade.
É no marco operacional que encontramos os caminhos que
iremos seguir, após ter escrito o projeto pedagógico, é aqui que as decisões
são tomadas..
Para o processo de elaboração do projeto político
pedagógico, além do já descrito pela conceituação do marco referencial, é
essencial a realização de um diagnóstico, que é uma análise de dados
quantitativos e interpretados de forma qualitativa.
E através do diagnóstico que sinalizamos a que
distancia estamos entre a realidade e a utopia, ou seja, mostra a que distância
estamos do ponto de chegada.
A última parte do plano ou
projeto político pedagógico, é a programação, e está se refere à proposta de
ações. No diagnóstico identificam-se as necessidades, que logo após, entra a
programação para atender as mesmas, com o objetivo de transformar a realidade
existente.
Elas são objetivas
para alcançar a sua finalidade, ou seja, são ações concretas. Também são
políticas, ou seja, são processos de decisões coletivos, são linhas de ações
que são necessárias para o desenvolvimento do plano. E precisam de estratégias,
como modo prático para concretizar cada ação a ser desenvolvida.
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