Em
virtude das condições econômicas e sociais desfavoráveis em nossa sociedade,
muitos de nossos jovens necessitam de uma ampliação do seu tempo pedagógico
para alcançar o padrão de desempenho escolar desejável. Cabe a cada escola
conforme suas especificidades se organizar e garantir esse direito que os
jovens alunos tem. O conselho Escolar precisa entender as razões da organização
das classes e turmas para acompanhar alguns indicadores e verificar os
resultados dos procedimentos pedagógicos.
O
Conselho Escolar deve ter uma visão mais realista sobre o tempo escolar e as
atividades pedagógicas propostas pelos professores. Podem – se realizar feiras
de conhecimento, seminários com relatos de experiências e projetos. O ideal
seria acompanhar e verificar se o ritmo de aprendizagem esta sendo respeitado e
condições dignas de trabalho aos professores também oferecido.
O
Conselho Escolar pode auxiliar a escola na ampliação de sua autonomia em
relação à condução das atividades pedagógicas e administrativas, sem que ela
perca sua vinculação com as diretrizes e normas do sistema público de ensino. Nesse
sentido, incentiva as medidas que são tomadas visando à instauração ou ao
aprofundamento das relações democráticas entre todos os seguimentos que a compõem,
sem perder de vista que o último e mais importante é que tal clima favoreça de
fato as aprendizagens dos estudantes.
Nesse sentido, os alunos precisam aprender no tempo apropriado e conforme os conteúdos trabalhados. O calendário poderá ser adaptado para que este pressuposto possa ser adquirido, desde o momento em que o discente realmente tenha assimilado o conhecimento pelo qual o mesmo será avaliado. Neste mesmo direcionamento, entra os processos de recuperação e verificação do aprendizado, para que os mesmos sejam avaliados corretamente. Novamente o Conselho Escolar deverá está informado dessas informações.
Nesse sentido, os alunos precisam aprender no tempo apropriado e conforme os conteúdos trabalhados. O calendário poderá ser adaptado para que este pressuposto possa ser adquirido, desde o momento em que o discente realmente tenha assimilado o conhecimento pelo qual o mesmo será avaliado. Neste mesmo direcionamento, entra os processos de recuperação e verificação do aprendizado, para que os mesmos sejam avaliados corretamente. Novamente o Conselho Escolar deverá está informado dessas informações.
É
de grande importância, que se compreenda que o incentivo às formas democráticas
de convivência escolar tem por objetivos o estabelecimento de condutas construídas
coletivamente, auxiliem a efetivação de práticas pedagógicas e considerem o
ritmo individual do estudante. O Conselho Escolar constitui o espaço mais
adequado para que de forma compartilhada, dirimir as dúvidas, encontrar
soluções e propor novas condutas de participação individual e coletiva no
ambiente escolar.
O
tempo de permanência do estudante na escola é tempo das aprendizagem
intelectual, sociocultural, afetivo e ético. Esse tempo não pode ser desperdiçado.
Exercer um acompanhamento qualificado desse tempo é tarefa do Conselho Escolar.
FONTE:
Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Navarro, 2004.
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