sexta-feira, 22 de junho de 2018

Conselho Escolar e o Tempo Pedagógico


Em virtude das condições econômicas e sociais desfavoráveis em nossa sociedade, muitos de nossos jovens necessitam de uma ampliação do seu tempo pedagógico para alcançar o padrão de desempenho escolar desejável. Cabe a cada escola conforme suas especificidades se organizar e garantir esse direito que os jovens alunos tem. O conselho Escolar precisa entender as razões da organização das classes e turmas para acompanhar alguns indicadores e verificar os resultados dos procedimentos pedagógicos.
O Conselho Escolar deve ter uma visão mais realista sobre o tempo escolar e as atividades pedagógicas propostas pelos professores. Podem – se realizar feiras de conhecimento, seminários com relatos de experiências e projetos. O ideal seria acompanhar e verificar se o ritmo de aprendizagem esta sendo respeitado e condições dignas de trabalho aos professores também oferecido.


O Conselho Escolar pode auxiliar a escola na ampliação de sua autonomia em relação à condução das atividades pedagógicas e administrativas, sem que ela perca sua vinculação com as diretrizes e normas do sistema público de ensino. Nesse sentido, incentiva as medidas que são tomadas visando à instauração ou ao aprofundamento das relações democráticas entre todos os seguimentos que a compõem, sem perder de vista que o último e mais importante é que tal clima favoreça de fato as aprendizagens dos estudantes.
Nesse sentido, os alunos precisam aprender no tempo apropriado e conforme os conteúdos trabalhados. O calendário poderá ser adaptado para que este pressuposto possa ser adquirido, desde o momento em que o discente realmente tenha assimilado o conhecimento pelo qual o mesmo será avaliado. Neste mesmo direcionamento, entra os processos de recuperação e verificação do aprendizado, para que os mesmos sejam avaliados corretamente. Novamente o Conselho Escolar deverá está informado dessas informações.
É de grande importância, que se compreenda que o incentivo às formas democráticas de convivência escolar tem por objetivos o estabelecimento de condutas construídas coletivamente, auxiliem a efetivação de práticas pedagógicas e considerem o ritmo individual do estudante. O Conselho Escolar constitui o espaço mais adequado para que de forma compartilhada, dirimir as dúvidas, encontrar soluções e propor novas condutas de participação individual e coletiva no ambiente escolar.
O tempo de permanência do estudante na escola é tempo das aprendizagem intelectual, sociocultural, afetivo e ético. Esse tempo não pode ser desperdiçado. Exercer um acompanhamento qualificado desse tempo é tarefa do Conselho Escolar.

FONTE: Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Navarro, 2004.

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