O conselho escolar
possui uma característica própria que lhe dá dimensão fundamental, é que a
mesma se constitui de forma colegiada de gestão democrática. Desta forma, deixa
de ser o exercício de apenas uma só pessoa e passa a ser uma gestão colegiada,
onde todos se encontram para construírem uma educação de qualidade.
Nesse papel, o
conselho escolar é um órgão consultivo, deliberativo e de mobilização mais
importante do processo de gestão democrática, não por que controla, mas atua
como um parceiro de todas as atividades desenvolvidas na escola.
E todos os
envolvidos de forma coletiva, devem participar em todos os processos que requer
uma tomada de decisão. É bem oportuno, a criação destes conselhos aos objetivos
educacionais.
Nesta perspectiva, o conselho deve acompanhar
o desenvolvimento da prática educativa no processo ensino-aprendizagem, como
sendo sua atividade principal, ou seja,
na sua função político pedagógico o conselho escolar participa no planejamento
e avaliação da escola. E é exatamente neste processo que o conselho participa
também na elaboração do projeto político – pedagógico e acompanhas as ações no
processo de avaliação. Todo esse acompanhamento tem uma finalidade, que é
exatamente construir uma educação democrática.
Visto que o objetivo
do Conselho Escolar é o comprometimento com a educação como prática social, o
mesmo entra como mecanismo de gestão democrática, tendo como função conhecer a
realidade e mostrar caminhos que levem a realidade desejada. Conclui-se, que a
principal função do Conselho Escolar é o político e pedagógico. Infelizmente
muitos conselheiros escolares não conhecem essa função ou estão despreparados
para isso.
Deste ínterim, o
Conselho Escolar é uma representação da comunidade escolar, e visa à construção
de uma cultura de participação, constituindo-se em espaço de aprendizado do
jogo político democrático. Dessa maneira, os conselhos devem buscar uma
articulação efetiva entre os procedimentos pedagógicos, e a organização da
escola.
Para termos uma educação
de qualidade, no ponto de vista de uma educação emancipatória, devemos
trabalhar tendo em consideração o contexto político, econômico e cultural.
Nesse sentido, a gestão deve contribuir para uma relação entre democratização e
qualidade na educação. No entanto, a escola deve contribuir para a formação dos
estudantes nos aspectos culturais, políticos, econômicos, tornando uma
referência em âmbito social.
Toda gestão precisa
ter transparência para alcançar os objetivos. De maneira similar, o conselho
escolar deve ter transparência nas ações desenvolvidas. Daí a importância do
conselho escolar conhecer a escola em toda a sua totalidade. Com esse
acompanhamento estará contribuindo para a educação ser uma ferramenta de
emancipação dos sujeitos e para o cumprimento de seu papel social.
Em uma escola
democrática, todos os envolvidos devem
ter consciência dessas ações e devem fazer-se representar e decidir sobre os
aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos. Isto ocorre devido a
integração da sociedade com a escola, mediante a efetivação do conselho escolar
com representação da comunidade.
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