quinta-feira, 28 de junho de 2018

Projeto Escola Aberta e Mobieduca.me na Escola Edson da Paz Cunha


No dia 28 de Junho de 2018, a Diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar – UGIE, professora Ana Rejane da Costa Barros, esteve presente na Unidade Escolar Edson da Paz Cunha, a professora Safira Santos fez a abertura e logo em seguida foi ouvida a comunidade escolar. Alunos do 1o ano e 2o ano que estão desde a 7a série na escola fizeram seus depoimentos destacando o que a escola precisa, enfatizando que a Instituição de ensino possuem bons professores. Os pais presentes também usaram a palavra para reivindicar sobre a segurança dos filhos e melhores condições de trabalho.


 Logo em seguida após ouvir a comunidade escolar, professora Ana Rejane apresenta a todos dados colhidos da realidade escolar e apresenta sugestões como solução imediata para as demandas da escola que está além de apenas aumentar os muros da escola e colocar cerca elétrica.  Disse que assim como nas penitenciarias existem muros e que continuam tendo rebeliões, na escola a solução não é apenas elevar os muros, mas mudanças na organização escolar.



Entre algumas das providencias tomadas, está o uso da ferramenta mobieduca.me, onde a escola terá a entrada dos alunos apenas por meio da carteirinha, onde a ausência dos alunos será comunidade por meio de SMS. Incentivou-se a escola organizar momento para socializar esta ferramenta, onde a SEDUC vai disponibilizar treinamento. Outra medida seria o uso de câmeras, na segurança pública os vigias noturnos, apoio do pelotão escolar e botão de alerta. Foi bem apropriada também a sugestão do controle comunitário, que se trata do olhar da comunidade acionando ajuda. Para assegurar os projetos de leituras, a biblioteca será revitalizada com novos livros, e um profissional estará conduzindo as atividades rotineiras na mesma.
Apesar de tudo que já foi salientado para revitalizar a escola, enfatizou-se a limpeza por meio de capina e pintura. O local onde localiza anteriormente a 1a  GRE e também onde iniciou- se a construção de uma quadra, precisa deste processo; além de uma Ambientalização do Espaço Escolar como Paisagismo e horta com ajudas dos profissionais das Artes, Educação Física e outros que contribuam para esta finalidade.
Os alunos do Edson destacaram bem a importância de ter sua própria quadra de Esportes, da mesma forma que reivindicou a professora Maria Jane de educação física.


Outro ponto de suma importância, foi sobre as instancias democráticas, por meio dos Grêmios e representantes de turmas, Conselho Escolar e Conselho de Classe. Incentivou-se a revitalizar o conselho de classe e instituir plantões escolares. Revitalizar o conselho escolar, para uma co- gestão da escola que está ligada a uma co- decisão. Sobre o aspecto pedagógico, ênfase foi dada nas atividades complementares, foram mencionados os projetos que já acontecem na escola, como o programa OBMEP na escola, Clube de Ciências e foi sugerido para começar no segundo semestre  a Escola Aberta, realizar a Semana Presente, prestação de serviços para a comunidade, como apresentações culturais em parceria também com outras Instituições. No próximo semestre o projeto Escola Aberta estará sendo executada, onde o objetivo é que a família esteja mais próxima na escola. Entre as oficinas estão aquelas que será realizada para os alunos e outras para os pais.
No dia 11 de agosto será realizada na Unidade Escolar Edson da Paz Cunha, o dia D da família na escola. E haverá várias atividades semelhante a Ação Global cujo cronograma será divulgado em breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário