quarta-feira, 11 de julho de 2018

O que é um Grêmio Estudantil?


O grêmio é uma entidade que representa os estudantes de uma determinada escola. Ele serve para representar os estudantes e organizá-los para lutar pelos seus direitos dentro e fora da escola. Os grêmios estudantis são entidades independentes da direção da escola, dos professores e dos governos.
O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.



O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática.

A Secretaria de Estado da Educação entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola. Por isso, o Grêmio nas Escolas públicas deve ser estimulado pelos gestores da Escola, tendo em vista que ele é um apoio à Direção numa gestão colegiada.

Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude. Pode-se afirmar que no Brasil, com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário, nasceram também os Grêmios Estudantis, que cumpriram sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da nossa juventude, organizando debates, apresentações teatrais, festivais de música, torneios esportivos e outras festividades. 

As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.
Além disso, um Grêmio forte e luta é um importante instrumento para reivindicar um bairro ou até mesmo uma cidade melhor para todos nós. Já imaginou, se todos os estudantes tivessem passagem gratuita nos ônibus? Se as nossas escolas tivessem uma estrutura melhor? Veja a grande importância da luta no Grêmio Estudantil.

Para melhor organização das atividades do Grêmio, existe uma direção eleita democraticamente pelos estudantes da escola, que terá a função de organizar e representar os estudantes da escola. Essa direção nunca deve fazer o que vier em sua de cabeça! Deve sempre ouvir as demandas dos estudantes e acima de tudo, propor atividades em que a maioria concorde.

Em muitas Escolas, contrariando as leis vigentes e correndo grandes riscos, mantiveram as atividades dos Grêmios livres, que acabaram por se tornar importantes núcleos democráticos de resistência à ditadura. Com a redemocratização brasileira, as entidades estudantis voltaram a ser livres, legais, ganhando reconhecimento de seu importante papel na formação da nossa juventude. Em 1985, por ato do Poder Legislativo, o funcionamento dos Grêmios Estudantis ficou assegurado pela Lei n. 7.398, como entidades autônomas de representação dos estudantes.

Por: Carlos Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário