quinta-feira, 5 de julho de 2018

JOVEM DE FUTURO - Seminário de Gestão Pedagógica Orientada para Resultados de Aprendizagem: Caminhos e Desafios.


A primeira Gerência Regional de  Parnaíba, junto com seus ACGS, Gerente Regional, Coordenadora de Ensino e Coordenadores pedagógicos participaram do Seminário. Segue um resumo do encontro.


Gestão Escolar- O papel do coordenador: conceitos e evidencias da prática pedagógica
Professora Conceição Castelo Branco.

O que é gestão pedagógica? Entre as dimensões, conforme Heloíza Luck, seria a gestão democrática e administração pública, gestão de resultados, gestão da cultura organizacional, gestão de pessoas, gestão do cotidiano escolar, planejamento e organização do trabalho escolar e bem no centro fica a Gestão Pedagógica.
Foi questionado sobre qual o papel do coordenador pedagógico. Fazendo uma análise do mito do sísifo, da fábula da cigarra e mito da caverna, compreendemos esse papel do coordenador frente aos grandes desafios em que o mesmo se apresenta. O mesmo deve garantir o direito do aluno a uma aprendizagem significativa, com os seguintes eixos estruturantes de atuação do coordenador. Articulação , Formação e Transformação. Na articulação o coordenador analisa o currículo, Projeto Pedagógico, Planejamento Pedagógico. O coordenador Pedagógico deve  ajudar o professor por meio da formação continuada, com conhecimento técnico e habilidades adequadas à formação. Na formação ao professor trabalhamos as competências, ser um coaching e também mindset. Na transformação, destacamos a Prática Pedagógica e Ambiente Escolar que seria por meio do ensino aprendizagem, avaliação e trabalho coletivo.
Na sequência temos a palestra com o tema: Função do Coordenador Pedagógico nas Escolas de Ensino Médio, por meio de um resultado de uma pesquisa desenvolvida em Maio a Julho de 2016. Foi realizada pesquisa documental, bibliográfica e diagnóstica. Entre alguns dos objetivos da pesquisa foi: investigar a estrutura do trabalho do coordenador pedagógico, identificar as dificuldades enfrentadas por esses profissionais em seus cotidianos.
Foi salientado que o coordenador pedagógico termina fazendo muitas atividades na escola, atividades estas que não é a sua função. Rotinas e fluxos dos estados do Espirito Santo, Goiás, Pará, Piauí foram apresentados e conforme a pesquisa a fala de vários coordenadores é que mudem a realidade das escolas para que o coordenador cumpra sua principal atribuição que é o pedagógico.
Foi citado, o Horário Coletivo de Trabalho (HTTP) que é uma das atividades do coordenador como formador, nestes horários fazer sua formação perante aos professores. No Piauí , há o Programa de Formação Continuada no “Chão da Escola”, é a mesma apresentada a dois anos atrás conforme pesquisa. Ellen Gera , o mediador do ciclo fez a pergunta sobre o papel do coordenador pedagógico, diretor e bedel? A resposta foi que cada um deve dá um limite para seu trabalho e dá prioridade para o que é mais importante, e essas ações devem ser planejadas quando na elaboração do plano de trabalho.

Aprendizagem –  Boa prática: parceria entre a docência e a coordenação pedagógica.
Professora Cláudia Santana

 A professora Cláudia falou de um projeto iniciado na época em que a mesma atuava como coordenadora pedagógica.  Foi um projeto de Intervenção Refletir para Agir, Agir para Transformar. Entre uma das metas era construir na escola uma prática de gestão pedagógica que tenha como foco possibilitar uma maior integração entre os atores. A realidade seria deixar  as aparências e assumir os problemas que afetam o desenvolvimento.
Foi salientado o questionamento: como chamar a comunidade para uma atitude reflexiva acerca da realidade vivenciada, onde a desmotivação está presente em todos os segmentos? Quais os caminhos que foram traçados? Neste caso seria convidar cada segmento, funcionários, alunos, pais e alunos para um momento de reflexão. Cada segmento com orientação do núcleo gestor elaborou um pequeno plano de ação para implementar em um setor específico. Uma vez por mês os grupos se reuniram para avaliar se o que estava sendo feito surtia o efeito que se desejava.
Como resultados, citamos a mudança de atitude, de comportamento e de postura, além de transformar a realidade, transformar a nós mesmos e a forma como nos relacionamos com o outro, isso foi fundamental para conseguir uma nova “IDENTIDADE PARA A ESCOLA”
Logo em seguida veio a palestra com o professor Carlos Saldanha, com suas experiências do estado do Pará, o mesmo também explanou o tema pedagógico, respondendo ao questionamento: O que é o Pedagógico?
A reflexão sobre a categoria pedagógica, levou a algumas discussões dentre elas, o que é o pedagógico e o que estamos chamando de pedagógico. Foi citado e comentado Franco e libâneo.
“Elemento relacional entre sujeitos: é uma construção coletiva existente na dialogicidade dos sujeitos” (FRANCO, 2012, p. 169)
“Fatores que contribuem para a construção do ser humano como membro de uma determinada sociedade, e os processos e meios dessa formação.” (LIBÂNEO, 2010, p.23)
A noção do pedagógico implica a função social e a concepção pedagógica. Neste modelo de gestão, o coordenador é responsável para mobilizar esses fatores, cabendo ao gestor escolar também a função de articulador deste processo. Nesse sentido, o coordenador é articulador da proposta pedagógica da escola com foco no plano de ação e nos projetos curriculares em desenvolvimento.

A tarde tivemos outra mesa, com outro ciclo, com temática voltada para o coordenador pedagógico como formador. A professora Tereza Perez falou sobre o tema: Coordenador Pedagógico – competências e habilidades. Iniciou sua fala com o questionamento: Quem é o Coordenador Pedagógico?

O coordenador pedagógico, não é um pau pra toda obra, mas sim um parceiro do diretor e do professor, e também o responsável para responder às demandas administrativas e atender as famílias. O coordenador junto ao diretor , como dupla gestora devem ter como foco na aprendizagem da comunidade escolar. Juntos devem construir uma visão estratégica de atuação com planejamento, cronograma, metas, responsáveis e condições (tempo, espaço, materiais) considerando monitoramento dos processos de ensino e de aprendizagem.

Outra palestra deste ciclo, mediada pelo professor Edmilson, foi o tema: O viés formativo do coordenador pedagógico, com a professora Elenice Maria Nery, Coordenadora Estadual da formação no “Chão da Escola”.

O coordenador é tido como o protagonista da formação. A instituição escolar é considerada como lócus da formação e convivência, e é necessário que neste cenário exista profissionais competentes. A formação continuada deve se integrar ao cotidiano da escola e respeitar as experiências profissionais de todos os participantes.
O coordenador atua como formador e precisa refletir, na e sobre a sua prática. Nesse ínterim, o ofício do trabalho do profissional de gestão pedagógica da escola tem sido cada vez maior. No entanto, ele precisa potencializar a formação continuada no docente da unidade escolar e se permitir, ao mesmo tempo participar na formação.
O coordenador entra como protagonismo das ações e resultados. A escola como espaço da formação continuada deve dá as condições ideais para as discussões e práticas pedagógicas, visando à melhoria da qualidade de ensino e consequentemente, os índices educacionais indicados pelas avaliações externas. No entanto, o coordenador precisa respeitar seu tempo de formação continuada e dedicar os momentos pertinentes a isso para a formação com o corpo docente.

Por: Carlos Fernando

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