quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Partes Constitutivas do Projeto Político Pedagógico

A elaboração do projeto político pedagógico da escola se desdobra em três partes: o marco referencial, o diagnóstico e a programação. No marco referencial se explicitam de onde se está partindo, bem como o que se espera alcançar com o processo de educação; no diagnóstico se caracteriza a dimensão de realidade sobre o plano ou projeto que está estruturado;  já a programação é elemento de mediação entre a realidade e as finalidades que deseja alcançar.
São muitos os caminhos metodológicos para a elaboração do projeto político pedagógico, no entanto, destacamos o que é relevante em relação a realidade e problematizamos por meio de questionamento.
Pois até mesmo para formularmos perguntas requer reflexão. As indagações bem elaboradas, focalizadas contribuem no processo de participação e a análise da realidade. Isso significa que devem ser específicas as perguntas, condizentes com as partes constitutivas do Projeto Político Pedagógico. Desta maneira, as perguntas serão formuladas para o marco referencial, para o diagnóstico e para a programação. Logo após, já na avaliação do Projeto Político Pedagógico, deve-se elaborar questões para esta etapa.
A mobilização da comunidade escolar faz-se necessário para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, visto que o objetivo é que “ haja momentos em que os membros da comunidade educativa possam refletir coletivamente[...] “ (HENGEMUHLE, 2010, p.172). E isso pode realizar-se por usar de estratégias para aproximar cada segmento da comunidade, como por exemplo, carta convite ou palestras.
Quando o grupo se mobiliza para a construção do Projeto Político Pedagógico na escola, suas ações devem se planejadas em algumas referências como:
·         Qual a melhor maneira de mobilizarmos as famílias? Os estudantes? Os funcionários? E os professores?
·         Qual melhor forma de comunicação a ser utilizada?
·         Poderemos usar a mesma estratégia para todos os segmentos da comunidade escolar?
·         Que recursos iremos utilizar? A escola dispõe desses recursos?
Depois de realizado esse estudo metodológico podemos construir o Projeto Político Pedagógico, que se inicia com o marco referencial.

O marco referencial é composto pelo marco situacional, marco doutrinal e marco operativo. O marco situacional é o momento de caracterização dos elementos estruturais da realidade onde está inserida, mostrando uma visão geral sobre ela.

No marco doutrinal se descrevem as concepções de sociedade, homem, educação, conhecimento, que norteiam a elaboração do projeto político pedagógico. 
Em uma gestão democrática e participativa essas concepções precisam ser discutidas e analisadas, pois as ações educativas sairão dessas finalidades.
 O marco operativo é o resumo que se produz no marco situacional e o marco doutrinal mostra para onde as ações necessárias serão concretizadas.
O marco operacional (MO) é a tomada de posição do grupo de planejamento, em relação à linha de ação a ser assumida, para provocar as transformações da comunidade e da sociedade.
É no marco operacional que encontramos os caminhos que iremos seguir, após ter escrito o projeto pedagógico, é aqui que as decisões são tomadas..
Para o processo de elaboração do projeto político pedagógico, além do já descrito pela conceituação do marco referencial, é essencial a realização de um diagnóstico, que é uma análise de dados quantitativos e interpretados de forma qualitativa.
E através do diagnóstico que sinalizamos a que distancia estamos entre a realidade e a utopia, ou seja, mostra a que distância estamos do ponto de chegada.
A última parte do plano ou projeto político pedagógico, é a programação, e está se refere à proposta de ações. No diagnóstico identificam-se as necessidades, que logo após, entra a programação para atender as mesmas, com o objetivo de transformar a realidade existente.
Elas são objetivas para alcançar a sua finalidade, ou seja, são ações concretas. Também são políticas, ou seja, são processos de decisões coletivos, são linhas de ações que são necessárias para o desenvolvimento do plano. E precisam de estratégias, como modo prático para concretizar cada ação a ser desenvolvida.


Por: Carlos Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário