A primeira
Gerência Regional de Parnaíba, junto com
seus ACGS, Gerente Regional, Coordenadora de Ensino e Coordenadores pedagógicos
participaram do Seminário. Segue um resumo do encontro.
Gestão Escolar- O
papel do coordenador: conceitos e evidencias da prática pedagógica
Professora Conceição
Castelo Branco.
O que é gestão
pedagógica? Entre as dimensões, conforme Heloíza Luck, seria a gestão democrática
e administração pública, gestão de resultados, gestão da cultura
organizacional, gestão de pessoas, gestão do cotidiano escolar, planejamento e
organização do trabalho escolar e bem no centro fica a Gestão Pedagógica.
Foi questionado
sobre qual o papel do coordenador pedagógico. Fazendo uma análise do mito do
sísifo, da fábula da cigarra e mito da caverna, compreendemos esse papel do
coordenador frente aos grandes desafios em que o mesmo se apresenta. O mesmo
deve garantir o direito do aluno a uma aprendizagem significativa, com os
seguintes eixos estruturantes de atuação do coordenador. Articulação , Formação
e Transformação. Na articulação o coordenador analisa o currículo, Projeto
Pedagógico, Planejamento Pedagógico. O coordenador Pedagógico deve ajudar o professor por meio da formação
continuada, com conhecimento técnico e habilidades adequadas à formação. Na
formação ao professor trabalhamos as competências, ser um coaching e também
mindset. Na transformação, destacamos a Prática Pedagógica e Ambiente Escolar
que seria por meio do ensino aprendizagem, avaliação e trabalho coletivo.
Na sequência temos
a palestra com o tema: Função do Coordenador Pedagógico nas Escolas de Ensino
Médio, por meio de um resultado de uma pesquisa desenvolvida em Maio a Julho de
2016. Foi realizada pesquisa documental, bibliográfica e diagnóstica. Entre alguns
dos objetivos da pesquisa foi: investigar a estrutura do trabalho do
coordenador pedagógico, identificar as dificuldades enfrentadas por esses
profissionais em seus cotidianos.
Foi salientado
que o coordenador pedagógico termina fazendo muitas atividades na escola,
atividades estas que não é a sua função. Rotinas e fluxos dos estados do
Espirito Santo, Goiás, Pará, Piauí foram apresentados e conforme a pesquisa a
fala de vários coordenadores é que mudem a realidade das escolas para que o
coordenador cumpra sua principal atribuição que é o pedagógico.
Foi citado, o
Horário Coletivo de Trabalho (HTTP) que é uma das atividades do coordenador
como formador, nestes horários fazer sua formação perante aos professores. No Piauí
, há o Programa de Formação Continuada no “Chão da Escola”, é a mesma
apresentada a dois anos atrás conforme pesquisa. Ellen Gera , o mediador do
ciclo fez a pergunta sobre o papel do coordenador pedagógico, diretor e bedel? A
resposta foi que cada um deve dá um limite para seu trabalho e dá prioridade
para o que é mais importante, e essas ações devem ser planejadas quando na elaboração
do plano de trabalho.
Aprendizagem – Boa prática: parceria entre a docência e a
coordenação pedagógica.
Professora Cláudia
Santana
A professora Cláudia falou de um projeto
iniciado na época em que a mesma atuava como coordenadora pedagógica. Foi um projeto de Intervenção Refletir para
Agir, Agir para Transformar. Entre uma das metas era construir na escola uma
prática de gestão pedagógica que tenha como foco possibilitar uma maior
integração entre os atores. A realidade seria deixar as aparências e assumir os problemas que
afetam o desenvolvimento.
Foi salientado o
questionamento: como chamar a comunidade para uma atitude reflexiva acerca da
realidade vivenciada, onde a desmotivação está presente em todos os segmentos?
Quais os caminhos que foram traçados? Neste caso seria convidar cada segmento,
funcionários, alunos, pais e alunos para um momento de reflexão. Cada segmento
com orientação do núcleo gestor elaborou um pequeno plano de ação para
implementar em um setor específico. Uma vez por mês os grupos se reuniram para
avaliar se o que estava sendo feito surtia o efeito que se desejava.
Como resultados,
citamos a mudança de atitude, de comportamento e de postura, além de
transformar a realidade, transformar a nós mesmos e a forma como nos
relacionamos com o outro, isso foi fundamental para conseguir uma nova “IDENTIDADE
PARA A ESCOLA”
Logo em seguida
veio a palestra com o professor Carlos Saldanha, com suas experiências do
estado do Pará, o mesmo também explanou o tema pedagógico, respondendo ao
questionamento: O que é o Pedagógico?
A reflexão sobre
a categoria pedagógica, levou a algumas discussões dentre elas, o que é o
pedagógico e o que estamos chamando de pedagógico. Foi citado e comentado
Franco e libâneo.
“Elemento relacional entre sujeitos: é uma construção coletiva existente
na dialogicidade dos sujeitos” (FRANCO, 2012, p. 169)
“Fatores que contribuem para a construção do ser humano como membro de
uma determinada sociedade, e os processos e meios dessa formação.” (LIBÂNEO,
2010, p.23)
A noção do
pedagógico implica a função social e a concepção pedagógica. Neste modelo de
gestão, o coordenador é responsável para mobilizar esses fatores, cabendo ao
gestor escolar também a função de articulador deste processo. Nesse sentido, o
coordenador é articulador da proposta pedagógica da escola com foco no plano de
ação e nos projetos curriculares em desenvolvimento.
A tarde tivemos
outra mesa, com outro ciclo, com temática voltada para o coordenador pedagógico
como formador. A professora Tereza Perez falou sobre o tema: Coordenador Pedagógico
– competências e habilidades. Iniciou sua fala com o questionamento: Quem é o
Coordenador Pedagógico?
O coordenador
pedagógico, não é um pau pra toda obra, mas sim um parceiro do diretor e do
professor, e também o responsável para responder às demandas administrativas e
atender as famílias. O coordenador junto ao diretor , como dupla gestora devem
ter como foco na aprendizagem da comunidade escolar. Juntos devem construir uma
visão estratégica de atuação com planejamento, cronograma, metas, responsáveis e
condições (tempo, espaço, materiais) considerando monitoramento dos processos
de ensino e de aprendizagem.
Outra palestra
deste ciclo, mediada pelo professor Edmilson, foi o tema: O viés formativo do
coordenador pedagógico, com a professora Elenice Maria Nery, Coordenadora
Estadual da formação no “Chão da Escola”.
O coordenador é
tido como o protagonista da formação. A instituição escolar é considerada como
lócus da formação e convivência, e é necessário que neste cenário exista
profissionais competentes. A formação continuada deve se integrar ao cotidiano
da escola e respeitar as experiências profissionais de todos os participantes.
O coordenador
atua como formador e precisa refletir, na e sobre a sua prática. Nesse ínterim,
o ofício do trabalho do profissional de gestão pedagógica da escola tem sido
cada vez maior. No entanto, ele precisa potencializar a formação continuada no
docente da unidade escolar e se permitir, ao mesmo tempo participar na
formação.
O coordenador
entra como protagonismo das ações e resultados. A escola como espaço da
formação continuada deve dá as condições ideais para as discussões e práticas
pedagógicas, visando à melhoria da qualidade de ensino e consequentemente, os índices
educacionais indicados pelas avaliações externas. No entanto, o coordenador
precisa respeitar seu tempo de formação continuada e dedicar os momentos
pertinentes a isso para a formação com o corpo docente.
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